Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Boa noite!

O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e maravilhar-te-ás do resultado.

(São Josemaría Escrivá - Caminho, 558)

Nas nossas relações com a nossa Mãe do Céu, existem também essas normas de piedade filial, que são modelo do nosso comportamento habitual com Ela. Muitos cristãos tornam seu o antigo costume do escapulário; ou adquirem o hábito de saudar (não são precisas palavras; o pensamento basta) as imagens de Maria que há em qualquer lar cristão ou que adornam as ruas de tantas cidades; ou dão vida a essa oração maravilhosa que é o Terço, em que a alma não se cansa de dizer sempre as mesmas coisas, como não se cansam os enamorados, e em que se aprende a reviver os momentos centrais da vida do Senhor; ou então habituam-se a dedicar à Senhora um dia da semana – precisamente este em que estamos reunidos: o sábado – oferecendo-lhe alguma pequena delicadeza e meditando mais especialmente na sua maternidade...

Há muitas outras devoções marianas que não é necessário recordar aqui neste momento. Nem todas têm de fazer parte da vida de cada cristão – crescer em vida sobrenatural é algo de muito diferente de ir amontoando devoções – mas devo afirmar ao mesmo tempo que não possui a plenitude da fé cristã quem não vive alguma delas, quem não manifesta de algum modo o seu amor a Maria.

(São Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 142)
Papa escreve ao presidente da Pontifícia Comissão Bíblica, que até sexta-feira realiza assembleia plenária

Bento XVI considera que as interpretações da Bíblia que “negligenciam” a sua inspiração divina passam ao lado da sua característica mais “importante”, “preciosa” e “decisiva”, que é a “proveniência de Deus”.

“Este género de aproximação ocupa-se da palavra meramente humana”, ainda que ela possa ser “de uma extraordinária profundidade e beleza”, conduzindo à perda do “inestimável tesouro” contido nos textos, sublinha o Papa em mensagem revelada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O texto é dirigido ao cardeal norte-americano William Levada, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica, organismo que realiza entre segunda e sexta-feira, no Vaticano, a sua assembleia plenária, dedicada ao tema ‘Inspiração e Verdade da Bíblia’.

É “essencial e fundamental para a vida e missão da Igreja que os textos sagrados sejam interpretados segundo a sua natureza: a Inspiração e Verdade são características constitutivas desta natureza”, sublinha Bento XVI.

O Papa adverte que o critério da inspiração não pode ser aplicado de “modo mecânico” a partir de uma só frase ou expressão, pelo que “uma boa hermenêutica [interpretação]” deve ter em conta a “totalidade” e “unidade da história de Deus” revelada na Bíblia, onde os seus elementos singulares se “iluminam reciprocamente”.

No texto com data de 2 de Maio, Bento XVI recorda que o tema da assembleia plenária constitui “um dos pontos principais” da sua exortação ‘Verbum Domini’, publicada em 2010.

RM

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Hoje!

Louvado seja Deus Nosso Senhor na sua forma Trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo. Ontem nem força anímica tinha para dedilhar no computador uma curta prece ou jaculatória, hoje o Senhor na Sua infinita bondade permite-me que Lhe agradeça e O louve por me permitir escrever este simples texto de gratidão, devoção e amor.

Louvado sejais para todo o sempre!

(JPR)

Lutar por Portugal

Conheço muita gente que se queixa da triste situação do nosso país e que dizem que, se isto continua assim, o melhor é emigrar.

Ora, aqui está um dos principais problemas de muitos portugueses: demitirem-se da sua responsabilidade, da obrigação de ir votar, de escolher quem nos governe. Porque, se amamos o nosso país, se sofremos com o que se está a passar, é nestas alturas que nos devemos bater por Portugal.

E um bom critério para escolher os governantes - disseram ontem os nossos bispos - passa por considerar as opções éticas dos candidatos.

O "DNA" de Portugal tem a marca de grandes homens e mulheres que, em tempos de crise, fizeram tudo para garantir a nossa identidade. Então, que ninguém se demita agora para que - como, ainda há dias, dizia D. Manuel Martins – “Portugal não deixe de ser Portugal”. 

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1945

“Chega um momento, em que nos é impossível distinguir onde acaba a oração e onde começa o trabalho, porque o nosso trabalho também é oração, contemplação, vida mística verdadeira de união com Deus – sem coisas estranhas: endeusamento”, escreve nesta data.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

J. S. Bach - Gloria in Excelsis Deo (Messe h-moll)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Alberto Magno (c. 1200-1280), dominicano
Livro sobre o sacramento

«Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os»

Senhor, lavados e purificados no mais profundo de nós mesmos, vivificados pelo Teu Espírito Santo, saciados pela Tua Eucaristia, faz com que tenhamos parte na graça que tiveram os santos apóstolos e os discípulos, que receberam o sacramento das Tuas mãos. Desenvolve em nós a solicitude e a diligência para Te seguirmos como membros Teus (1Cor 12,27), para que sejamos dignos de receber de Ti o sentido e a experiência do Teu alimento espiritual. Desenvolve em nós o zelo de Pedro para destruirmos toda a vontade que seja contrária à Tua (Jo 18,10), esse zelo que Pedro concebeu durante a Ceia. [...] Desenvolve em nós a paz interior, a resolução e a alegria que foram saboreadas por São João, quando se inclinou sobre o Teu peito (Jo 13,25); que assim possamos usufruir da Tua sabedoria, que tomemos o gosto da Tua doçura, da Tua bondade. Desenvolve em nós a rectidão da fé, uma esperança firme e uma caridade perfeita.

Pela intercessão de todos os santos apóstolos e de todos os Teus bem-aventurados discípulos, faz com que recebamos da Tua mão o sacramento, faz com que evitemos perseverantemente a traição de Judas, e inspira ao nosso espírito o que o Teu Espírito inspirou aos santos que estão já no céu, realizando em si mesmos a perfeição da beatitude. Concede-nos tudo isto, Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do mesmo Espírito, desde antes de todo o começo e muito para além dos séculos. Ámen.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 6 de Maio de 2011

Evangelho segundo S. João 6,1-15

6 Dizia isto para o experimentar, porque sabia o que havia de fazer.7 Filipe respondeu-Lhe: «Duzentos denários de pão não bastam para que cada um receba um pequeno bocado».8 Um de Seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-Lhe:9 «Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes, mas que é isso para tanta gente?».10 Jesus, porém, disse: «Mandai sentar essa gente». Havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se, pois; os homens em número de cerca de cinco mil.11 Tomou, então, Jesus os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre os que estavam sentados; e igualmente distribuiu os peixes, tanto quanto quiseram.12 Estando saciados, disse aos Seus discípulos: «Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca».13 Eles os recolheram, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que tinham comido.14 Vendo então aqueles homens o milagre que Jesus fizera, diziam: «Este é verdadeiramente o profeta que deve vir ao mundo».15 Jesus, sabendo que O viriam arrebatar para O fazerem rei, retirou-Se de novo, Ele só, para o monte.