Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

“Não é difícil converter o trabalho em oração”

Trabalhemos, e trabalhemos muito e bem, sem esquecer que a nossa melhor arma é a oração. Por isso, não me canso de repetir que havemos de ser almas contemplativas no meio do mundo que procuram converter o seu trabalho em oração. (Sulco, 497)

Convencei-vos de que não se torna difícil converter o trabalho num diálogo de oração. Basta oferecê-lo a Deus e meter mãos à obra, pois Ele já nos está a ouvir e a alentar. Assim, nós, no meio do trabalho quotidiano, conquistamos o modo de ser das almas contemplativas, porque nos invade a certeza de que Deus nos olha, sempre que nos pede uma nova e pequena vitória: um pequeno sacrifício, um sorriso à pessoa importuna, começar pela tarefa menos agradável e mais urgente, ter cuidado com os pormenores de ordem, ser perseverante no dever quando era tão fácil abandoná-lo, não deixar para amanhã o que temos de terminar hoje... E tudo isto para dar gosto ao Nosso Pai Deus! Entretanto, talvez sobre a tua mesa ou num lugar discreto que não chame a atenção, para te servir de despertador do espírito contemplativo, pões o crucifixo, que já se tornou para a tua alma e para a tua mente o manual onde aprendes as lições de serviço.

Se te decidires – sem fazer coisas esquisitas, sem abandonar o mundo, no meio das tuas ocupações habituais – a entrar por estes caminhos de contemplação, sentir-te-ás imediatamente amigo do Mestre e com o encargo divino de abrir os caminhos divinos da terra a toda a humanidade. Sim, com esse teu trabalho contribuirás para que se estenda o reinado de Cristo em todos os continentes e seguir-se-ão, uma atrás da outra, as horas de trabalho oferecidas pelas longínquas nações que nascem para a fé, pelos povos do leste barbaramente impedidos de professar com liberdade as suas crenças, pelos países de antiga tradição cristã onde parece que se obscureceu a luz do Evangelho e as almas se debatem nas sombras da ignorância...

Que valor adquire então essa hora de trabalho, esse continuar com o mesmo empenho durante um pouco mais de tempo, alguns minutos mais, até rematar a tarefa. Convertes assim, de um modo prático e simples, a contemplação em apostolado, como necessidade imperiosa do coração, que pulsa em uníssono com o dulcíssimo e misericordioso Coração de Jesus, Nosso Senhor. (Amigos de Deus, 67)

São Josemaría Escrivá

Händel: E a glória do Senhor (Messiah, HWV 56)

Faleceu, em Macau, o jesuíta espanhol Luis Ruiz, conhecido como «pai dos pobres»

O sacerdote jesuíta espanhol Luis Ruiz faleceu esta quarta-feira em Macau, aos 97 anos de idade, após ter desenvolvido um trabalho social na antiga colónia portuguesa que o levou a ser tratado como ‘Luk Ngai’ (pai dos pobres).

A sua morte foi lamentada pelo chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On que em nota oficial, quis render "a mais sentida homenagem a este grande filantropo e distinto cidadão".

Natural de Espanha, Luis Ruiz Suárez chegara a Macau há cerca de 60 anos, tendo dedicado a sua vida às causas sociais.

O líder do Governo macaense assinala que o sacerdote transmitiu “a mensagem de amor e de esperança aos mais necessitados e vulneráveis, trabalhando sempre em prol do próximo”, algo que o "tornou grande merecedor do reconhecimento e respeito de toda a sociedade de Macau".

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Arqueologia: Equipa italiana diz ter encontrado túmulo do apóstolo Filipe, na Turquia

O arqueólogo Francesco d’Andria afirmou esta quarta-feira ter encontrado na Turquia o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, após anos de escavações em Pamukkale, na zona oeste do país.

“Há 12 anos que tentamos encontrar o túmulo de São Filipe. Finalmente encontrámo-lo entre os escombros de uma igreja que escavávamos há cerca de um mês”, disse Francesco d’Andria, professor de arqueologia e história da arte grega e romana na Universidade de Lecce, na Itália.

O arqueólogo explicou que o túmulo ainda não foi aberto, mas acredita que a sua estrutura e as escrituras na pedra provem que aquela seja efetivamente a sepultura de São Filipe (século I).

“Um dia será aberta. Esta descoberta é de grande importância para a arqueologia e para todo o mundo cristão”, disse.

Originário da Galileia, Filipe foi um dos doze apóstolos, tendo viajado, após a morte de Jesus, para evangelizar as regiões da Ásia Menor.

Segundo documentos e testemunhos históricos, o apóstolo terá sido lapidado e depois crucificado pelos romanos.

Um edifício octogonal guardou a memória do apóstolo São Filipe em Hierápolis, existindo ainda uma basílica erguida no século VI.

Hierápolis é hoje considerada Património Mundial da Unesco e conhecida também por “cidade sagrada”.

As relíquias de São Filipe estão guardadas numa igreja de Roma, juntamente com as de São Tiago Menor; a festa litúrgica dos dois apóstolos é celebrada anualmente a 3 de maio.

RM/OC


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sacerdote para a eternidade (premonitório, que grande amor e entrega!)

Homem de 34 anos acusado de agredir padre junto à Igreja

Um homem de 34 anos vai ser hoje presente a tribunal, para primeiro interrogatório judicial, acusado de ter agredido, ao final da tarde de quarta-feira, o pároco de Argoncilhe, Santa Maria da Feira, informou a GNR.

Segundo fonte da GNR, as agressões terão ocorrido no largo da Igreja, cerca das 19h, quando o pároco, de 81 anos, se preparava para celebrar a missa.

O presumível agressor foi retido no local por populares até a chegada da patrulha da GNR, que o deteve.

O sacerdote necessitou de receber assistência hospitalar e informou a GNR que pretendia apresentar queixa contra o suspeito das agressões.

Luas/SOL AQUI

Padre cancela casamento por falta de roupa interior (abençoado Sacerdote que teve a coragem de enfrentar as modas instituídas e correntes)

Altar-mor de talha barroco, estilo Rocaille

Noiva brasileira não usava lingerie sob o vestido. Padre recusou-se a celebrar o casamento, acusando-a de desrespeitar o altar sagrado.

Um padre brasileiro recusou-se a celebrar um casamento porque a noiva não estava a usar roupa interior. A união foi cancelada perante 230 convidados que, estupefactos, ouviram o sermão do pároco sobre "o respeito pelo altar sagrado".

O episódio ocorreu em Maceió, Alagoas, Brasil e foi desencadeado pelo enorme decote nas costas do vestido que a noiva envergava. Esse facto desagradou de imediato o padre Jonas Mourinho, de 68 anos, que chamou a noiva à atenção quando esta chegou ao altar.

Desconfiado, o padre encaminhou a nubente, de 25 anos, para a uma sala da sacristia, onde solicitou a uma 'ministra' daquele espaço para confirmar se a jovem tinha roupa interior vestida.

As suspeitas do padre confirmaram-se, sendo que a jovem não usava nem sutiã... nem cuecas. E a revelação na 'ministra' foi ainda mais longe, ao acrescentar no seu relato que a noiva tinha os pelos púbicos totalmente depilados.

(…)

O religioso cancelou o casamento e informou os pais dos noivos e, posteriormente, os convidados de que "a noiva não respeitava o altar sagrado".

(…)

(Fonte: Expresso AQUI)

Bispo de Oslo: Atentados na Noruega foram ataque contra a humanidade

O Bispo de Oslo, D. Bernt Ivar Eidsvig, considerou que os atentados perpetrados na capital da Noruega há poucos dias tiveram como alvo real a todos os seres humanos, independentemente de suas inclinações religiosas, políticas, ou culturais.

Na sexta-feira 22 de julho, o norueguês Anders Behring Breivik de 32 anos de idade, detonou uma bomba no distrito governamental de Oslo, e abriu fogo contra dezenas de jovens de um acampamento político juvenil na ilha de Utoya.

O ataque constitui o primeiro ato terrorista da história da Noruega. Inicialmente estimaram mais de 90 mortos, mas a cifra diminuiu nas últimas horas devido a um erro nos cálculos iniciais da polícia.

Em declarações à Rádio Vaticano, D. Eidsvig animou à união dos noruegueses e considerou que Breivik – a quem a imprensa apresenta como cristão fundamentalista de extrema direita –, é uma pessoa com problemas mentais graves.

"Acredito que a ideologia não é suficiente para explicar tudo isto", indicou o bispo.

(Fonte: ‘ACI Digital’)

É recomendável comungar na boca e de joelhos – Cardeal Cañizares Llovera

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.

A resposta do Cardeal foi breve e singela: "é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos".

Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve "ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus". 

"Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos", afirmou.

O Cardeal disse também que comungar desta forma "é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos".

"De fato – acrescentou – se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz".

O Prefeito do Vaticano disse ainda que "se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos numa canção espanhola".

Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário "corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos".

Esta formação, explicou, deve fazer que "celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia".

Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, "os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Itália: Agredido sacerdote fisicamente, o motivo?, celebrar a Missa Tradicional


O diário Il Giornale Della Toscana, de 26 de julho de 2011, destaca a notícia em primeira página; o pároco de San Michele a Ronta (Firenze), Itália, Pe. Hernan Garcias Pardo, sacerdote ítalo-argentino, foi agredido no quarta-feira passada por um fiel que lhe causou feridas nos ombros na presença de suas irmãs e de sua mãe.

O sacerdote desde algum tempo havia sido objeto de críticas por um grupo de fiéis porque havia voltado a celebrar a Santa Missa segundo o rito tradicional (Forma Extraordinária). “Você tem sido forte, mas vamos te rachar a cabeça, teu amigo Satanás”, foi uma das muitas mensagens ameaçadoras enviadas previamente ao Pe. Garcias Pardo.

Depois da agressão, o sacerdote foi levado ao hospital de Borgo San Lorenzo onde lhe prestaram a atenção necessária. O agressor do sacerdote foi  denunciado a seu tempo à policia.

(Fonte: ‘ Fratres in unum.com’ AQUI)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§1278. O rito essencial do Baptismo consiste em mergulhar na água o candidato ou em derramar água sobre a sua cabeça, pronunciando a invocação da Santíssima Trindade, isto é, do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Gregorian Chant Sanctum et Immaculata

S. Josemaría nesta data em 1974



Em Lima, Peru, em frente de uma imagem de S. José. Em Caminho tinha escrito: “São José, Pai de Cristo, é também teu Pai e teu Senhor. – Recorre a Ele”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Beata Maria Teresa Kowalska, virgem e mártir, +1941

Beatificada por João Paulo II em 13 de Junho de 1999 conjuntamente com mais 107 mártires do nazismo

Nasceu em Varsóvia em 1902. Desconhece-se o nome e a profissão dos seus pais. Recebeu a sua primeira Comunhão no dia 21 de Junho de 1915, e o sacramento da Confirmação no dia 21 de Maio de 1920. O seu pai, simpatizante socialista, foi para a União Soviética na década de 1920 com grande parte da família.

Aos 21 anos, recebe a graça da vocação religiosa. Ingressou no Mosteiro das Clarissas Capuchinhas de Przasnysz no dia 23 de Janeiro de 1923. Tomou o hábito no dia 12 de Agosto de 1923 e recebeu o nome de Maria Teresa do Menino Jesus. Emitiu a sua primeira profissão no dia 15 de Agosto de 1924 e a profissão perpétua no dia 26 de Julho de 1928.

Era uma pessoa delicada e doente, mas disponível para todos e para tudo. No Mosteiro servia a Deus com devoção e piedade. Com o seu modo de ser conquistava o carinho de todos, diz uma das irmãs. Gozava de grande respeito e consideração por parte das superioras e das outras irmãs. Exerceu vários ofícios: porteira, sacristã, bibliotecária; Mestra de noviças e Conselheira. Maria Teresa vive a sua vida religiosa em silêncio, totalmente dedicada a Deus, com grande entusiasmo. Um dia este serviço a Deus foi posto a dura prova.

No dia 2 de Abril de 1941, os alemães irromperam no Mosteiro e prenderam todas as irmãs, levando-as para o Campo de concentração de Dzialdowo. Entre elas estava a Irmã Maria Teresa, doente com tuberculose. As 36 irmãs ficaram presas no mesmo local e suportaram umas condições de vida que ofendiam a dignidade humana: ambiente sujo, fome terrível, terror contínuo. As irmãs observavam com horror a tortura a que eram submetidas outras pessoas ao mesmo tempo, entre as quais se encontravam o Bispo de Plock, A. Nowowiejski e L. Wetmanski, e muitos outros sacerdotes. Depois de passar um mês naquelas condições de vida, a saúde das irmãs debilitou-se. A Irmã Maria Teresa foi uma das que mais se ressentiu, que pelo menos se mantinha de pé.

Sobreveio-lhe uma hemorragia pulmonar. Faltava não só o serviço médico mas também a água para matar a sede e para a higiene. Suportou o sofrimento com coragem e, até onde lhe foi possível, rezou junto com as restantes irmãs. Outras vezes rezava ela sozinha. Durante a prova, e consciente da proximidade da morte, dizia: “Eu, daqui, não sairei; entrego a minha vida para que as irmãs possam regressar ao Mosteiro”. Isso mesmo dizia à abadessa: “Madre, ainda falta muito?”. Morreu na noite de 25 de Julho de 1941. Desconhece-se o paradeiro dos seus restos mortais.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida» (Jo 3,36)

[Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer:] No dia do juízo final, quando o Verbo, Meu Filho, revestido da Minha majestade, vier julgar o mundo com o Seu poder divino, não virá como aquele pobre miserável que era quando nasceu do seio da Virgem, num estábulo, no meio dos animais, ou como morreu entre dois ladrões. Nessa altura o Meu poder estava escondido n'Ele; como homem, deixei-O sofrer penas e tormentos. Não é que a Minha natureza divina estivesse separada da natureza humana, mas deixei-O sofrer como homem para expiar os vossos pecados. Não, não é assim que Ele virá no momento supremo: Ele virá com todo o Seu poder e todo o esplendor da Sua própria pessoa. [...]

Aos justos, inspirará um temor respeitoso e, ao mesmo tempo, um grande júbilo. Não é que a Sua face mude: a Sua face é imutável, em virtude da natureza divina, porque Ele é um coMigo; e, em virtude da natureza humana, a Sua face é igualmente imutável, uma vez que assumiu a glória da ressurreição. Ele parecerá terrível aos olhos dos condenados, porque os pecadores vê-Lo-ão com o olhar de medo e perturbação que têm dentro de si próprios.

Não é isso que se passa com a visão doente? No sol brilhante vê apenas trevas, enquanto o olho são vê nele a luz. Não é que a luz tenha algum defeito; não é o sol que muda. O defeito está no olho do cego. É assim que os condenados verão o Meu Filho: entre trevas, ódio e confusão. Será por culpa da sua própria enfermidade e não por causa da Minha majestade divina, com a qual o Meu Filho aparecerá para julgar o mundo.

Santa Catarina de Sena (1347-1380), Terceira Dominicana, Doutora da Igreja, co-Padroeira da Europa
Diálogo, cap. 39

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

Ele disse-lhes: «Por isso todo o escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». (Mt 13, 52)
Leitura completa - Mt 13, 47-53