Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 12 de julho de 2011

"Missão Metrópoles", para a nova Evangelização, abrange Lisboa, ao lado de outras grandes cidades europeias

Chamar-se-á “Missão Metrópoles” a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização, que envolverá contemporaneamente, na Quaresma do próximo ano, algumas das maiores cidades europeias. Uma decisão surgida na reunião promovida, nesta segunda-feira, no Vaticano, pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que congregou na sede do novo dicastério os cardeais e bispos de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Colónia, Dublin, Lisboa, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena. Interpelado pelo colega italiano Roberto Piermarini, D. Rino Fisichella explica o motivo da reunião.

“O motivo é muito simples: é uma das iniciativas que o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização está para atuar nestes próximos meses. Demos-lhe o nome de “Missão Metrópoles”, porque estiveram connosco diversos cardeais e bispos de cidades europeias – para já apenas europeias – para concordarmos conjuntamente como dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa. Não esqueçamos que se realizaram dois Sínodos dizendo respeito à Europa – um em 1991 e outro em 1999. Recordemos também que em 2003 o Beato João Paulo II publicou a Exortação “Ecclesia in Europa”. Esta nossa iniciativa, agora, encontra-se em sintonia com esses precedentes.

- O que é que emergiu deste encontro?

“Foi muito interessante. A iniciativa articula-se em dois momentos: empenhos na pastoral ordinária, sobretudo no que diz respeito à formação; e, por outro lado, na Quaresma de 2012, haverá doze grandes cidades da Europa nas quais se realizarão, contemporaneamente, as mesmas iniciativas. É uma primeira resposta a quanto pedia o Papa precisamente na nossa primeira assembleia plenária, isto é, superar a fragmentariedade, dando sinais de unidade.

- Que contributo deu este encontro em ordem ao próximo Sínodo de 2012, precisamente sobre o tema da nova evangelização?

“Emergiu evidentemente esta preocupação pelo próximo Sínodo. Esta iniciativa de “Missão Metrópoles” pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos já como um projeto comum que poderá ser partilhado.”

A «Missão Metrópoles» acontecerá poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização.

Entre 2003 e 2007, Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste promoveram o chamado Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), em diversas sessões anuais, num modelo similar: de manhã, um conjunto de conferências, testemunhos de fé e celebrações litúrgicas; à tarde, animação de rua, concertos, ateliês e outras atividades de evangelização junto de um público alargado.

O Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi apresentado em 2010, no Vaticano, com a publicação da Carta Apostólica de Bento XVI, intitulada “Ubicumque et semper”.

Este organismo pretende fazer face aos desafios que a evolução e as transformações sociais e económicas colocam à Igreja, particularmente no que diz respeito ao anúncio da Palavra de Deus.

Rádio Vaticano

“conversa amorosa com Jesus”

Sempre entendi a oração do cristão como uma conversa amorosa com Jesus, que não se deve interromper nem sequer nos momentos em que fisicamente estamos longe do Sacrário, porque toda a nossa vida está feita de coplas de amor humano divinizado..., e podemos amar sempre. (Forja, 435)

Que não faltem no nosso dia alguns momentos dedicados especialmente a travar intimidade com Deus, elevando até Ele o nosso pensamento, sem que as palavras tenham necessidade de vir aos lábios, porque cantam no coração. Dediquemos a esta norma de piedade um tempo suficiente, a hora fixa, se possível. Ao lado do Sacrário, acompanhando Aquele que ali ficou por Amor. Se não houver outro remédio, em qualquer lugar, porque o nosso Deus está de modo inefável na nossa alma em graça. Aconselho-te, contudo, a que vás ao oratório sempre que possas. (...)

Cada um de vós, se quiser, pode encontrar o caminho que lhe for mais propício para este colóquio com Deus. Não me agrada falar de métodos nem de fórmulas, porque nunca fui amigo de espartilhar ninguém; tenho procurado animar todas as pessoas a aproximarem-se do Senhor, respeitando cada alma tal como ela é, com as suas próprias características. Pedi-lhe vós que meta os seus desígnios na nossa vida: e não apenas na nossa cabeça, mas no íntimo do nosso coração e em toda a nossa actividade externa. Garanto-vos que deste modo evitareis grande parte dos desgostos e das penas do egoísmo e sentir-vos-eis com força para propagar o bem à vossa volta. Quantas contrariedades desaparecem, quando interiormente nos colocamos muito próximos deste nosso Deus, que nunca nos abandona! Renova-se com diversos matizes esse amor de Jesus pelos seus, pelos doentes, pelos entrevados, quando pergunta: que se passa contigo? Comigo... E, logo a seguir, luz ou, pelo menos, aceitação e paz.

Ao convidar-te para fazeres essas confidências com o Mestre, refiro-me especialmente às tuas dificuldades pessoais, porque a maioria dos obstáculos para a nossa felicidade nascem de uma soberba mais ou menos oculta. Pensamos que temos um valor excepcional, qualidades extraordinárias. Mas, quando os outros não são da mesma opinião, sentimo-nos humilhados. É uma boa ocasião para recorrer à oração e para rectificar, com a certeza de que nunca é tarde para mudar a rota. Mas é muito conveniente iniciar essa mudança de rumo quanto antes. (Amigos de Deus, 249)

São Josemaría Escrivá

Um novo Michelangelo?

Uma obra provavelmente pintada por Michelangelo e da qual se havia perdido qualquer pista, foi localizada numa residência da Universidade de Oxford, segundo informação da BBC ontem segunda-feira.

A obra, colocada na parede da residência ‘Campion Hall’, representa a Paixão na Cruz do Senhor e até agora atribuída a Marcello Venusti (1515-1579), um artista do círculo de Michelangelo Buonaroti.

No entanto o especialista italiano, Antonio Forcellino, assegura que, mediante a técnica de infra-vermelhos, descobriu que o verdadeiro autor do quadro é Michelangelo.

A obra, adquirida pela residência num leilão em 1930, foi enviada ao Museu Ashmolean para ficar na sua custódia. Intitula-se ‘Crucificação com a Virgem, São João e os Anjos de luto'.

(Fonte: ‘El Mundo’ online com tradução e adaptação de JPR)

Fraternidade cristã

Não me parece cristã a fraternidade que alardeia aquele teu amigo, que te preveniu: - "Disseram-me de ti esta ou aquela calúnia grosseira... Desconfia de alguém da tua intimidade...".

Não me parece cristã, porque a esse "irmão" falta a iniciativa nobre de fazer calar primeiro o caluniador e, depois, de comunicar-te lealmente o seu nome.

Se não tem carácter para exigir de si mesmo essa atitude, esse "irmão" expõe-se a deixar--te só na vida, incitando-te a desconfiares de todos e a faltares à caridade com todos.


São Josemaría Escrivá - Sulco, 743

Hilary Hahn - Bach Concertos - BWV 1043, "Double"

Leitura para férias - “Por este mundo acima” de Patrícia Reis




Patrícia Reis nasceu em 1970, começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time, em Nova Iorque. De volta a Portugal, é convidada para o semanário Expresso, fez a produção do programa de televisão Sexualidades , trabalhou na revista Marie Claire, na Elle e nos projectos especiais do diário Público. Editora da revista Egoísta, é sócia do atelier de design e texto 004, participando em projectos de natureza muito variada. Escreveu a curta biografia de Vasco Santana e o romance fotográfico Beija-me (2006), em co-autoria com João Vilhena, a novela Cruz das Almas(2004) e os romances Amor em Segunda Mão (2006), Morder-te o Coração (2007), que integrou a lista de 50 livros finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura, No Silêncio de Deus (2008) e Antes de Ser Feliz (2009).


Sinopse:

Um cenário de terrível desastre assola Lisboa. Poderia ser em qualquer outro lugar do mundo. Os escombros passam a ser paisagem, a cidade e as relações humanas transformam-se vertiginosamente. Entre os sobreviventes há um homem, um velho editor. Procurando amigos e amores desaparecidos encontra um manuscrito e um rapaz e, neles, a porta para uma outra dimensão da vida.

Por Este Mundo Acima é uma peregrinação futurista e um relato de memória. Consagração dessa melhor forma de amor a que chamamos amizade, é também uma história sobre a importância redentora dos livros.

Fonte: blogue ‘Prazer da Leitura’ AQUI

S. Josemaría nesta data em 1932


Escreve: “Não queiramos julgar. – Cada qual vê as coisas do seu ponto de vista… e com o seu entendimento, bem limitado quase sempre, e com os olhos obscuros ou enevoados, com trevas de exaltação muitas vezes. Além disso, tal como a desses pintores modernistas, a visão de certas pessoas é tão subjectiva e enfermiça, que desenham umas linhas arbitrárias, assegurando-nos que são o nosso retrato, a nossa conduta…Como valem pouco os juízos dos homens! – Não julgueis sem joeirar o vosso juízo na oração”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Beethoven: Piano Concerto No. 4 / Uchida · Rattle · Filarmónica de Berlim (excerto)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Converter-se e regressar

Regressarei à casa de meu Pai, como o Filho Pródigo (Lc 15,18), e serei acolhido. Tal qual ele fez, assim farei eu: corresponderá o Pai aos meus desejos? [...] Pois estou como morto pelo pecado, como de uma doença. Resgata-me desta ruína, e possa eu louvar o Teu nome! Senhor da terra e do céu, peço-Te: ajuda-me e mostra-me o caminho para chegar a Ti! Leva-me à Tua presença, Filho do Magnânimo, e atinge assim o cume da Tua misericórdia! Irei a Ti e saciar-me-ei com a Tua alegria. Nesta hora de profundo cansaço mói para mim o fermento da vida!

Parti à Tua procura e o Maligno estava à espreita, como salteador (Lc 10,30). Atou-me e atolou-me nos prazeres deste mundo perdido; encarcerou-me nos seus deleites e depois deu-me com a porta na cara. Não há ninguém que me liberte para que eu parta de novo à Tua procura, ó meu Senhor! [...] Só quero ser Teu, Senhor, e caminhar conTigo! Medito nos Teus mandamentos dia e noite (Sl 1,2). Sê-me propício e acolhe o meu lamento, ó Misericordioso! Não me cortes a esperança, Senhor, porque sou Teu servo e espero em Ti!

São Tiago de Sarug (c. de 449-521), monge e bispo sírio
Poema

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

«Ai de ti, Corozain! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidónia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidos de saco e em cinza. (Mt 11, 21)


Leitura completa - Mt 11, 20-24