Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 8 de maio de 2011

Boa noite!

A Virgem Santa Maria, Mestra da entrega sem limites! Lembras-te? Com um louvor dirigido a Ela, Cristo afirmou: "Quem cumpre a vontade de Meu Pai, esse – essa – é Minha mãe!...". Pede a esta boa Mãe que na tua alma ganhe força – força de amor e de libertação – a sua resposta de generosidade exemplar: "Ecce ancilla Domini!", eis aqui a escrava do Senhor!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 33)

Queres pensar pela minha parte também farei o meu exame se manténs imutável e firme a tua escolha da Vida? Se, ao ouvires essa voz de Deus, amabilíssima, que te estimula à santidade, respondes livremente que sim? Dirijamos o olhar para o nosso Jesus, quando falava às multidões pelas cidades e campos da Palestina. Não pretende impor-se. Se queres ser perfeito..., diz ao jovem rico. Aquele rapaz rejeitou o convite e o Evangelho conta que abiit tristis , que se retirou entristecido. Por isso, alguma vez lhe chamei a ave triste: perdeu a alegria, porque se negou a entregar a liberdade a Deus.

Consideremos agora o momento sublime em que o Arcanjo São Gabriel anuncia a Santa Maria o desígnio do Altíssimo. A nossa Mãe ouve e interroga para compreender melhor aquilo que Nosso Senhor lhe pede; depois, surge a resposta firme: Fiat! – faça-se em mim segundo a tua palavra! , o fruto da melhor liberdade: a de se decidir por Deus.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 24–25)

Hoje!

Saibamos, mesmo quando muito preocupados, ter confiança Nele, porque no final cumprir-se-á a Sua Vontade e esta mesmo que nos pareça má é certamente muito boa, parafraseando S. Thomas More numa das suas cartas da prisão a Meg (Margareth) sua filha.
Tenhamos nós vontade sincera de tê-Lo connosco e amá-Lo que nunca seremos abandonados.

(JPR)

Beato João Paulo II e Joaquín Navarro-Valls, o Vaticano e os meios de comunicação (vídeo/entrevista em espanhol)

Bento XVI – sirvam os cristãos com manifesta convicção e de forma convincente

Homilia do Papa em Mestre: “encarar tudo e todos com os olhos de Deus, à luz do seu amor”

Bento XVI conclui neste domingo em Veneza a visita pastoral efectuada neste fim de semana que também teve etapas em Aquileia e Mestre.

A minha presença no meio de vós deseja ser um apoio vivo aos esforços envidados para favorecer a solidariedade entre as dioceses do nordeste da Itália.

Na Missa celebrada na manhã deste domingo no parque San Giuliano de Mestre, Bento XVI exortou os cristãos do antigo Patriarcado de Aquileia a dar esperança à modernidade e a superar os medos do que é novo nas novas condições sociais e politicas do nosso tempo.

Caso contrário existe o risco de perder a enraizada identidade cristã destas terras. O Papa recordou os exemplos de santidade que vieram do Triveneto: S. Pio X, o beato João XXIII e também o Venerável José Toniolo, sociólogo e economista, expoente do sindicalismo católico, cuja beatificação, disse, já está próxima. 

Na celebração eucarística participaram, para além de mais de 200 mil pessoas, o Presidente da Câmara de Veneza e dois ministro do governo italiano.

Em conformidade com o lema desta viagem pastoral – “Tu confirma a nossa fé”, Bento XVI sublinhou na homilia, o seu desejo de fortalecer cada um na fidelidade ao Evangelho e num renovado empenho missionário”:

“Vim até ao meio de vós como Bispo de Roma e continuador do ministério de Pedro, para vos confirmar na fidelidade ao Evangelho e na comunhão. Vim para partilhar com os Bispos e Presbíteros a ânsia do anúncio missionário, que nos deve envolver a todos…”

Recordando que os pastores e fiéis presentes na celebração provêem duma extensa zona a nordeste da península italiana, representando “as comunidades eclesiais nascidas da Igreja – mãe de Aquileia”, o Santo Padre sublinhou a necessidade de, hoje como outrora, promover a vitalidade e a unidade da fé, na sua verdade:

“Como no passado, quando aquelas Igrejas se distinguiram pelo fervor apostólico e pelo dinamismo pastoral, também hoje há que promover e defender com coragem a verdade e a unidade da fé”.Há que dar contas ao homem moderno da esperança cristã, tantas vezes enredado em amplas e inquietantes problemáticas que põem em crise os próprios fundamentos do seu ser e do seu agir.

Comentando o Evangelho do dia, Bento XVI observou que, como os discípulos de Emaús, há que “deixar-se instruir por Jesus: antes de mais, escutando e amando a Palavra de Deus, lida à luz do Mistério Pascal, para que aqueça o nosso coração e ilumine a nossa mente, e nos ajude a interpretar os acontecimentos da vida, dando-lhes um sentido”. É preciso também “sentar-se à mesa com o Senhor, tornar-se seus comensais, para que a sua presença humilde no Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue nos restitua o olhar da fé, para encarar tudo e todos com os olhos de Deus, à luz do seu amor”.

“Mesmo um povo tradicionalmente católico pode advertir em sentido negativo, ou assimilar quase inconscientemente, o contágio de uma cultura que acaba por insinuar um modo de pensar no qual se recusa abertamente, ou se contrasta indirectamente a mensagem evangélica.”

Recordando, quase a concluir, que à volta de Aquileia se vieram a encontrar unidos povos de línguas e culturas diversas, numa convergência favorecida não só por exigências políticas mas fruto sobretudo da fé em Cristo e da civilização inspirada pelo ensinamento evangélico”, o Papa convidou as Igrejas de toda esta vasta zona, a uma comunhão de vida humana e cristã que supere as fronteiras e se preocupe pelas condições de vida das pessoas, dos povos, das sociedades:

“As igrejas geradas por Aquileia estão hoje em dia chamadas a reforçar aquela antiga unidade espiritual, em particular à luz do fenómeno da imigração e das novas circunstâncias geopolíticas em curso. A fé cristã pode sem dúvida contribuir para a consistência concreta desse programa, que diz respeito ao desenvolvimento harmónico e integral do homem e da sociedade em que se vive.

A minha presença no meio de vós pretende ser um vigoroso apoio aos esforços desenvolvidos para favorecer a solidariedade entre as vossas dioceses… Quer ser um encorajamento a todas as iniciativas que visam superar aquelas divisões que poderiam destruir as aspirações à justiça e à paz”.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1970



Tem uma locução interior em que escuta: Si Deus nobiscum, quis contra nos? [Se Deus está connosco, quem estará contra nós?].

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bento XVI no nordeste da Itália pede que se testemunhe o amor de Deus pelo homem e se construa juntamente, com todos os homens de boa vontade, uma cidade mais humana, mais justa e solidária

Aquileia, Veneza e Mestre recebem neste fim de semana a visita de Bento XVI. Na tarde deste sábado, o Santo Padre esteve já em Aquileia, encontrando-se agora em Veneza. No domingo, celebrará a missa no Parque São Juliano, em Mestre, regressando, em seguida, a Veneza, de onde no fim da tarde parte para Roma.

Um fim de semana de intensa actividade para o Papa. Visitou o Friuli passados 35 anos do terramoto que destruiu grande parte da região. Em Aquileia, diocese de Gorizia (Nota JPR: fronteira com a Eslovénia), a antiga sede do Patriarcado, recordou diversos povos reunidos pelas suas raízes cristãs. Ali inaugurou a fase preparatória do II Convénio Eclesial do Triveneto (Nota JPR: região que engloba três regiões Na área de Veneza) sobre evangelização e missionários. 

Os bispos do Triveneto esperam de Bento XVI uma luz para o caminho da Igreja na região, uma mensagem que supere as fronteiras italianas e promova um diálogo entre povos, para que encontrem juntos a luz da fé e soluções para os problemas sociais, económicos e culturais.

Na sua saudação à população de Aquileia o Papa explicou o motivo da sua presença nesta região do nordeste da Itália: confirmar na fé profunda dos antepassados: nesta hora da historia – disse – redescobri, professai com calor espiritual esta verdade fundamental. De facto somente de Cristo a humanidade pode receber esperança e futuro; somente dele pode receber o significado e a força do perdão, da justiça e da paz. Procurai manter sempre vivas, com coragem, a fé e as obras das vossas origens. O convite final de Bento XVI foi de ser sempre de novo discípulos do Evangelho, para o traduzir em fervor espiritual, clareza de fé, sincera caridade, uma pronta sensibilidade para com os pobres

Logo a seguir, na Basílica de Aquileia, o Papa introduziu a ultima fase de preparação do segundo encontro eclesial do nordeste da Itália na presença dos bispos do triveneto, dos membros dos conselhos pastorais diocesanos e outros convidados. 

A missão prioritária que o Senhor vos confia hoje - disse Bento XVI - é aquela de testemunhar o amor de Deus pelo homem. Sois chamados a fazê-lo antes de mais com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, a partir das mais débeis, frágeis, sem defesa, não auto suficientes, como são os pobres, os idosos, os doentes e os deficientes.

Tende o cuidado – acrescentou o Papa – de colocar no centro da vossa atenção a família, berço do amor e da vida. Célula fundamental da sociedade e da comunidade eclesial, um empenho pastoral que se tornou mais urgente devido á crise cada vez mais difusa da vida conjugal e da diminuição da natalidade. Na vossa acção pastoral reservai um cuidado especial pelos jovens; eles olham hoje para o futuro com grande incerteza, vivem muitas vezes em condições de fragilidade e falta de segurança, mas trazem no coração uma grande fome e sede de Deus que pede uma constante atenção e resposta.

A concluir o seu discurso Bento XVI salientou a necessidade de os cristãos proporem a beleza do acontecimento de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, a cada homem e mulher, numa relação franca e sincera com os nãos praticantes, com os não crentes e com os crentes de outras religiões. Chamados a viver com aquela atitude cheia de fé, descrita pela Carta a Diogneto "não renegueis nada do Evangelho em que acreditais, mas estai no meio dos outros homens com simpatia, comunicando no vosso estilo de vida, aquele humanismo que afunda as suas raízes no Cristianismo, tendentes a construir juntamente com todos os homens de boa vontade uma cidade mais humana, mais justa e solidária.”

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Itália oferece um concerto a Bento XVI por ocasião do sexto aniversário do seu papado

Fátima e o Mundo - Primeiro episódio exibido na RTP a 11 de Maio



O primeiro episódio da série “Fátima e o Mundo” está concluído e será exibido na RTP 1 na noite de 11 de Maio.

Neste episódio, intitulado “Fátima e a Europa A História”, narra-se, com ritmo, drama, mistério e fascínio, a impressionante ligação de Fátima aos grandes acontecimentos do século XX: a Segunda Guerra Mundial; a Guerra-Fria, o atentado ao Papa João Paulo II, a que se segue a queda do Muro de Berlim.

O episódio testemunha também o nascimento de muitos locais de devoção e santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima, em países em que a palavra de Deus era proibida.

“Fátima é o Mundo” é um projecto televisivo da autoria do escritor e argumentista português Manuel Arouca, desenvolvido com o apoio institucional do Santuário de Fátima, que sente esta iniciativa como uma importante forma de informação e difusão da história e da mensagem de Fátima.

LeopolDina Simões

(Fonte: Boletim informativo 64/2011, de 7 de Maio de 2011)