Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bento XVI enviou um Twitter para inaugurar o novo portal da Santa Sé ‘news.va’ (vídeos em espanhol e inglês)



‘Queridos amigos acabo de lançar ‘news.va’ louvado seja Deus Nosso Senhor Jesus Cristo com as minhas orações e bênçãos Bento XVI’

O Papa celebra 60 anos de sacerdote: "O momento mais importante da minha vida"


O Papa celebra 60 anos de sacerdote: "O momento mais importante da minha vida"

News.va: Nova página web do Vaticano unifica a informação oficial sobre o Papa (vídeos em espanhol e inglês)

Barenboim toca a Sonata de Mozart No.3 em B flat major K 281

“Aprendei a fazer o bem”

Quando estiveres com uma pessoa, tens de ver nela uma alma: uma alma que é preciso ajudar, que é preciso compreender, com quem é preciso conviver e que é preciso salvar. (Forja, 573)

Agrada-me citar umas palavras que o Espírito Santo nos comunica pela boca do profeta Isaías: discite benefacere, aprendei a fazer o bem. (...)

A caridade para com o próximo é uma manifestação do amor a Deus. Por isso, ao esforçarmo-nos por melhorar nesta virtude, não podemos fixar nenhum limite. Com o Senhor, a única medida é amar sem medida, pois, por um lado jamais chegaremos a agradecer suficientemente o que Ele tem feito por nós e, por outro, assim se revela o mesmo amor de Deus às suas criaturas: com excesso, sem cálculo, sem fronteiras.

A misericórdia não se limita a uma simples atitude de compaixão; a misericórdia identifica-se com a superabundância da caridade que, ao mesmo tempo, traz consigo a superabundância da justiça. Misericórdia significa manter o coração em carne viva, humana e divinamente repassado por um amor rijo, sacrificado e generoso. (Amigos de Deus, 232)

S. Josemaría Escrivá

Família e Natalidade – do programa do XIX Governo (páginas 91 e 92)

- Promover um amplo debate nacional sobre a questão vital do aumento da taxa de natalidade na sociedade portuguesa. Impõe-se um reforço das medidas que anulem progressivamente algumas das causas que explicam esta tendência, designadamente a necessidade de encontrar novos caminhos para a conciliação da vida familiar e profissional das famílias, especialmente das mães, e uma nova protecção fiscal do agregado familiar, e o desenvolvimento de novos tipos de apoio com envolvimento das organizações da sociedade civil. Serão analisadas as melhores medidas de apoio à natalidade que existem na Europa, em particular as de natureza fiscal, que estimulem os casais a ter mais do que dois filhos, majorando as deduções fiscais e outros incentivos aplicáveis.

- Ponderar as medidas sugeridas recentemente pela OCDE para inverter a tendência de queda da taxa de natalidade e diminuir a pobreza infantil, de que destacamos as seguintes:

- Recentrar o apoio à família nos primeiros anos da criança.

- Estimular o investimento numa rede de creches próximas dos locais de trabalho dos pais, em articulação com as Misericórdias, IPSS, autarquias e empresas, uma vez que persistem desigualdades no acesso às creches subsidiadas, em prejuízo das famílias com menos rendimentos. A aposta do Estado incidirá, também, no apoio à melhor adaptação dos horários destes equipamentos à vida profissional da família das crianças.

- Desenvolver uma política fiscal para as famílias mais numerosas de criação de benefícios económicos à fixação e ampliação de famílias em zonas com baixas densidades populacionais, entre outras iniciativas.

- Em relação à evolução populacional do País, devemos destacar o papel positivo que os imigrantes têm no combate à diminuição da taxa de natalidade. As actuais políticas de apoio à integração podem ser melhoradas neste domínio e o Governo compromete-se com esse objectivo.

Bento XVI nomeou o cardeal Angelo Scola como novo arcebispo de Milão

Bento XVI nomeou hoje como arcebispo de Milão o cardeal Angelo Scola, até agora patriarca de Veneza, que sucede no cargo ao cardeal Dionigi Tettamanzi

O novo arcebispo, de 69 anos, é natural da região milanesa e passa a liderar aquela que é considerada a segunda diocese mais importante da Itália, depois de Roma, que conta com um rito litúrgico próprio, o ambrosiano.

O cardeal Angelo Scola, com uma forte ligação ao movimento internacional ‘Comunhão e Libertação’ colaborou na fundação da revista teológica ‘Communio’ e foi recentemente escolhido por Bento XVI para integrar o novo Conselho Pontifício para a Promoção da nova Evangelização.

Em Veneza, onde chegou em 2002, criou o centro ‘Oasis’, para a promoção do diálogo entre cristãos e muçulmanos.

Falando na conferência de imprensa promovida esta manhã pelo patriarcado de Veneza, o cardeal Scola revelou “acolher” com obediência a decisão do Papa e pede que os fiéis o façam “da mesma maneira”.

A imprensa italiana tem apresentado esta opção de Bento XVI como uma “escolha pessoal”, sublinhando que é a primeira vez nos tempos modernos que um patriarca de Veneza é nomeado arcebispo de Milão.

Rádio Vaticano

Solidariedade: Caritas pede cinco por cento do subsídio de férias


Solidariedade: Caritas pede cinco por cento do subsídio de férias

Sacerdotes confessarão até 12 horas por dia na JMJ Madrid 2011

Sacerdotes confessarão até 12 horas por dia na JMJ Madrid 2011

Homilia do Prelado do Opus Dei na festa de São Josemaria Escrivá, 2011

Queridos irmãos e irmãs

Antecipamos um dia a celebração da festa litúrgica de São Josemaria porque amanhã, aniversário da sua passagem para o Céu, coincide este ano com a festa do Corpo de Deus. Esta circunstância, contudo pode ajudar a prepararmo-nos melhor para tão grande solenidade. O nosso Padre dispunha-se com muito amor e continuava a celebrá-la também nos dias seguintes, durante a oitava que então estava prescrita na liturgia, adorando a Jesus no Santíssimo Sacramento, agradecendo o ter ficado connosco sob as espécies eucarísticas, desagravando pelas ofensas que recebe e pedindo pelo Papa, pela Igreja, pelo mundo inteiro.

Convido-vos a unirdes-vos a estes sentimentos que enchiam a alma de São Josemaria quando estava fisicamente entre nós. Recorramos à sua intercessão para que nos obtenha da Santíssima Trindade, a graça de sermos verdadeiramente almas eucarísticas: mulheres e homens que de verdade se empenhem por fazer da Sagrada Eucaristia, dia após dia, o centro dos seu trabalho, das suas aspirações e de toda a sua existência.

Também me enche de alegria que hoje seja o aniversário da primeira ordenação sacerdotal de fiéis do Opus Dei: D. Álvaro del Portillo, José Maria Hernández Garnica e José Luis Músquiz. Dos três está em curso a causa da canonização. Recorramos privadamente a estes três primeiros sacerdotes da Obra para que intercedam por cada um de nós.

¿Relaciones prematrimoniales? / Premarital Sex? - JMJ Young Answers (legendado em português)

Já leu este livro? – “Sussurros: A Vida Privada na Rússia de Estaline” de Orlando Figes

Autor do aclamado A tragédia de um povo, escolhido pelo jornal The New York Times como um dos livros mais importantes de 1997, Orlando Figes explora, em SUSSURROS, pela primeira vez e com profundidade, a influência da ditadura de Stalin na vida pessoal e familiar dos soviéticos. Como eles viviam? Que tipo de vida privada era possível nos apartamentos comunais abarrotados, onde toda conversa podia ser ouvida? Quais as estratégias de sobrevivência, amizades, traições, concessões e acomodações morais que moldaram milhões de vidas?
De todos os períodos obscuros da história russa, talvez um dos mais negros tenha sido a era de Estaline. Aos milhões de mortos pela fome e pela guerra somam-se outros tantos que pereceram sob a brutal máquina repressiva soviética. Estimativas mostram que cerca de 25 milhões de pessoas foram oprimidas pelo regime soviético entre 1928, quando Estaline assumiu a liderança do partido, e 1953, ano de sua morte. Vítimas até recentemente ignoradas. Em SUSSURROS, Orlando Figes, autor do aclamado A tragédia de um povo – escolhido como livro do ano pelo New York Times-, reconstrói as experiências de quem sobreviveu ao terror.

Beethoven: Piano Concerto No. 3 (excerto) / Uchida · Rattle · Filarmónica de Berlim

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

S. Josemaría nesta data em 1937

“Jesus fala e dos seus lábios sai a parábola da vide e dos sarmentos: o sarmento separado da vide seca, e será deitado ao fogo; e o que está unido à vide sofrerá a poda, “ut fructum plus afferas” - para que dês mais fruto”, diz hoje, comentando uma passagem do Evangelho. No dia seguinte acrescenta: “Porque me lamento também de tudo o que me rodeia e me sucede, das pessoas que estão comigo, dos seus modos, das suas fraquezas, das minhas…? Não sucede assim para meu bem?”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Santo Irineu, bispo, mártir, +200

Santo Irineu foi bispo de Lião. Nasceu provavelmente em Esmirna, na Ásia Menor, por volta de 130-135. Viveu em uma época dilacerada por heresias que colocavam em risco a unidade da Igreja na fé. Discípulo de São Policarpo - que havia conhecido pessoalmente o apóstolo São João e outras testemunhas oculares de Jesus, Santo Irineu foi, sem dúvida, o escritor cristão mais importante do século II. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias. Santo Irineu, cujo nome significa "paz", lutou para a preservação da paz e da unidade da Igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Escreveu ao papa Vítor, aconselhando-o mui respeitosamente a evitar toda e qualquer precipitação no que dissesse respeito às comunidades cristãs da Ásia.

A Florino, seu amigo de infância que se tornou agnóstico, escreveu: Não te ensinaram estas doutrinas, Florino, os presbíteros que nos precederam, os que tinham sido discípulos dos apóstolos. Eu te lembro, criança como eu, na Ásia inferior, junto a Policarpo ... Recordo as coisas de então melhor que as recentes, talvez, porque aquilo que aprendemos em crianças parece que nos vai acompanhando e firmando em nós segundo passam os anos. Poderia assinalar o lugar onde se sentava Policarpo para ensinar ... seu modo de vida, os traços de sua fisionomia e as palavras que dirigia à multidão. Poderia reproduzir o que nos contava de seu trato com João e os demais que tinham visto o Senhor; e como repetia suas mesmas palavras ... Eu ouvia tudo isto com toda a alma e não o anotava por escrito porque me ficava gravado no coração e continuo pensando-o e repensando-o, pela Graça de Deus, cada dia.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem?»

Aos cristãos, o que lhes foi transmitido não tem origem terrestre (Gl 1,12) e o que eles fazem questão de conservar com tanto cuidado não é invenção dum mortal [...] mas foi o próprio Deus invisível, verdadeiro Senhor e Criador de tudo, que do alto dos céus colocou a Verdade no meio dos homens (Jo 14,6), o Seu Verbo santo e incompreensível, e O estabeleceu firmemente em seus corações.

Do Evangelho de hoje

Eles admiraram-se, dizendo: «Quem é Este, a quem até os ventos e o mar obedecem?». (Mt 8, 27)


Leitura completa - Mt 8, 23-27