Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bento XVI – O sacerdócio vive-se em comunidade (vídeos em espanhol e inglês)

Boa noite!

Invoca a Santíssima Virgem; não deixes de pedir-lhe que se mostre sempre tua Mãe – "monstra te esse Matrem!" – e que te alcance, com a graça do seu Filho, clareza de boa doutrina na inteligência e amor e pureza no coração, com o fim de saberes ir até Deus e levar-lhe muitas almas.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 986)

Deves ter uma intensa devoção à nossa Mãe. Ela sabe corresponder com finura aos obséquios que Lhe fizermos. Além disso, se rezares o Terço todos os dias com espírito de fé e de amor, Nossa Senhora encarregar-se-á de te levar muito longe pelo caminho do seu Filho.

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 691)

Sem o auxílio da nossa Mãe, como havemos de aguentar-nos na luta diária? – Procuras essa ajuda constantemente?

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 692)

O amor à nossa Mãe será sopro que transforme em lume vivo as brasas de virtude que estão ocultas sob o rescaldo da tua tibieza.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 492)

Ama a Senhora. E Ela te obterá graça abundante para venceres nesta luta quotidiana. – E de nada servirão ao maldito essa coisas perversas, que sobem e sobem, fervendo dentro de ti, até quererem sufocar, com a sua podridão bem cheirosa, os grandes ideais, os mandamentos sublimes que o próprio Cristo pôs no teu coração. – "Serviam!" – Servirei!

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 493)

A Jesus sempre se vai e se "torna a ir" por Maria.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 495)

Mozart, Flute Concerto No. 2 in D major, K. 314 - I. Allegro aperto

Boa Tarde!

Clique em "Boa Tarde!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Salve Mater Misericordiae

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

Santo Ireneu de Lyon (c. 130-v. 208), bispo, teólogo e mártir
Contra as heresias IV, 13, 3 (a partir da trad. SC 100, p. 525s rev)

A Lei enraizada nos nossos corações

O Evangelho de Domingo dia 13 de Fevereiro de 2011

Evangelho segundo S. Mateus 5,17-37

17 «Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para os abolir, mas sim para cumprir.18 Porque em verdade vos digo: antes passarão o céu e a terra, que passe uma só letra ou um só traço da Lei, sem que tudo seja cumprido.19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos mesmo dos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será considerado o mais pequeno no Reino dos Céus. Mas o que os guardar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.20 Porque Eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.21 «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”, e quem matar será submetido ao juízo do tribunal.22 Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E quem chamar cretino a seu irmão será condenado pelo sinédrio. E quem lhe chamar louco será condenado ao fogo da Geena.23 Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,24 deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta.25 Concilia-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para que não suceda que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e sejas metido na prisão.26 Em verdade te digo: Não sairás de lá antes de ter pago o último centavo.27 «Ouvistes que foi dito: “Não cometerás adultério”.28 Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.29 Por isso se o teu olho direito é para ti causa de pecado, arranca-o e lança-o para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado na Geena.30 E se a tua mão direita é para ti causa de pecado, corta-a e lança-a para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado na Geena.31 «Também foi dito: “Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe libelo de repúdio”.32 Eu, porém, digo-vos: todo aquele que repudiar sua mulher, a não ser por causa de união ilegítima, expõe-na a adultério; e o que desposar a mulher repudiada, comete adultério.33 «Igualmente ouvistes que foi dito aos antigos: “Não perjurarás, mas guardarás para com o Senhor os teus juramentos”.34 Eu, porém, digo-vos que não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;35 nem pela terra, porque é o escabelo de Seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei.36 Nem jurarás pela tua cabeça, pois não podes fazer branco ou preto um só dos teus cabelos.37 Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que passa disto, procede do Maligno.

Rádio Vaticano cumpre hoje 80 anos desde a sua fundação

Nascida em 12 de Fevereiro de 1931 a Rádio Vaticano comemora 80 anos com o olhar voltado para o futuro, informaram fontes da RV em português em sua edição de hoje. Foi dedicada ao seu aniversário e às actividades celebrativas deste ano a apresentação ontem à tarde na sala de conferências dos Museus do Vaticano.

O Acto contou com a presença, entre outros, do Presidente do Governo da Cidade do Vaticano, Cardeal Lajolo, do Assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Mons. Peter Bryan Wells, do Director da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi, e do Director dos Museus do Vaticano Prof. Paolucci.

RV informa também que ontem foi inaugurada uma exposição, montada na entrada dos Museus do Vaticano, e que narra com antigos e novos instrumentos os 80 anos da “Rádio do Papa”. A exposição poderá ser visitada durante todo este ano.

No seu discurso Mons. Wells destacou que “evangelizar significa também afrontar as dificuldades às quais a Igreja é sujeita. Rádio Vaticano deve ser a voz da Igreja para contrastar aqueles que afirmam que a Igreja não é capaz de renovar-se internamente, demonstrando ao invés, a firme vontade de purificação manifestada pelo Seu Supremo Pastor”.

“Sendo a Igreja de natureza universal, a Rádio Vaticano tem uma missão universal. É ouvida em mais de 40 idiomas e se propõe como instrumento por excelência para o diálogo com culturas e religiões diferentes”, afirmou Mons. Wells.

O Assessor da Secretaria de Estado da Santa Sé acrescentou que a Rádio Vaticano é como “um guia” para as outras emissoras católicas existentes no mundo e, por isso, deve estar sempre actualizada para garantir que sua mensagem chegue em tempo real a todos os cantos do mundo.

A Rádio Vaticano transmite actualmente em mais de 40 idiomas - entre eles, português - para todo o mundo, através de cinco redes.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1939

Encontra-se em Vitória, Espanha. Fala com o Bispo dessa cidade sobre a publicação próxima de Caminho. D. Xavier Lauzurica oferece-se para escrever o Prólogo: “A ti, querido leitor, são dirigidas essas linhas penetrantes, esses pensamentos lacónicos; medita cada uma das palavras e impregna-te do seu sentido. Nessas palavras paira o espírito de Deus. Por detrás de cada uma das suas sentenças há um santo que vê as tuas intenções e aguarda as tuas decisões”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bom Dia!

Um olhar sobre a vida humana


Clique em "Bom Dia!" e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

Ajuda Divina

«(…): quem segue a vontade de Deus sabe que, no meio de todos os horrores que possa encontrar, nunca perderá uma última protecção. Sabe que o fundamento do mundo é o amor e, consequentemente, mesmo onde ninguém o pode ou quer ajudar, ele pode prosseguir colocando a sua confiança n’Aquele que o ama».

(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)

Canto Gregoriano - Monjes de Silos - Alleluia - Beatus Vir Qui Suffert

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

MÃE DE MISERICÓRDIA
– Maria participa em grau eminente da misericórdia divina.
– Saúde dos enfermos. Refúgio dos pecadores.
– Consoladora dos aflitos. Auxílio dos cristãos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Ambrósio (c. 340-397), Bispo de Milão e Doutor da Igreja
Comentário sobre o Evangelho de São Lucas, VI, 73-88 (a partir da trad. SC 45, pp. 254 ss. rev.)

«Se os mandar embora em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho»

O Evangelho do dia 12 de Fevereiro de 2011

Evangelho segundo S. Marcos 8,1-10

1 Naqueles dias, havendo novamente grande multidão e não tendo de comer, chamando os discípulos disse-lhes:2 «Tenho compaixão deste povo, porque há já três dias que não se afastam de Mim e não têm que comer.3 Se os despedir em jejum para as suas casas desfalecerão no caminho, e alguns deles vieram de longe».4 Os discípulos responderam-Lhe: «Como poderá alguém saciá-los de pão aqui num deserto?».5 Jesus perguntou: «Quantos pães tendes?». Responderam: «Sete».6 Então ordenou ao povo que se sentasse no chão. Depois, tomando os sete pães, deu graças, partiu-os e dava-os a Seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pelo povo.7 Tinham também alguns peixinhos. Ele os abençou e mandou que fossem distribuidos.8 Comeram, ficaram saciados e dos pedaços que sobejaram recolheram sete cestos.9 Ora os que comeram eram cerca de quatro mil. Em seguida Jesus despediu-os.10 Entrando logo na barca com os discípulos, passou ao território de Dalmanuta.