Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Canto mozárabe "Gloria"

“Que sejais muito crianças!”

Aconselho-te que tentes voltar de vez em quando... ao começo da tua "primeira conversão", o que, se não é fazer-se como criança, é coisa muito parecida: na vida espiritual é preciso deixar-se levar com inteira confiança, sem medos nem duplicidades; tem de se falar com absoluta clareza do que se tem na cabeça e na alma. (Sulco, 145)

Que sejais, espiritualmente, muito crianças! Quanto mais, melhor. Di-lo a experiência deste sacerdote que teve de se levantar muitas vezes, ao longo destes trinta e seis anos (que longos e ao mesmo tempo, que curtos me parecem!) em que tem procurado cumprir uma Vontade precisa de Deus. Houve uma coisa que sempre me ajudou: ser sempre criança e meter-me continuamente no regaço de minha Mãe e no Coração de Cristo, meu Senhor.

As grandes quedas, as que causam destroços sérios na alma, e às vezes com resultados quase irremediáveis, procedem sempre da soberba de nos crermos adultos, auto-suficientes. Nesses casos, torna-se predominante na pessoa uma espécie de incapacidade de pedir ajuda a quem a pode dar: não só a Deus, mas também ao amigo ou ao sacerdote. E aquela pobre alma, isolada na sua desgraça, afunda-se na desorientação e no descaminho. (Amigos de Deus, 147)

São Josemaría Escrivá

Recordemos a carta de 2010 de Bento XVI aos católicos da Irlanda sobre a questão dos abusos sexuais

1. Amados Irmãos e Irmãs da Igreja na Irlanda, é com grande preocupação que vos escrevo como Pastor da Igreja universal. Como vós, fiquei profundamente perturbado com as notícias dadas sobre o abuso de crianças e jovens vulneráveis da parte de membros da Igreja na Irlanda, sobretudo de sacerdotes e religiosos. Não posso deixar de partilhar o pavor e a sensação de traição que muitos de vós experimentastes ao tomar conhecimento destes actos pecaminosos e criminais e do modo como as autoridades da Igreja na Irlanda os enfrentaram.

Como sabeis, convidei recentemente os bispos irlandeses para um encontro aqui em Roma a fim de referir sobre o modo como trataram estas questões no passado e indicar os passos que empreenderam para responder a esta grave situação. Juntamente com alguns altos Prelados da Cúria Romana ouvi quanto tinham para dizer, quer individualmente quer em grupo, enquanto propunham uma análise dos erros cometidos e das lições aprendidas, e uma descrição dos programas e dos protocolos hoje existente. As nossas reflexões foram francas e construtivas. Alimento a confiança de que, como resultado, os bispos se encontrem agora numa posição mais forte para levar por diante a tarefa de reparar as injustiças do passado e para enfrentar as temáticas mais amplas relacionadas com o abuso dos menores segundo modalidades conformes com as exigências da justiça e com os ensinamentos do Evangelho.

2. Por meu lado, considerando a gravidade destas culpas e a resposta muitas vezes inadequada que lhes foi reservada da parte das autoridades eclesiásticas no vosso país, decidi escrever esta Carta Pastoral para vos expressar a minha proximidade, e para vos propor um caminho de cura, de renovação e de reparação.

Na realidade, como muitos no vosso país revelaram, o problema do abuso dos menores não é específico nem da Irlanda nem da Igreja. Contudo a tarefa que agora tendes à vossa frente é enfrentar o problema dos abusos que se verificaram no âmbito da comunidade católica irlandesa e de o fazer com coragem e determinação. Ninguém pense que esta dolorosa situação se resolverá em pouco tempo. Foram dados passos em frente positivos, mas ainda resta muito para fazer. É preciso perseverança e oração, com grande confiança na força restabelecedora da graça de Deus.

Ao mesmo tempo, devo expressar também a minha convicção de que, para se recuperar desta dolorosa ferida, a Igreja na Irlanda deve em primeiro lugar reconhecer diante do Senhor e diante dos outros, os graves pecados cometidos contra jovens indefesos. Esta consciência, acompanhada de sincera dor pelo dano causado às vítimas e às suas famílias, deve levar a um esforço concentrado para garantir a protecção dos jovens em relação a semelhantes crimes no futuro.

Enquanto enfrentais os desafios deste momento, peço-vos que vos recordeis da «rocha de que fostes talhados» (Is 51, 1). Reflecti sobre as contribuições generosas, com frequência heróicas, oferecidas à Igreja e à humanidade como tal pelas passadas gerações de homens e mulheres irlandeses, e deixai que isto gere impulso para um honesto auto-exame e um convicto programa de renovação eclesial e individual. A minha oração é por que, assistida pela intercessão dos seus muitos santos e purificada pela penitência, a Igreja na Irlanda supere a presente crise e volte a ser uma testemunha convincente da verdade e da bondade de Deus omnipotente, manifestadas no seu Filho Jesus Cristo.

3. Historicamente os católicos da Irlanda demonstraram-se uma grande força de bem quer na pátria quer fora. Monges célticos, como São Colombano, difundiram o Evangelho na Europa Ocidental lançando as bases da cultura monástica medieval. Os ideais de santidade, de caridade e de sabedoria transcendente que derivam da fé cristã, encontraram expressão na construção de igrejas e mosteiros e na instituição de escolas, bibliotecas e hospitais que consolidaram a identidade espiritual da Europa. Aqueles missionários irlandeses tiraram a sua força e inspiração da fé sólida, da guia forte e dos comportamentos morais rectos da Igreja na sua terra natal.

A partir do século XVI, os católicos na Irlanda sofreram um longo período de perseguição, durante o qual lutaram para manter viva a chama da fé em circunstâncias perigosas e difíceis. Santo Oliver Plunkett, o Arcebispo mártir de Armagh, é o exemplo mais famoso de uma multidão de corajosos filhos e filhas da Irlanda dispostos a dar a própria vida pela fidelidade ao Evangelho. Depois da Emancipação Católica, a Igreja teve a liberdade de crescer de novo. Famílias e inúmeras pessoas que tinham preservado a fé durante os tempos das provações tornaram-se a centelha de um grande renascimento do catolicismo irlandês no século XIX. A Igreja forneceu escolarização, sobretudo aos pobres, e isto deu uma grande contribuição à sociedade irlandesa. Um dos frutos das novas escolas católicas foi um aumento de vocações: gerações de sacerdotes, irmãs e irmãos missionários deixaram a pátria para servir em todos os continentes, sobretudo no mundo de língua inglesa. Foram admiráveis não só pela vastidão do seu número, mas também pela robustez da fé e pela solidez do seu empenho pastoral. Muitas dioceses, sobretudo em África, América e Austrália, beneficiaram da presença de clero e religiosos irlandeses que anunciaram o Evangelho e fundaram paróquias, escolas e universidades, clínicas e hospitais, que serviram tanto os católicos, como a sociedade em geral, com atenção especial às necessidades dos pobres.

Em quase todas as famílias da Irlanda houve alguém – um filho ou uma filha, uma tia ou um tio – que deu a própria vida à Igreja. Justamente as famílias irlandesas têm em grande estima e afecto os seus queridos, que ofereceram a própria vida a Cristo, partilhando o dom da fé com outros e actualizando-a num serviço amoroso a Deus e ao próximo.

4. Contudo, nos últimos decénios a Igreja no vosso país teve que se confrontar com novos e graves desafios à fé que surgiram da rápida transformação e secularização da sociedade irlandesa. Verificou-se uma mudança social muito rápida, que muitas vezes atingiu com efeitos hostis a tradicional adesão do povo ao ensinamento e aos valores católicos. Com frequência as práticas sacramentais e devocionais que sustentam a fé e a tornam capaz de crescer, como por exemplo a confissão frequente, a oração quotidiana e os ritos anuais, não foram atendidas. Determinante foi também neste período a tendência, até da parte de sacerdotes e religiosos, para adoptar modos de pensamento e de juízo das realidades seculares sem referência suficiente ao Evangelho. O programa de renovação proposto pelo Concílio Vaticano II por vezes foi mal compreendido e na realidade, à luz das profundas mudanças sociais que se estavam a verificar, não era fácil avaliar o modo melhor de o realizar. Em particular, houve uma tendência, ditada por recta intenção mas errada, a evitar abordagens penais em relação a situações canónicas irregulares. É neste contexto geral que devemos procurar compreender o desconcertante problema do abuso sexual dos jovens, que contribuiu em grande medida para o enfraquecimento da fé e para a perda do respeito pela Igreja e pelos seus ensinamentos.

Só examinando com atenção os numerosos elementos que deram origem à crise actual é possível empreender uma diagnose clara das suas causas e encontrar remédios eficazes. Certamente, entre os factores que para ela contribuíram podemos enumerar: procedimentos inadequados para determinar a idoneidade dos candidatos ao sacerdócio e à vida religiosa; insuficiente formação humana, moral, intelectual e espiritual nos seminários e nos noviciados; uma tendência na sociedade a favorecer o clero e outras figuras com autoridade e uma preocupação inoportuna pelo bom nome da Igreja e para evitar os escândalos, que levaram como resultado à malograda aplicação das penas canónicas em vigor e à falta da tutela da dignidade de cada pessoa. É preciso agir com urgência para enfrentar estes factores, que tiveram consequências tão trágicas para as vidas das vítimas e das suas famílias e obscureceram a luz do Evangelho a tal ponto, ao qual nem sequer séculos de perseguição não tinham chegado.

5. Em diversas ocasiões desde a minha eleição para a Sé de Pedro, encontrei vítimas de abusos sexuais, assim como estou disponível a fazê-lo no futuro. Detive-me com elas, ouvi as suas vicissitudes, tomei nota do seu sofrimento, rezei com e por elas. Precedentemente no meu pontificado, na preocupação por enfrentar este tema, pedi aos Bispos da Irlanda, por ocasião da visita ad limina de 2006, que «estabelecessem a verdade de quanto aconteceu no passado, tomassem todas as medidas adequadas para evitar que se repita no futuro, garantissem que os princípios de justiça sejam plenamente respeitados e, sobretudo, curassem as vítimas e quantos são atingidos por estes crimes abnormes» (Discurso aos Bispos da Irlanda, 28 de Outubro de 2006).

Com esta Carta, pretendo exortar todos vós, como povo de Deus na Irlanda, a reflectir sobre as feridas infligidas ao corpo de Cristo, sobre os remédios, por vezes dolorosos, necessários para as atar e curar, e sobre a necessidade de unidade, de caridade e de ajuda recíproca no longo processo de restabelecimento e de renovação eclesial. Dirijo-me agora a vós com palavras que me vêm do coração, e desejo falar a cada um de vós individualmente e a todos como irmãos e irmãs no Senhor.

Irlanda: Porta-voz do Vaticano sublinha «gravidade» de casos de abusos sexuais revelados recentemente

Santa Sé vai responder «nas formas e tempos» que considerar adequados às autoridades irlandesas

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reagiu hoje às mais recentes revelações sobre casos de abusos sexuais por parte do clero católico na Irlanda, sublinhando a “gravidade dos factos acontecidos” num período recente.

O sacerdote italiano, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, comentava à Rádio Vaticano os dados revelados por um relatório sobre a diocese de Cloyne, na costa sul irlandesa, divulgado na última semana, segundo o qual a Igreja local teria abafado casos de abusos até 2009.

Para o padre Lombardi, “é justo reconhecer o compromisso decidido da Santa Sé em encorajar e apoiar eficazmente todos os esforços da Igreja na Irlanda” que visam “superar definitivamente a crise ligada à dramática praga dos abusos sexuais sobre menores”.

“Parece-nos imperioso lembrar e renovar os intensos sentimentos de dor e de reprovação expressos pelo Papa, por ocasião do seu encontro com os bispos irlandeses, chamados ao Vaticano a 11 de dezembro de 2009, exatamente para enfrentar em conjunto a difícil situação da Igreja na Irlanda”, assinala.

Bento XVI falava então em “desconcerto e vergonha” perante os “crimes odiosos” relevados num relatório sobre a arquidiocese de Dublin.

O padre Lombardi sublinha que fala em nome pessoal e que a resposta “oficial” da Santa Sé aos mais recentes acontecimentos será dada “nas formas e nos tempos apropriados”.

“Como declararam os bispos irlandeses, a publicação do relatório sobre a diocese de Cloyne assinala uma nova etapa do longo e cansativo caminho de busca da verdade, de penitência e purificação, de cura e renovação da Igreja na Irlanda, ao qual a Santa Sé não se sente estranha”, refere.

Este responsável adianta que o período em análise no novo relatório vai de janeiro de 1996 a fevereiro de 2009 e que as “autoridades irlandesas” pediram uma “reação por parte da Santa Sé”.

O bispo emérito de Cloyne, D. John Magee, pediu a renúncia ao cargo em março de 2010, ao abrigo do cânone 401 § 2 do Código de Direito Canónico, no qual se fala em situação de “precária saúde ou outra causa grave”.

No Vaticano estão atualmente em análise os resultados da “visita apostólica” à Igreja na Irlanda, que decorreram nas quatro arquidioceses deste país, bem como nos seminários e casas das congregações religiosas.

O padre Lombardi observa, por outro lado, que as “objeções” levantadas pela Congregação do Clero (Santa Sé) a um documento da Conferência Episcopal Irlandesa sobre os casos de abusos sexuais, em 1997, devem ser vistas como “compreensíveis e legítimas”, por causa de “aspetos cuja compatibilidade com a lei canónica universal era problemática”.

“Não há nenhuma razão para interpretar tal carta [da Congregação do Clero] como destinada a ocultar os casos de abusos”, diz o diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

Este responsável refere ainda que algumas críticas “não manifestam consciência do que a Santa Sé fez efetivamente no decorrer dos anos, contribuindo para enfrentar eficazmente o problema”.

OC

(Fonte: site Agência Ecclesia, foto da responsabilidade do blogue)

4 milhões de assinaturas a favor da vida e contra o aborto na Colômbia

O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), D. Juan Vicente Córdoba, informou à agência ACI Prensa que até ao momento a iniciativa para blindar a vida contra o aborto constitucionalmente já conta com o apoio de mais de 4 milhões de assinaturas.

Assim indicou o Prelado em diálogo telefónico com a ACI  Prensa diante da próxima apresentação, no dia 20 de julho, da iniciativa que busca modificar o artigo 11º da Constituição para proteger a vida desde a fecundação até a morte natural.

Com efeito, diversos meios colombianos como RCN e Caracol Radio informaram que nesse dia o presidente do Partido Conservador, José Darío Salazar, apresentará o projeto de reforma constitucional.

D. Córdoba explicou ao grupo ACI que embora a medida seja apresentada por Salazar, "este não é um projeto do Partido Conservador" como afirmam diversos meios, mas é "multipartidário e multirreligioso".

A iniciativa que busca a proteção da vida em todas suas fases conta com o apoio de deputados de diversos setores políticos e conta ademais com a cobertura de evangélicos, diversas denominações cristãs, judeus e muçulmanos na Colômbia.

D. Córdoba explicou ainda que a modificação constitucional que está sendo apresentada fecha "toda possibilidade ao aborto ou à eutanásia".

O Secretário da CEC disse também à ACI Prensa que as 4 milhões de assinaturas reunidas nos últimos meses, mostram "um apoio popular" à iniciativa, que expressam além disso "o sentir do povo que defende a vida".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

A história do mosaico de Maria, ‘Mater Ecclesiae’ na praça de S. Pedro

Um dos elementos arquitetónicos mais recentes na praça de São Pedro é o mosaico dedicado a Maria "Mater Ecclesiae" juntamente com o texto Totus Tuus, uma demonstração mais do carinho do Beato João Paulo II a Nossa Senhora.


Tive o privilégio de viver de perto os antecedentes dessa decisão, que põe em evidência duas caraterísticas do Beato João Paulo II: a sua particular relação com os jovens e o seu sentido de agradecimento.  

Na Semana Santa de 1980, o Papa João Paulo II recebeu em audiência vários milhares de jovens chegados a Roma para o  Forum UNIV, encontro internacional de universitários que frequentam Centros do Opus Dei em todo o mundo. Este evento, que se iniciou em 1968, conjuga o desejo de viver o Tríduo Santo em Roma, a cidade de Pedro, com atividades de enriquecimento cultural entre os estudantes. 

No final da audiência, um dos jovens, chamado Julio Nieto, comentou ao Santo Padre que, depois de observar as imagens da praça de São Pedro, tinha notado que faltava uma de Nossa Senhora e que, portanto, a praça estava incompleta. «Bem, muito bem! Haverá que completar a praça», foi a resposta de João Paulo II.

Este diálogo chegou aos ouvidos de D. Álvaro del Portillo, sucessor de São Josemaria Escrivá  à frente do Opus Dei. D. Álvaro, movido pelo desejo de pôr em prática, sem demora, o que considerava um desejo do Santo Padre, pediu-me para pensar num lugar e numa solução para colocar na praça uma imagem de Nossa Senhora, acrescentando que se poderia pôr sob a invocação de Mater Ecclesiae. Naquela altura eu trabalhava em Roma como arquiteto e tinha a sorte de viver junto do Prelado do Opus Dei na rua Bruno Buozzi. 

Bragança: Novo bispo com mensagem de esperança

O novo bispo da diocese católica de Bragança-Miranda, padre José Manuel Cordeiro, disse hoje ter a intenção de levar uma mensagem de “esperança” à diocese do nordeste transmontano.

“Encaro com esperança esta nova vida, este novo ministério, que é uma grande mudança”, referiu à Agência ECCLESIA aquele que vai ser, aos 44 anos de idade, o mais jovem membro do episcopado português, depois do anúncio público da decisão de Bento XVI, esta manhã.

“O facto de ser o mais novo é um ato de confiança e também de coragem do Santo Padre”, acrescenta.

No regresso às “belas terras transmontanas”, o sacerdote da diocese de Bragança-Miranda fala num misto de “temor e tremor, esperança e confiança”.

O atual reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, foi escolhido para suceder a D. António Montes Moreira, que a 30 de abril de 2010 completara 75 anos, limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico para apresentação da resignação.

O padre José Manuel Cordeiro foi ordenado sacerdote para a diocese de Bragança-Miranda a 16 de junho de 1991, tendo sido vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor do mesmo estabelecimento, cargo que ocupa até hoje.

Estes dez anos longe de Portugal não significam, segundo o futuro bispo, um desconhecimento da realidade que vai encontrar.

“Desde o início, ficou definido que pelo menos três vezes ao ano iria até à diocese, o que me permitiu um acompanhamento e um conhecimento continuado da realidade da diocese de Bragança-Miranda”, refere o padre José Manuel Cordeiro, lembrando ainda vários serviços como retiros e conferências.

Por outro lado, este responsável sublinha que a ida a Roma de bispos e padres de Portugal permitia “um acompanhamento quotidiano da realidade portuguesa”.

A diocese, localizada 520 km a nordeste de Lisboa, tem 6545 quilómetros quadrados de superfície e registou uma população de 136 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011.

“Na nossa realidade do nordeste transmontano, com essa diminuição da população e também com a fuga dos melhores para a procura de outras realidade e outras possibilidades, é difícil congregar, trabalhar, mas eu acredito muito nas pessoas e, de um modo especial, no presbitério [conjunto de padres da diocese]”, indica.

O futuro bispo promete estar atento à situação social, com a certeza de que “os momentos de crise podem ser momentos de purificação, de confronto, de reencontro”.

“Proponho usar a esperança, penso que não podemos ficar passivos, a contemplar a crise, temos de ser protagonistas da história e eu disponho-me a isso, a ser um servidor da esperança e colaborador da alegria, sobretudo com os mais jovens”, conclui.

O padre José Manuel Cordeiro nasceu a 29 de maio de 1967 em Angola, Vila Nova de Seles, Luanda, tendo vindo para Portugal em 1975 com a família.

OC


(Fonte: site Agência Ecclesia)

“Playing for change” ONG usa a música para impulsionar o diálogo em zonas de conflito em África (vídeos em espanhol e inglês)

S. Josemaría nesta data em 1938

Celebra a santa Missa na Catedral de Santiago de Compostela, na cripta onde se veneram os restos mortais do Apóstolo. São Josemaria meditou com frequência na vida de São Tiago Apóstolo. Em Cristo que passa, escreve: “Também a nós nos chama e nos pergunta como a Tiago e João: Potestis bibere calicem quem ego bibiturus sum? (Mt XX, 22); estais dispostos a beber o cálice (este cálice da completa entrega ao cumprimento da vontade do Pai) que eu vou beber? Possumus! (Mt XX, 22). Sim, estamos dispostos! - é a resposta de João e Tiago... Vós e eu, estamos dispostos seriamente a cumprir, em tudo, a vontade do nosso Pai, Deus? Demos ao Senhor o nosso coração inteiro ou continuamos apegados a nós mesmos, aos nossos interesses, à nossa comodidade, ao nosso amor-próprio? Há em nós alguma coisa que não corresponda à nossa condição de cristãos e que nos impeça de nos purificarmos”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Mozart - The Magic Flute - Overture (Levine/Met Orch)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai [...], esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»

«Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos diz o Senhor» (cf. Is 55,8). O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber e amar muito. Está dito que a felicidade está mais em dar do que em receber (Act 20,35), e é verdade, mas quando Jesus quer tomar para Si a doçura de dar, não é delicado recusar. Deixemo-Lo tomar e dar tudo o que quiser; a perfeição consiste em fazer a Sua vontade, e a alma que se entrega totalmente a Ele é chamada pelo próprio Jesus «Sua mãe, Sua irmã» e toda a Sua família. Aliás, «se alguém Me tem amor, há-de guardar a Minha palavra; e o Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.» (Jo 14,23). Oh, como é fácil agradar a Jesus, deleitar o Seu coração; basta amá-Lo sem olharmos demasiado para nós próprios, sem examinar excessivamente os próprios defeitos [...].

Os directores espirituais fazem-nos aproximar da perfeição levando-nos a praticar um grande número de actos de virtude e têm razão, mas o meu director, que é Jesus, não me ensina a contar os meus actos; ensina-me a fazer tudo por amor, a não Lhe recusar nada, a estar contente quando me dá ocasião de Lhe mostrar que O amo, mas isso acontece na paz, no abandono; é Jesus que faz tudo e eu nada faço.

Jesus dá aos Seus discípulos o poder de curar os corpos, esperando confiar-lhes o poder, muito mais importante, de curar as almas. Observa como Ele mostra, simultaneamente, a facilidade e a necessidade desta obra. Efectivamente, que diz Ele? «A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos.» Não é para a sementeira que vos envio, mas para a colheita. [...] Falando assim, Nosso Senhor incutia-lhes confiança e mostrava-lhes que o trabalho mais importante já tinha sido realizado.

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Carta 142

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

«Porque todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe» (Mt 12, 50)


Leitura completa - Mt 12, 46-50