Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Johann Sebastian Bach, Double Violin Concerto in D minor

“Não dialogues com a tentação”


Chapinhas nas tentações, pões-te em perigo, brincas com a vista e com a imaginação, falas de... disparates. E depois assustas-te por te assaltarem dúvidas, escrúpulos, confusões, tristeza e desalento. Hás-de conceder-me que és pouco coerente. (Sulco, 132)

Havemos de fomentar nas nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. "Senhor (repete-o de coração contrito), que nunca mais Te ofenda!".

Mas não te assustes ao notar o lastro do teu pobre corpo e das paixões humanas: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que "isso" existe. A tua miséria não é obstáculo; é acicate para te unires mais a Deus, para O procurares com constância, porque Ele nos purifica. (Sulco, 134)

Não dialogues com a tentação. Deixa-me que to repita: tem a coragem de fugir; e a fortaleza de não experimentar a tua debilidade, vendo até onde podias chegar. Corta, sem concessões! (Sulco, 137)

Não tens desculpa nenhuma. A culpa é só tua. Se sabes (conheces-te o suficiente) que por esse caminho – com essas leituras, com essa companhia... – podes acabar no precipício, porque te obstinas em pensar que talvez seja um atalho que facilita a tua formação ou que amadurece a tua personalidade?

Muda radicalmente de plano, ainda que te exija mais esforço, menos diversões ao alcance da mão. Já são horas de te portares como uma pessoa responsável. (Sulco, 138)

São Josemaría Escrivá

Fátima: aniversário da quarta aparição a 19 de Agosto

O aniversário da quarta aparição de Nossa Senhora, em Fátima, assinala-se a 19 de Agosto, com um programa que inclui a recitação do Terço na Capelinha pelas 10h00 seguida de Procissão às 10h45 até à Igreja da Santíssima Trindade aonde será celebrada a Santa Missa pelas 11h00.


A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, os videntes Lúcia, Francisco e Jacinta tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.

No mesmo dia à noite o Santuário realiza uma Procissão aos Valinhos com a seguinte programação:


21:30 - Rosário e Procissão aos Valinhos, com início na Capelinha (levar pilhas eléctricas em vez de velas).


22:00 - Rosário, na Capelinha (para quem não pode ir aos Valinhos)

S. Josemaría nesta data em 1974

Está na Venezuela desde o dia 15 de Agosto, mas continua doente por causa do mal da altitude que o afectou no Equador. Durante umas semanas permanece em Altoclaro, um centro de conferências a poucos quilómetros de Caracas: “No Equador, toda a minha catequese consistiu em não falar, porque o Senhor não mo permitiu. Sofri muito pelos vossos irmãos dali, que me esperavam com tanto carinho. Aqui na Venezuela, faremos também o que Deus quiser. Desculpem que ainda não esteja bem de todo, e oxalá o Senhor permita que possamos ter essas tertúlias que dizeis”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§ 1412. Os sinais essenciais do sacramento eucarístico são o pão de trigo e o vinho da videira, sobre os quais é invocada a bênção do Espírito Santo, e o sacerdote pronuncia as palavras da consagração ditas por Jesus durante a última ceia: «Isto é o meu corpo, que será entregue por vós... Este é o cálice do meu sangue...»

Lang Lang - BBC Proms 2008 (2ª parte)



Schubert: Fantasia in F minor, D940 - for piano duet
Debussy: La fille aux cheveux de lin; Les collines d'Anacapri (Preludes, Book 1)
Traditional Chinese: Moonlight Reflections; Spring Dance
Liszt, transcr. Horowitz: Hungarian Rhapsody No 2, S244.

Santa Beatriz da Silva, religiosa, +1490

Nasceu em terras portuguesas, em Campo Maior ou, talvez, em Ceuta. Pertencia à mais alta nobreza de Portugal, sendo aparentada com a própria Família Real.


Ainda jovem, acompanhou como dama de honra sua prima D. Isabel, Infanta portuguesa que partiu para Castela a fim de se casar com o rei daquela nação, João II.


Na Corte castelhana, a beleza deslumbrante de Beatriz logo atraiu para ela todas as atenções e a nova rainha, com ciúmes, concebeu o propósito de matá-la. Para isso prendeu-a numa arca sem ventilação. Dias depois, abriu a arca esperando encontrar um cadáver, mas achou Santa Beatriz viva e em perfeita saúde. A Santíssima Virgem aparecera-lhe durante a prisão e fizera-lhe companhia, preservando miraculosamente sua vida e incumbindo-a de fundar uma Ordem religiosa destinada a venerar a Imaculada Conceição.


A rainha aarrependeu-se da sua maldade e autorizou Beatriz a retirar-se para um convento dominicano, em Toledo, onde viveu mais de 30 anos, não como religiosa, mas como pensionista, à espera da hora em que pudesse realizar a fundação.


Já idosa, recebeu certo dia a visita da rainha Isabel, a Católica, filha daquela que tentara matá-la. Auxiliada por Isabel, fundou a Ordem das Concepcionistas.


Desde que se afastou da Corte, Beatriz havia adotado o costume de conservar sempre o rosto velado, para evitar que sua beleza fosse ocasião de pecado. No leito de morte, quando lhe foi ministrada a Santa Unção, descobriram-lhe o rosto e, para grande surpresa, constatou-se que ela, embora tivesse mais de 60 anos de idade, tinha conservado a mesma fisionomia de jovem. Deus quis, por esse milagre, mostrar como Lhe era agradável a ilibada pureza de Santa Beatriz.


(Fonte: 'Evangelho Quotidiano')

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

Do Evangelho de hoje

Assim os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos (Mt 20, 16)
Leitura completa - Mt 20, 1-16