Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 14 de agosto de 2011

Friedrich Gulda - W. A. Mozart Sonate Nr. 13, KV 333, B-Dur

“Sentirei o calor da tua divindade”


Quando se trabalha por Deus, é preciso ter "complexo de superioridade" – fiz-te notar. – Mas – perguntavas-me – isso não é uma manifestação de soberba? – Não! É uma consequência da humildade, de uma humildade que me faz dizer: – Senhor, Tu és o que és. Eu sou a negação. Tu tens todas as perfeições: o poder, a fortaleza, o amor, a glória, a sabedoria, o império, a dignidade... Se eu me unir a Ti, como um filho quando se põe nos braços fortes do pai ou no regaço maravilhoso da mãe, sentirei o calor da tua divindade, sentirei as luzes da tua sabedoria, sentirei correr pelo meu sangue a tua fortaleza. (Forja, 342)

Recordo-vos que, se formos sinceros, se nos mostrarmos tal como somos, se nos endeusarmos com humildade, não com soberba, vós e eu manter-nos-emos sempre seguros em qualquer ambiente. Poderemos falar sempre de vitórias e chamar-nos-emos vencedores, com essas íntimas vitórias do amor de Deus que nos trazem a serenidade, a felicidade da alma, a compreensão.

A humildade animar-nos-á a levar a cabo grandes trabalhos, com a condição de não perdermos de vista a consciência da nossa pequenez e de ir aumentando, um pouco mais cada dia, a convicção da nossa pobre indigência. (Amigos de Deus, n. 106)

São Josemaría Escrivá

Bento XVI pede orações pelas JMJ de Madrid e desenvolve breve catequese sobre a fé, domingo ao meio-dia, em Castelgandolfo


Em vésperas da sua partida para Madrid, para participar na Jornada Mundial da Juventude, Bento XVI pediu hoje, ao meio-dia, em Castelgandolfo, orações por essa intenção, nas saudações dirigidas em várias línguas aos diversos grupos de peregrinos presentes, que incluíam também jovens a caminho da capital espanhola.

Today our thoughts turn to the young people now gathering in Madrid for World Youth Day…
Am Donnerstag werd ich nach Madrid ajfbrechen, wo heuer der Weltjugendtag stattfindet…
Invito a todos a encomendar en la oración este Viaje Apostólico a España… 
“Convido todos a encomendar na oração esta Viagem Apostólica à Espanha, que levarei a cabo dentro de poucos dias, para que nele se recolham abundantes frutos de vida cristã”. 

Na saudação aos peregrinos de língua francesa, Bento XVI ligou a sua referência à JMJ de Madrid com o tema da liturgia de hoje, a fé da mulher cananeia, louvada com grande apreço por Jesus. Sem dúvida um dos aspetos que, de acordo com o lema desta JMJ (“Enraizados e alicerçados em Cristo, firmes na fé”), o Papa não deixará de recordar aos jovens de todo o mundo que se estão congregando na capital espanhola…

En union avec les jeunes en marche vers Madrid pour vivre les Journées Mondiales de la Jeunesse, je vous invite à méditer sur le trésor de la foi qui nous a été transmis…

“Em união com os jovens a caminho de Madrid para viverem a Jornada Mundial da Juventude, convido-vos a meditar sobre o tesouro da fé que nos foi transmitido e a acolhê-lo com gratidão. Comprometamo-nos a responder de maneira responsável ao apelo de Deus, optando por fundamentar a nossa vida sobre Cristo. Neste caminho, nós não estamos sós”.

Na catequese brevemente desenvolvida na alocução antes do Angelus, Bento XVI apresentou o Evangelho deste domingo, com a insistente, humilde e confiante oração da mulher cananeia, que pede a Jesus que cure a sua filha. Petição que acaba por ser satisfeita por Jesus, que elogia a sua grande fé. Uma fé que serve de modelo para todos nós…

“Também nós somos chamados a crescer na fé, a abrir-nos e a acolher com liberdade o dom de Deus. É o caminho que Jesus fez percorrer aos seus discípulos, à mulher cananeia e aos homens de todos os tempos e povos, a cada um de nós. A fé abre-nos ao conhecimento e ao acolhimento da real identidade de Jesus, a sua novidade e unicidade, a sua Palavra, a viver uma relação pessoal com Ele.
O conhecer da fé é um dom de Deus, que se revela a nós, não como um uma entidade abstrata sem rosto e sem nome, mas como uma Pessoa, que quer entrar conosco numa profunda relação de amor, envolvendo toda a nossa vida.
Por isso, cada dia o nosso coração deve viver a experiência da conversão: passar do homem dobrado sobre si mesmo ao homem aberto à ação de Deus, ao homem espiritual, que se deixa interpelar pela Palavra do Senhor e abre a própria vida ao seu Amor”.
 

Aos peregrinos polacos, Bento XVI recordou que ocorre hoje o septuagésimo aniversário do martírio de São Maximiliano Kolbe, no campo de extermínio de Auschwitz…
“O seu heróico amor é um sinal luminoso da vitoriosa presença de Deus no drama humano do ódio, do sofrimento e da morte. Rezemos para que através do nosso amor os homens de todo o mundo experimentem esta presença divina”.
 

Entre os peregrinos de língua espanhola presentes hoje em Castelgandolfo, sobressaía uma peregrinação de fiéis cubanos, acompanhados pelo cardeal Jaime Ortega Alamino, arcebispo de Havana. Na saudação que lhes dirigiu, o Papa exprimiu a sua “proximidade e afeto a todos os filhos deste amado país”.

Como habitualmente, este encontro dominical com os fiéis concluiu com uma saudação aos italianos presentes. Como tinha feito nas outras línguas, também aqui Bento XVI recordou a JMJ de Madrid 2011: “A todos peço que acompanhem espiritualmente com a oração a minha viagem a Madrid, que vou empreender dentro de dias, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. A todos um bom domingo!”

Rádio Vaticano

JMJ 2011 - Eu vou ainda que só em espírito e oração


Oração para a preparação da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011


AMIGO E SENHOR JESUS CRISTO


Amigo e nosso Senhor Jesus Cristo
como és grande!
Com as Tuas palavras e obras revelaste-nos
Quem é Deus, Teu Pai e Pai de todos nós
E quem Tu és: nosso Salvador
Tu nos chamas a estar conTigo.

Queremos seguir-Te onde quer que vás
Damos-Te graças pela Tua Encarnação
És o Filho Eterno de Deus, mas não Te incomodou humilhares-Te e fazeres-Te homem
Damos-te graças pela Tua Morte e Ressurreição
Obedeceste à vontade do Pai até ao fim
E por isso és Senhor de todos e de todas as coisas
Damos-Te graças porque na Eucaristia ficaste entre nós
A Tua Presença, o Teu Sacrifício, o Teu Banquete
Convidam-nos a sempre nos unirmos a Ti
Chamas-nos a trabalhar conTigo
Queremos ir onde Tu nos enviares
A anunciar o Teu Nome, a curar em Teu Nome, a acompanhar os nossos irmãos até Ti

Dá-nos o Teu Espírito Santo, que nos ilumine e fortaleça
A Virgem Maria, a Mãe de Deus que nos deste na Cruz anima-nos
A fazer o que Tu nos dizes
Tu és a Vida!
Que o nosso pensamento, o nosso amor e o nosso trabalhar tenham as suas raízes em Ti!
Tu és a nossa Rocha!
Que a fé em Ti seja o fundamento sólido de toda a nossa vida!

Pedimos-te pelo Papa Bento XVI, pelos Bispos
E por todos os que preparam a próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid
Pedimos-te pelas nossas famílias, pelos nossos amigos
E em especial pelos jovens que te vão conhecer neste encontro
Pelo testemunho firme e gozoso da fé

(Fonte: AQUI)

Padre Lombardi minimiza as vozes contra a viagem do Papa a Madrid


Tudo pronto em Espanha para as Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Madrid, na próxima semana. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, teve ontem um encontro com os jornalistas para ilustrar o programa da viagem apostólica do Papa a Madrid, de 18 a 21. Trata-se da vigésima viagem internacional de Bento XVI, a terceira em terras espanholas, mas a sua primeira deslocação a Madrid.

Centenas de milhares de jovens, mas também 800 bispos (um quarto dos prelados de todo o mundo!) e também uns seis mil seminaristas e milhares de sacerdotes: estes alguns dos dados fornecidos pelo padre Lombardi, para sublinhar o caráter extraordinário desta terceira JMJ de Bento XVI. Aliás a viagem do Papa não coincide exclusivamente com o encontro mundial dos jovens: o programa inclui encontros com o rei D. Juan Carlos, com o primeiro-ministro Zapatero, com o líder da oposição Rajoy, assim como também com o mundo académico e com jovens com deficiências. Em todo o caso – reconheceu padre Lombardi – o centro e razão de ser desta viagem do Papa é a Jornada Mundial da Juventude, com o lema escolhido pelo pontífice: “Enraizados e alicerçados em Cristo, firmes na fé”. 

Do conjunto dos números do programa, sublinhados três momentos: - a Via Sacra, na sexta-feira, na Praça de Cibeles, iniciada e concluída pelo Papa, que seguirá pessoalmente todas as “estações”; - a vigília de oração com os jovens, no sábado à noite, no aeroporto “Cuatro Vientos”, com o tocante e intenso momento da adoração eucarística; e finalmente, - a missa , no mesmo aeroporto, no domingo de manhã, momento culminante de toda a iniciativa.

Os jovens inscritos são uns 400 mil, mas – foi lembrado – a experiência ensina que normalmente o número efetivo dos participantes é três vezes superior. Os organizadores aguardam a participação de mais de um milhão de jovens.

Relativamente a algumas manifestações de dissenso, Padre Lombardi redimensionou a questão, observando que tal não constitui nem surpresa nem preocupação: é algo que ocorre normalmente por ocasião das diversas viagens papais, dando voz a objeções de quem não está de acordo com o Santo Padre. 
Finalmente, foi recordado que será a primeira vez, numa JMJ, em que o Papa em pessoa confessará alguns jovens que desejem celebrar o sacramento da Reconciliação.

Rádio Vaticano

S. Josemaría nesta data em 1931

Escreve uma carta a Isidoro Zorzano pedindo-lhe que reze pela conversa que vai ter com um amigo acerca da sua vocação cristã: “Peço-te uma oração especialíssima e alguma expiação pequena, voluntária”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Passo-a-rezar.net (clique no título para rezar, ouvir uma leitura de Domingo com a respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

REGINA CAELI LAETARE, Antifona gregoriana, Schola Gregoriana Mediolanensis

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)







§1409. A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra do salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo, obra tornada presente pela acção litúrgica.

S. Maximiliano Maria Kolbe

Nasceu na Polónia, em 1894. Morreu num campo de concentração nazista, oferecendo a sua vida em favor de um pai de família condenado à morte. Era franciscano conventual. Ensinou teologia em Cracóvia. Devotadíssimo de Nossa Senhora, fundou, na Polónia, a Milícia da Imaculada. E para maior divulgação da devoção à Imaculada, criou a Revista Azul, destinada aos operários e camponeses, alcançando, em 1938, cerca de 1 milhão de exemplares. A "Cidade da Imaculada" abrigava 672 religiosos e um vasto parque gráfico. Foi precursor das comunicações. Perto de Nagasaki fundou uma segunda Cidade da Imaculada com o seu boletim mariano e missionário, impresso em japonês.


Regressado à Polónia, foi preso pelos nazistas devido à influência que a revista e publicações marianas exerciam. Foi dia 7 de Fevereiro de 1941, em Varsóvia. Dali foi levado para Auschwitz e condenado a trabalhos forçados. Exerceu um verdadeiro apostolado no meio dos companheiros de infortúnio, encorajando-os a resistir com firmeza de ânimo. Foi ali que se ofereceu para morrer no lugar de Francisco Gajowniczek. Único sobrevivente do grupo, no subterrâneo da morte, Maximiliano Kolbe resistiu por quinze dias à fome, à sede, ao desespero na escuridão do cárcere. Confortava os companheiros, os quais, um após outro, aos poucos sucumbiam. Morreu com uma injecção de fenol que lhe administraram. Era o prisioneiro com o nº 16.670. Foi no dia 14 de Agosto de 1941. Beatificado por Paulo VI em 1971, foi canonizado por João Paulo II, em 1982.


Toda a razão de ser, de sofrer e de morrer do Padre Kolbe esteve em perscrutar - para dela viver e fazer que se vivesse - a resposta de Maria a Bernardette: "Sou a Imaculada Conceição".


(Fonte: Evangelho Quotidiano)