Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Boa noite!

"Cor Mariae perdolentis, miserere nobis!". Invoca o Coração de Santa Maria, com o ânimo e a decisão de te unires à sua dor, em reparação dos teus pecados e dos dos homens de todos os tempos. E pede-Lhe – para cada alma – que essa sua dor aumente em nós a aversão ao pecado, e que saibamos amar, como expiação, as contrariedades físicas ou morais de cada jornada.

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 258)

Segundo a Lei de Moisés, uma vez decorrido o tempo da purificação da Mãe, é preciso ir com o Menino a Jerusalém, para O apresentar ao Senhor (Lc II, 22).

E desta vez, meu amigo, hás-de ser tu a levar a gaiola das rolas. – Estás a ver? Ela – a Imaculada! – submete-se à Lei como se estivesse imunda.

Aprenderás com este exemplo, menino tonto, a cumprir a Santa Lei de Deus, apesar de todos os sacrifícios pessoais?

Purificação! Sim, tu e eu, é que precisamos de purificação! Expiação e, além da expiação, o Amor. – Um amor que seja cautério: que abrase a imundície da nossa alma, e fogo que incendeie, com chamas divinas, a miséria do nosso coração.

Um homem justo e temente a Deus, que, movido pelo Espírito Santo, veio ao templo – tinha-lhe sido revelado que não havia de morrer, antes de ver Cristo – toma o Messias nos braços e diz-Lhe: Agora, Senhor, agora sim; podes levar deste mundo, em paz, o Teu servo, conforme a tua promessa... porque os meus olhos viram o Salvador (Lc II, 25–30).

(São Josemaría Escrivá - Santo Rosário, IV mistério gozoso)

Renee fleming singing Mozart's Laudamus te

O que é um Retiro? (informações contacte - colégio universitário montes claros | r vera lagoa, 5, 1600-028 lx | tel 21 722 1000 | mc@montesclaros.pt)

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Criança brasileira quebra protocolo e corre para o Papa



Durante a audiência semanal do líder da Igreja Católica, um menino correu para Bento XVI, perante aplausos e risos. A segurança não agiu, a pedido do secretário do Papa

O rapaz, de origem brasileira, segundo testemunhas citadas pela AFP, apresentou-se a Bento XVI, enquanto eram anunciadas as delegações dos peregrinos de língua portuguesa, que assistiam à cerimónia, na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Bento XVI sorriu para o rapaz, vestido com um casaco de riscas amarelas e negras, e trocou algumas palavras com o miúdo antes de lhe dar a bênção.

A cena provocou risos e aplausos entre os peregrinos, que viram quando Georg Gaenswein, secretário do Papa, percebeu a movimentação e, com um gesto discreto para as forças de segurança, permitiu que o rapaz fosse até Bento XVI.

(Fonte: DN online)

Santa Teresa de Ávila, um dos vértices da espiritualidade cristã de todos os tempos: Bento XVI, na audiência geral


O Papa agradeceu hoje a “oração” e o “trabalho” realizado pelas pessoas que dedicam a sua existência à vida religiosa, durante a audiência realizada no dia em que a Igreja lembra os consagrados a Deus.

No encontro realizado na grande aula das audiências do Vaticano, Bento XVI pediu orações por “aqueles que, fazendo os votos de pobreza, castidade e obediência, tendem à santidade, no serviço às crianças, aos jovens, aos doentes, idosos e sós”.

“Estamos gratos a eles pela oração e o trabalho que desenvolvem nas paróquias, nos hospitais, nas casas de repouso e nas escolas”, disse o Papa, sublinhando que “o seu serviço é para a Igreja um dom particularmente precioso”.

A abrir uma nova série de catequeses, dedicada aos doutores da Igreja - membros da Igreja Católica que se distinguiram pela santidade, doutrina e ciência - Bento XVI escolheu Santa Teresa de Jesus (1515-1582), “um dos vértices da espiritualidade cristã de todos os tempos”.

“O exemplo desta santa, profundamente contemplativa e eficazmente operadora, estimula-nos também a dedicar todos os dias o justo tempo à oração, para aprender de Deus um amor ardente a Ele e à sua Igreja e uma caridade concreta”, salientou.

As leituras de infância da religiosa nascida na cidade espanhola de Ávila ofereceram-lhe dois “princípios fundamentais”: a transitoriedade das realidades mundanas e a certeza de que só Deus é “para sempre”, recordou Bento XVI.

Teresa empenhou-se na renovação da Ordem Carmelita: em 1562 fundou em Ávila a primeira comunidade reformada, trabalho que prosseguiu nos anos seguintes com o estabelecimento de mais 16 casas.

Juntamente com São João da Cruz, também espanhol, erigiu no ano de 1568 em Duruelo o primeiro convento dos Carmelitas Descalços.

A catequese de Bento XVI sublinhou “o distanciamento dos bens ou pobreza evangélica” e “o amor” que marcaram a vida de Teresa, além da “humildade como amor à verdade” e “a determinação como fruto da audácia cristã”.

Ao mesmo tempo que experimentava “um amor incondicional pela Igreja”, diante “dos episódios de divisão e conflitos” que a atravessavam, a santa espanhola propôs “uma profunda sintonia com os grandes personagens bíblicos e a escuta viva da Palavra de Deus”.

Entre os aspectos principais do pensamento teresiano encontram-se a “relação pessoal com Jesus” e o cultivo da “perfeição”, entendida como “aspiração” e “meta final” da vida cristã.

Na saudação em língua portuguesa, o Papa fez votos para que “o exemplo e a intercessão de Santa Teresa de Jesus” ajudem os peregrinos a ser, “através da oração e da caridade aos irmãos, testemunhas incansáveis de Deus numa sociedade carente de valores espirituais”.

Queridos irmãos e irmãs,


Santa Teresa de Jesus, nascida no século XVI, é um dos vértices da espiritualidade cristã de todos os tempos, e deu início, junto com São João da Cruz, à Ordem dos Carmelitas descalços. Apesar de não possuir uma formação académica, sempre soube se alimentar dos ensinamentos de teólogos, literatos e mestres espirituais. Suas principais obras são: «O livro da Vida»; «Caminho da perfeição»; «Castelo Interior» e «O Livro das Fundações». Entre os elementos essenciais da sua espiritualidade, podemos destacar, em primeiro lugar, as virtudes evangélicas, base de toda a vida cristã e humana. Depois, Santa Teresa insiste na importância da oração, entendida como relação de amizade com Aquele que se ama. A centralidade da humanidade de Cristo, outro tema que lhe era muito caro, ensina que a vida cristã é uma relação pessoal com Jesus, a qual culmina na união com Ele pela graça, pelo amor e pela imitação. Por fim, está a perfeição, aspiração e meta de toda vida cristã, realizada pelo acolhimento da Santíssima Trindade, na união com Cristo através do mistério da Sua humanidade.


(Fonte: site Rádio Vaticano com edição de JPR)

AFEIÇÃO DE MÃE - Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada


Homilia na Missa de sufrágio por El-Rei D. Carlos I e o Príncipe Real
(Lisboa, Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, 1-II-2011)

1. Introdução. O Evangelho desta terça-feira da quarta semana do tempo comum recorda, em simultâneo, dois milagres de Nosso Senhor: a cura da mulher que havia doze anos padecia um fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo, um dos chefes da sinagoga (cfr. Mc 5, 21-43).

Ambos nos falam do extraordinário poder que, pela fé, opera milagres, num convite àquela conversão que, mais do que uma momentânea prece num momento de particular aflição, se deve traduzir no habitual abandono das nossas vidas nas paternais mãos do nosso providente Criador. O sentido da nossa vida é o de uma incessante peregrinação para a casa do Pai e o instante da nossa morte mais não é do que o fim desse breve período terreno da nossa existência e o começo da sua etapa definitiva, na eternidade de Deus. Por isso, todos os instantes da nossa vida deveriam reflectir esse sentido de transcendência, sem o qual a existência humana resultaria um trágico absurdo. 

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1939

Acaba de escrever - à máquina – o livroCaminho. São duas da manhã. É quinta-feira. Celebra-se a festa da Purificação da Virgem Maria. “Lê devagar estes conselhos. Medita pausadamente nestas considerações. São coisas que te digo ao ouvido, em confidência de amigo, de irmão, de pai...”, diz no Prólogo.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

O desejo da felicidade

«Todos nós, sem dúvida, queremos viver felizes, e não há entre os homens quem não dê o seu assentimento a esta afirmação, mesmo antes de ela ser plenamente enunciada»

(De moribus Ecclesiae catholicae 1. 3,4 - Santo Agostinho)

«Como é então, Senhor, que eu Te procuro? De facto, quando Te procuro, ó meu Deus, é a vida feliz que eu procuro. Faz com que Te procure, para que a minha alma viva! Porque tal como o meu corpo vive da minha alma, assim a minha alma vive de Ti»

(Confissões, 10, 20, 29 - Santo Agostinho)

«Só Deus sacia»

(In Symbolum Apostolorum scilicet «Credo in Deum» expositio, c. 15 – São Tomás de Aquino)

Steve Vai - "For The Love Of God" (susceptível de não ser apreciado por muito boa e culta gente, mas gostos não se discutem, respeitam-se)

Bento XVI em Aogosto de 2008 sobre o sofrimento do Papa Wojtyla

«Wojtyla era um gigante da fé e derrubava muros. Neste nosso mundo do activismo, do jovem e do belo, a mensagem do sofrimento e da paixão tem um valor especial». Foi esta a resposta (aqui reproduz-se apenas um excerto) do Papa à pergunta sobre o sofrimento humano que lhe foi colocado por Willy Fusano, 42 anos, sacerdote atingido por esclerose múltipla e confinado a uma cadeira de rodas.

(© Copyright Corriere dell'Alto Adige – tradução do italiano de JPR)

«(…) as Bem-Aventuranças são sinais que indica a estrada também à Igreja; esta deve reconhecer nelas o seu modelo, indicações do seguimento importantes para todo o fiel, embora o sejam de modo diferente segundo as várias vocações».

(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)

Renee Fleming canta "Panis Angelicus" de Cesar Franck

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

APRESENTAÇÃO DO SENHOR
Festa
– Maria oferece Jesus ao Pai.
– Iluminar com a luz de Cristo.
– Jesus Cristo, sinal de contradição.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Homilias sobre o Evangelho de São Lucas, n.º 15 (a partir da trad. SC 87, p. 233, rev.)

«Ir em paz»

O Evangelho do dia 2 de Fevereiro de 2011

Evangelho segundo S. Lucas 2,22-40

22 Depois que se completaram os dias da purificação de Maria, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentar ao Senhor23 segundo o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo o varão primogénito será consagrado ao Senhor”,24 e para oferecerem em sacrifício, conforme o que também está escrito na Lei do Senhor: “Um par de rolas ou dois pombinhos”.25 Havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem era justo e piedoso; esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.26 Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte sem ver primeiro o Cristo do Senhor.27 Foi ao templo conduzido pelo Espírito. E, levando os pais o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições usuais da Lei a Seu respeito,28 ele tomou-O nos braços e louvou a Deus, dizendo:29 «Agora, Senhor, podes deixar o teu servo partir em paz segundo a Tua palavra;30 porque os meus olhos viram a Tua salvação,31 que preparaste em favor de todos os povos;32 luz para iluminar as nações, e glória de Israel, Teu povo».33 O Seu pai e a Sua mãe estavam admirados das coisas que d'Ele se diziam.34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe: «Eis que este Menino está posto para ruína e ressurreição de muitos em Israel e para ser sinal de contradição.35 E uma espada trespassará a tua alma. Assim se descobrirão os pensamentos escondidos nos corações de muitos».36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada. Tinha vivido sete anos com o seu marido, após o seu tempo de donzela,37 e tinha permanecido viúva até aos oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia com jejuns e orações.38 Ela também, vindo nesta mesma ocasião, louvava a Deus e falava de Jesus a todos os de Jerusalém que esperavam a redenção.39 Depois que cumpriram tudo, segundo o que mandava a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré.40 O Menino crescia e fortificava-Se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.