Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Boa noite!

Nunca desanimes, se és apóstolo. – Não há contradição que não possas superar. – Porque estás triste?

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 660)

A verdadeira virtude não é triste nem antipática, mas amavelmente alegre.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 657)

Se as coisas correm bem, alegremo-nos, bendizendo a Deus que dá o incremento. – Correm mal? – Alegremo-nos, bendizendo a Deus que nos fez participar da sua doce Cruz.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 658)

Para dar remédio à tua tristeza, pedes-me um conselho. – Vou dar-te uma receita que vem de boa mão – do apóstolo Tiago: – "Tristatur aliquis vestrum?" estás triste, meu filho? – "Oret!" Faz oração! – Experimenta e verás.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 663)

Não estejas triste. – Tem uma visão mais... "nossa" – mais cristã – das coisas.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 664)

"Laetetur cor quaerentium Dominum"– Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor. – Luz, para investigares o motivo da tua tristeza.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 666)

Scarlatti, sonata k. 141 - Martha Argerich

Toda a divisão na Igreja é ofensa a Cristo: Bento XVI neste domingo, ao Angelus, falando da Semana de Oração pela Unidade



Em plena Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, foi este naturalmente o tema da alocução do Papa, neste domingo ao meio-dia, na Praça de São Pedro. Bento XVI recordou que este ano todos os cristãos são convidados a meditar as palavras com que o Livro dos Actos dos Apóstolos resume a vida da primeira comunidade cristã de Jerusalém: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão , na fracção do pão e na oração”.

“É muito significativo que este tema seja proposto pelas Igrejas e Comunidades cristãs de Jerusalém, reunidas em espírito ecuménico. Sabemos quantas provações devem enfrentar os irmãos e irmãs da Terra Santa e do Médio Oriente. Tanto mais precioso é, portanto, o seu serviço, caucionado por um testemunho que, em certos casos, tem chegado até ao sacrifício da vida”.

“Também hoje, para sermos no mundo sinal e instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens, nós cristãos devemos assentar a nossa vida sobre estes quatro pilares: a vida sobre o fundamento da fé dos Apóstolos transmitida na Tradição viva da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração”.

Só assim, firmemente unida a Cristo (sublinhou o Papa) é que a Igreja pode realizar de modo eficaz a sua missão, não obstante as limitações e falhas dos seus membros e apesar das divisões que já o apóstolo Paulo teve que enfrentar na comunidade de Corinto (como refere a segunda leitura deste domingo). De facto, “toda e qualquer divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo”. É em Cristo, único Chefe e Senhor, que nos podemos reencontrar unidos, pela força da sua graça.

Finalmente, uma alusão ao Evangelho, com o apelo à conversão, “porque está próximo o reino dos céus”:

“O sério empenho de conversão a Cristo é a via que conduz a Igreja, com os tempos que Deus dispõe, à plena unidade visível”

(Fonte: site Rádio Vaticano)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1929

Junto ao leito de uma moribunda com santidade de vida, Mercedes Reyna, Josemaria dá-lhe este encargo: “Peça ao Senhor, lá do céu, que, se não for um sacerdote, não bom, mas santo!, me leve jovem, quanto antes!”

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Concurso 'Madrid me encanta': música para a Jornada Mundial da Juventude em 2011 (vídeos em espanhol e inglês)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

A LUZ NAS TREVAS
– Jesus traz a luz a um mundo mergulhado em trevas. A fé ilumina toda a vida.
– Os cristãos são a luz do mundo. Exemplaridade nas tarefas profissionais. Competência profissional.
– Eficácia do bom exemplo. Formação doutrinal e vida interior para santificar as realidades terrenas.

Não hesitar em corrigir

«Se descobres algum defeito no amigo, corrige-o a sós: se não te escuta repreende-o abertamente. As correcções, com efeito, fazem bem e são de mais proveito que uma amizade muda».

(De officiis ministrorum, III, cap. XII, 127 – Santo Ambrósio)


A correcção fraterna nem sempre é fácil de concretizar, pois frequentemente corremos, entre outros, o risco da incompreensão ou de ofendermos quem amamos, mas a nossa obrigação perante Deus e a nossa consciência cristã, deverá levar-nos a pedir-Lhe ajuda para encontrarmos as palavras exactas e estarmos seguros que o fazemos por Ele e não por qualquer acto de soberba para com o próximo.

Bom Domingo!

(JPR)

A pobreza no seu sentido mais lato

«Mas o coração das pessoas que nada possuem pode estar endurecido, envenenado, corrompido: cheio interiormente de cobiça pelo que não possui, esquecido de Deus e ávido apenas de bens materiais».

(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)

Brahms: Requiem