Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Boa noite!

Penas? Contradições por aquele acontecimento ou outro qualquer?... Não vês que é o que o teu Pai-Deus que o quer..., e Ele é bom..., e Ele ama-te – a ti só! – mais que todas as mães do mundo juntas podem amar os seus filhos?

(São Josemaría Escrivá - Forja, 929)

Mas não esqueçamos que estar com Jesus é seguramente encontrar-se com a sua Cruz. Quando nos abandonamos nas mãos de Deus, é frequente que Ele permita que saboreemos a dor, a solidão, as contradições, as calúnias, as difamações, os escárnios, por dentro e por fora: porque quer conformar-nos à Sua imagem e semelhança e permite também que nos chamem loucos e que nos tomem por néscios.

É a altura de amar a mortificação passiva que vem – oculta, ou descarada e insolente – quando não a esperamos. Chegam a ferir as ovelhas com as pedras que deviam atirar-se aos lobos: quem segue Cristo experimenta na própria carne que aqueles que o deviam amar se comportam com ele de uma maneira que vai da desconfiança à hostilidade, da suspeita ao ódio. Olham-no com receio, como um mentiroso, porque não acreditam que possa haver relação pessoal com Deus, vida interior; em contrapartida, com o ateu e com o indiferente, geralmente rebeldes e desavergonhados, desfazem-se em amabilidades e compreensão.

E talvez Nosso Senhor permita que o Seu discípulo se veja atacado com a arma, que nunca é honrosa para aquele que a empunha, das injúrias pessoais; com lugares comuns, fruto tendencioso e delituoso de uma propaganda massificada e mentirosa... Porque o bom gosto e a cortesia não são coisas muito comuns.

Assim vai Jesus esculpindo as almas dos Seus, sem deixar de lhes dar interiormente serenidade e alegria, porque eles entendem muito bem que – com cem mentiras juntas – os demónios não são capazes de fazer uma verdade: e grava nas suas vidas a convicção de que só se sentirão bem quando renunciarem à comodidade.

(São Josemaría Escrivá -Amigos de Deus, 301)

Hoje!


Querida Mãe, como pecador que sou que cai e volta a levantar-se, peço ao Senhor que por tua intercessão me ajudes a aceitar as incompreensões e com humildade e entrega a arrogância, mesmo que ofensiva de terceiros.

(JPR)

No 75º Aniversário a Rádio Renascença promove entrevista e debate

Interrupção ‘sine die’ da publicação de Meditações de Francisco Fernández Carvajal

Após a recepção de um comentário anónimo, o que desde logo me desagrada, na Meditação do dia 11 de Abril, cujo o teor passo a transcrever “Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Meditação de Francisco Fernández Carvajal":

“Please, don't copy the daily meditation on a daily basis.
If so, please put a explicit and clickable link to www.hablarcondios.org” e que me mereceu a seguinte resposta “I shall stop publishing you daily Meditation as from today February 12th 2011, which isn’t a simply copy, since I always edited into Portuguese from Portugal and corrected punctually mistakes founded, namely in the references, adding ‘São’ before Josemaría Escrivá and at least, please do your job properly, and don’t use words that do not exist in the Portuguese language (Portugal) dictionary and aren’t understandable, e.g. : afobação in your today’s Meditation..
Allow me to say, that I very much regret your narrow minded view of how to spread the teaching of Jesus Christ our Lord.
I’m perfectly aware it would be very easy to include the link, but yours ‘if so’ isn’t enough and is almost offensive.
João Paulo dos Prazeres Reis
Lisboa – Portugal
jppreis@gmail.com

Para quem desejar continuar a ler as Meditações sugiro o seguinte link já que o indicado direcciona-o para a página em inglês http://www.hablarcondios.org/pt/default.asp.

Lamento profundamente todo este episódio, sobretudo vindo de onde presumo que venha, porque a vinha é grande e há quem tenha um umbigo igualmente grande.

Vou assinar com o meu nome completo, não porque deseje pôr-me em ‘bicos dos pés’, mas apenas para que sabeis, sem qualquer dúvida quem é o autor e responsável do episódio e que estou consciente que muitos interpretarão a minha resposta como arrogante, sendo que ela não seria pública caso o site indicado pelo comentador anónimo contivesse uma forma de contactar, tipo ‘Contact us’.

Que o Senhor lhes conceda um crescente número de leitores, todas as adaptações foram sempre feitas de forma a não desvirtuar o sentido inferido da má tradução e no final de cada Meditação constava sempre ‘(Fonte: Website de Francisco Fernández Carvajal)’ e se colocarem no Google ‘Website de Francisco Fernández Carvajal’ aparecem em primeiro lugar três referencias ao site anteriormente referido.

João Paulo dos Prazeres Reis

P.S. – A talho de foice, aproveito para informar que não admitirei quaisquer interferências no que a citações de São Josemaría Escrivá diz respeito, salvo se existir um lapso, dado tratar-se um Santo da Igreja Católica Universal que exclusivamente pertence ao Senhor e toda a sua obra, incluindo muitas homilias, se encontrarem publicadas por diversas editoras, exceptuando no que se refere ao acontecimento do dia em … e aonde coloco sempre o link à fonte.
Muito obrigado!

Hoje em dia é de bom tom negar as raízes cristãs da Europa: a denúncia do Papa recebendo novo Embaixador da Croácia

A dois meses da sua viagem apostólica à Croácia, Bento XVI recebeu nesta segunda-feira, no Vaticano, as Cartas Credenciais do novo Embaixador deste país, que celebra este ano o vigésimo aniversário da sua independência.

No seu discurso ao Embaixador Croata, Filip Vučak, o Santo Padre congratulou-se com a próxima adesão plena da Croácia à União Europeia. Uma “integração que – sublinhou o Papa - se deverá fazer no pleno respeito pelas especificidades croatas, da sua vida religiosa e da sua cultura”. Entrando na União Europeia, o país não há-de recear reivindicar com determinação o respeito pela sua própria história e pela sua própria identidade religiosa e cultural. “Tornou-se de bom tom ser amnésico e negar as evidências históricas” – denunciou o Papa, sem meios termos.

“Afirmar que a Europa não tem raízes cristãs, equivale a pretender que um homem pode viver sem oxigénio e sem alimentação. Há que não ter vergonha de recordar e apoiar a verdade, recusando, se necessário, o que lhe é contrário”.

Bento XVI declarou-se certo de que a Croácia “saberá defender com convicção e brio a sua própria identidade, evitando os escolhos que se venham a apresentar e que, a pretexto de uma liberdade religiosa mal compreendida, são contrários ao direito natural, à família e – pura e simplesmente - à moral”.

O Papa congratulou-se também com o facto de o Parlamento de Zagreb ter proclamado 2011 “Ano Bošcović”, para comemorar os 300 anos do nascimento deste jesuíta que foi um homem de grande cultura – físico, astrónomo, matemático, arquitecto, filósofo, e até mesmo diplomata.

“A sua existência demonstra a possibilidade de fazer conviver em harmonia ciência e fé, o serviço à pátria e o empenho na Igreja. Este sábio cristã diz aos jovens que é possível realizar-se na sociedade actual e sentir-se bem nela, ao mesmo tempo que se é crente”. 

(Fonte: site Rádio Vaticano)

A memória litúrgica de João Paulo II celebrar-se-á a 22 de Outubro (vídeos em espanhol e inglês)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1953

A fotografia foi tirada em Villa Tevere, sede central do Opus Dei em Roma, quando estava ainda em construção. Uns anos antes referindo-se às diligências que teriam de fazer para adquirir a Villa, escreve numa carta: “A casa? Não sei: a primeira dificuldade é que não temos dinheiro. Mas essa dificuldade não é importante, porque há vinte anos que andamos com ela às voltas. A dificuldade grande poderia ser a de não sabermos comover o Coração de Jesus com a nossa vida… normal, alegre e heróica… e vulgar”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

O Angelus do dia 10 de Abril de 2011 (versão integral)

PCP quer que a tutela diga se prostituição é uma profissão (às vezes as surpresas chegam-nos donde menos esperamos)

O PCP quer que o Ministério da Saúde esclareça se considera a prostituição uma profissão e se admite existirem "trabalhadores do sexo", depois da tutela ter criado uma campanha de prevenção do VIH/SIDA destinada especificamente a estas pessoas.

Em causa, de acordo com o PCP, está um anúncio do Alto Comissariado da Saúde sobre a utilização do preservativo entre "os trabalhadores do sexo e os seus clientes" e que os comunistas entendem ser contra as posições assumidas pelo Governo sobre a existência ou não de profissionais do sexo e sobre a consideração da prostituição como profissão. "O anúncio é claríssimo na afirmação de que 'não há dinheiro que compense o risco', assumindo claramente que a mulher que ali aparece está à venda", denuncia o PCP, através de um documento enviado ao Ministério da Saúde e ao presidente da Assembleia da República assinado pela deputada Rita Rato.

Para os comunistas, "importa pois esclarecer a posição do Ministério da Saúde, o seu comprometimento com esta filosofia e a opção pelo investimento em campanhas que promovem ideologias que o próprio Ministério diz não defender", depois de tanto a tutela como a secretária de Estado para a Igualdade terem afirmado "serem contra a profissionalização da prostituição ou não terem qualquer posição nesta matéria". Nesse sentido, a deputada Rita Rato quer que o Ministério da Saúde responda a quatro questões: "Entende esse Ministério que existem 'trabalhadores do sexo' e que a prostituição é profissão?", "Subscreve o entendimento de que os seres humanos estão à venda, desde que o façam recorrendo à utilização de preservativos?".

As outras duas questões são: "Qual o motivo pela opção por esta campanha direccionada a 'trabalhadores do sexo e seus clientes' e não à prevenção em geral?" e "Qual o montante gasto nestes anúncios?".

(Fonte: DN online na sua edição de 11.04.2011)

João Paulo II – A caminho da sua Beatificação no próximo dia 1 de Maio

«Tal como a mulher da unção de Betânia, a Igreja não temeu « desperdiçar », investindo o melhor dos seus recursos para exprimir o seu enlevo e adoração diante do dom incomensurável da Eucaristia. À semelhança dos primeiros discípulos encarregados de preparar a « grande sala », ela sentiu-se impelida, ao longo dos séculos e no alternar-se das culturas, a celebrar a Eucaristia num ambiente digno de tão grande mistério. Foi sob o impulso das palavras e gestos de Jesus, desenvolvendo a herança ritual do judaísmo, que nasceu a liturgia cristã. Porventura haverá algo que seja capaz de exprimir de forma devida o acolhimento do dom que o Esposo divino continuamente faz de Si mesmo à Igreja-Esposa, colocando ao alcance das sucessivas gerações de crentes o sacrifício que ofereceu uma vez por todas na cruz e tornando-Se alimento para todos os fiéis? Se a ideia do « banquete » inspira familiaridade, a Igreja nunca cedeu à tentação de banalizar esta « intimidade » com o seu Esposo, recordando-se que Ele é também o seu Senhor e que, embora « banquete », permanece sempre um banquete sacrificial, assinalado com o sangue derramado no Gólgota. O Banquete eucarístico é verdadeiramente banquete « sagrado », onde, na simplicidade dos sinais, se esconde o abismo da santidade de Deus: O Sacrum convivium, in quo Christus sumitur! - « Ó Sagrado Banquete, em que se recebe Cristo! » O pão que é repartido nos nossos altares, oferecido à nossa condição de viandantes pelas estradas do mundo, é « panis angelorum », pão dos anjos, do qual só é possível abeirar-se com a humildade do centurião do Evangelho: « Senhor, eu não sou digno que entres debaixo do meu tecto » (Mt 8, 8; Lc 6, 6).» (17-04-2003 in Encíclica Ecclesia de Eucharistia)

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São João Crisóstomo (c. 345-407), Bispo de Antioquia e, mais tarde, de Constantinopla, Doutor da Igreja.
Catequeses baptismais, n° 3, 16ss. (a partir da trad. bréviaire rev.; cf SC 50 bis, pp. 160ss.)

«Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que Eu sou»


O Evangelho do dia 12 de Abril de 2011

Evangelho segundo S. João 8,21-30

21 Jesus disse-lhes mais: «Eu retiro-Me: vós Me buscareis, e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, vós não podeis ir».22 Diziam, pois, os judeus: «Será que Ele Se mate a Si mesmo, pois diz: Para onde Eu vou, vós não podeis ir?».23 Ele disse-lhes: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo.24 Por isso Eu vos disse que morreríeis nos vossos pecados; sim, se não crerdes que “Eu sou”, morrereis nos vossos pecados».25 Disseram-Lhe então eles: «Quem és Tu?». Jesus respondeu-lhes: «É exactamente isso que Eu vos estou a dizer.26 Muitas coisas tenho a dizer e a julgar a vosso respeito, mas O que Me enviou é verdadeiro e o que ouvi d'Ele é o que digo ao mundo».27 Eles não compreenderam que Jesus lhes falava do Pai.28 Jesus disse-lhes mais: «Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que “Eu sou” e que nada faço por Mim mesmo, mas que, como o Pai Me ensinou, assim falo.29 O que Me enviou está comigo, não Me deixou só, porque Eu faço sempre aquilo que é do Seu agrado». 30 Dizendo estas coisas, muitos acreditaram n'Ele.