Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Via Sacra da JMJ 2011

JMJ - Resumo do dia de Bento XVI

Papa pede aos jovens que assistiram à Via Sacra que fiquem ao lado de quem sofre

O Papa Bento presidiu hoje à Via Sacra, um dos pontos altos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Madrid

O Papa Bento XVI presidiu hoje à Via Sacra, em Madrid, uma oportunidade pedir aos jovens de todo o mundo que estejam com os mais desfavorecidos e que não olhem para o lado quando virem alguém a sofrer.


“Queridos jovens, que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos”, declarou o Santo Padre.


“Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes. As diversas formas de sofrimento, que foram desfilando diante dos nossos olhos ao longo da Via-Sacra, são apelos do Senhor para edificarmos as nossas vidas seguindo os seus passos e para nos tornarmos sinais do seu conforto e salvação”, sublinhou.


Perante de milhares e milhares de pessoas que escutaram as suas palavras em Madrid e de milhões em todo o mundo, Bento XVI afirmou que “a paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre os nossos ombros o sofrimento do mundo”.


“Com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes; pelo contrário, fez-Se um de nós «para poder padecer com o homem, de modo muito real, na carne e no sangue (...). A partir daí entrou em todo o sofrimento humano, é  alguém que partilha o sofrer e o padecer”, frisou o Papa.


Bento XVI presidiu hoje à Via Sacra, realizada ao longo da avenida Passeio de Recoletos, entre a praça Colón e a Cibeles.


Dez jovens, muitos com os panos tradicionais da Palestina, iniciaram a Via Sacra, transportando uma cruz de madeira que percorreu o Passeio de Recoletos.
Inédita, por não ser feita com personagens, mas com imagens religiosas da Semana Santa Espanhola, a Via Sacra foi percorrida por Bento XVI, no papamóvel, que depois saudou os jovens presentes e recordou os que diariamente "passam as suas próprias vias crucis".


Considerada um dos actos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre até domingo, a Via Sacra conta com obras de Gregório Fernandez, Luísa Roldán, Franscisco Salzillo ou Manuel Ramos Corona.

(Fonte: site Rádio Renascença AQUI)

J. S. Bach - "Jesus, bleibet meine Freude" BWV 14 (Jesus alegria dos homens)



Jesus bleibet meine Freude,
Meines Herzens Trost und Saft,
Jesus wehret allem Leide,
Er ist meines Lebens Kraft,
Meiner Augen Lust und Sonne,
Meiner Seele Schatz und Wonne;
Darum lass ich Jesum nicht
Aus dem Herzen und Gesicht.

Saber vencer-se todos os dias”


Não é espírito de penitência fazer uns dias grandes mortificações e abandoná-las noutros. Espírito de penitência significa saber vencer-se todos os dias, oferecendo coisas – grandes e pequenas – por amor e sem espectáculo. (Forja, 784)

Mas ronda à nossa volta um potente inimigo, que se opõe ao nosso desejo de encarnar dum modo acabado a doutrina de Cristo: o orgulho que cresce quando não procuramos descobrir, depois dos fracassos e das derrotas, a mão benfeitora e misericordiosa do Senhor. Então a alma enche-se de penumbra – de triste obscuridade – crendo-se perdida. E a imaginação inventa obstáculos que não são reais, que desapareceriam se os encarássemos com um pouco de humildade. Com o orgulho e a imaginação, a alma mete-se por vezes em tortuosos calvários; mas nesses calvários não está Cristo, porque onde está o Senhor goza-se de paz e de alegria, mesmo que a alma esteja em carne viva e rodeada de trevas.

Outro inimigo hipócrita da nossa santificação: pensar que esta batalha interior tem de dirigir-se contra obstáculos extraordinários, contra dragões que respiram fogo. É outra manifestação de orgulho. Queremos lutar, mas estrondosamente, com clamores de trombetas e tremular de estandartes.

Temos de nos convencer de que o maior inimigo da pedra não é o picão ou o machado, nem o golpe de qualquer outro instrumento, por mais contundente que seja: é essa água miúda, que se mete, gota a gota, entre as gretas da fraga, até arruinar a sua estrutura. (Cristo que passa, 77)

São Josemaría Escrivá

"O amor rico em inteligência e a inteligência cheia de amor": Bento XVI aos universitários, no mosteiro do Escorial


Bento XVI alertou hoje em Madrid para os perigos de um ensino superior baseado exclusivamente no utilitarismo, tendo desafiado os professores universitários a serem exemplares para os alunos e a procurarem a verdade com humildade.

A “genuína ideia de universidade” evita a “visão reducionista e distorcida do humano”, integrando “um ideal que não deve ser desvirtuado por ideologias fechadas ao diálogo racional, nem por servilismos a um lógica utilitarista de simples mercado, que olha para o homem como mero consumidor”, frisou o Papa.

As afirmações foram proferidas esta manhã na basílica de São Lourenço do Escorial perante 1500 jovens docentes do ensino superior inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), provenientes de instituições espanholas e de outros países, incluindo alguns dos participantes no recente congresso mundial das Universidades Católicas, de 12 a 14 passados, em Ávila, sobre “Identidade e missão da Universidade Católica”.

O discurso, proferido após a saudação do arcebispo de Madrid, cardeal Rouco Varela, e de um estudante, ressaltou a importância da “exemplaridade que se exige de todo o bom educador”, apelou aos professores para serem “estímulo e fortaleza” para os estudantes e acentuou que o ensino “não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens”.

No seu discurso, recordando o lema desta JMJ, sobre o enraizamento em Cristo e a firmeza na fé, o Papa perguntou-se onde é que os jovens de hoje poderão “encontrar pontos de referência, numa sociedade quebradiça e instável”. Por vezes – observou – “pensa-se que a missão de um professor universitário é exclusivamente a de formar profissionais competentes e eficazes que satisfaçam a procura laboral” do momento. Perante esta “visão utilitarista da educação, mesmo da educação universitária”, Bento XVI recordou “a genuína ideia de Universidade”, que a preserve de tal perspetiva “reducionista e distorcida do humano”.

“a universidade foi, e deve continuar a ser, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. Por isso, não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja quem promoveu a instituição universitária; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem tudo foi feito e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus.”
 

“Esta boa nova (observou ainda o Papa) entrevê uma racionalidade em toda a criação e contempla o homem como uma criatura que compartilha e pode chegar a reconhecer esta racionalidade”.
 

“Deste modo, a universidade encarna um ideal que não deve ser desvirtuado por ideologias fechadas ao diálogo racional, nem por servilismos a um lógica utilitarista de simples mercado, que olha para o homem como mero consumidor.

Falando da importante missão da Universidade, com a “honra e responsabilidade de transmitir” um genuíno “ideal universitário”, o Papa convidou os presentes a sentirem-se continuadores daqueles “homens e mulheres que se devotaram a propor e valorizar a fé perante a inteligência dos homens”.

“os jovens precisam de mestres autênticos: pessoas abertas à verdade total nos diversos ramos do saber, capazes de escutar e viver dentro de si mesmos este diálogo interdisciplinar; pessoas convencidas sobretudo da capacidade humana de avançar a caminho da verdade. A juventude é tempo privilegiado para a busca e o encontro com a verdade.”

Na parte final do seu discurso aos universitários espanhóis, Bento XVI, abordou um tema que lhe é caro – a relação entre conhecimento e amor, entre verdade e caridade:

“Não podemos avançar no conhecimento de algo, se não nos mover o amor; nem tampouco amar uma coisa em que não vemos racionalidade; porque «não aparece a inteligência e depois o amor: há o amor rico de inteligência e a inteligência cheia de amor». Se estão unidos a verdade e o bem, estão-no igualmente o conhecimento e o amor. Desta unidade deriva a coerência de vida e pensamento, a exemplaridade que se exige de todo o bom educador.”

A concluir, a advertência de que o verdadeiro mestre universitário terá a humildade de não centrará em si mesmo as atenções dos estudiosos, conduzindo-os isso sim à verdade que procuram.
 

“Na actividade intelectual e docente, a humildade é também uma virtude indispensável, pois protege da vaidade que fecha o acesso à verdade. Não devemos atrair os estudantes para nós mesmos, mas encaminhá-los para essa verdade que todos procuramos. Nisto vos ajudará o Senhor, que vos propõe ser simples e eficazes como o sal, ou como a lâmpada que dá luz sem fazer ruído.»

Rádio Vaticano

Freira de 103 anos rompe clausura de 84 para ver o Papa

Soror Teresita, como é conhecida a freira espanhola de 103 anos que entrou no convento no mesmo dia em que nasceu Bento XVI, rompe sábado o recorde mundial de clausura (84 anos) para conhecer pessoalmente o Papa.

A freira, do Convento da Mãe de Deus de Buenafuente del Sistal, em Guadalajara, no sopé da serra madrilena, saudará Bento XVI na nunciatura em Madrid, a convite do pontífice que está desde quinta-feira na capital.

Na tarde de sábado, Teresita (Valeriana Barujuén) será acompanhada por Soror Maria, a madre superior do Convento, que recebeu o convite enviado, em nome de Bento XVI, pelo núncio apostólico em Espanha, Renzo Fratini.

"Em nome de sua santidade Bento XVI, sua excelência o monsenhor Renzo Fratini tem a honra de convidar a irmã Valeriana Barujuén, para saudar o Santo Padre na nunciatura apostólica", refere o convite.

Inicialmente o encontro esteve marcado para a manhã de hoje, durante uma missa privada, uma hora demasiado cedo para a freira, tendo acabado por ser mudado para sábado.

Fontes do Convento explicaram que a religiosa está "muito agradecida" ao Papa pelo convite.

Teresita pertence à ordem de Cister e tem sido durante as últimas duas décadas superiora da sua comunidade religiosa.

Natural de Foronda (Álava) fez parte, com nove outras freiras de clausura, no livro "Que faz uma rapariga como tu num sítio como este?", de Jesus Garcia, onde conta o que sentiu quando entrou no Convento Cisterciense de Buenafuente, exactamente no dia em que Bento XVI nascia.

"Tive medo de entrar. Mas o Senhor ajudou-me. Não sabia nada de freiras, mas Ele e a santa Teresita ajudaram-me e, entre eles, garantiram que não me acobardava", explicou.

(Fonte: DN online AQUI)

A radicalidade da consagração evangélica, nada antepondo a Cristo: Bento XVI às jovens religiosas, ao fim da manhã


“Perante o relativismo e a mediocridade”, impõe-se a necessidade da “radicalidade testemunhada pela consagração, como pertença a Deus sumamente amado” – recordou-o Bento XVI a umas 1.600 jovens religiosas concentradas no chamado “pátio dos reis”, que constitui o adro da basílica de São Lourenço, a igreja do mosteiro do Escorial, a 50 km de Madrid. 
Um encontro marcado pela jovialidade das jovens consagradas, que aclamaram o Papa, à sua chegada, com um entusiasmo delirante, o mesmo entusiasmo com que todos os outros jovens das JMJ rodearam o cortejo papal, tanto à saída da nunciatura como na parte final do percurso, nesta localidade do Escorial.
 

Na sua alocução, o pontífice propôs a vida religiosa como uma “exegese viva” da Palavra de Deus: 

“Queridas irmãs, cada carisma é uma palavra evangélica que o Espírito Santo recorda à sua Igreja. A vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Deste modo, viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese” viva da Palavra de Deus. Dela brotou cada um dos carismas e é dela que cada Regra quer ser expressão, dando origem a itinerários de vida cristã marcados pela radicalidade evangélica».

Esta “radicalidade evangélica” da vida consagrada corresponde afinal – observou o Papa – ao lema desta JMJ – “Enraizados e edificados em Cristo”. A vida consagrada significa ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, nada antepondo a Cristo.

Rádio Vaticano

RECOLHA DE ASSINATURAS pro REFERENDO-VIDA


Assim queiram os portugueses, e estaremos próximo da conversão clara do Estado Português de uma cultura de morte, a uma cultura da Vida. Apelamos em especial a todos os jovens para connosco enfrentarem e vencerem os grandes desafios colocados por esta Causa, recolhendo as assinaturas necessárias à convocação do primeiro referendo nacional de iniciativa popular, para consagração da defesa dos Direitos Humanos.
Este é o momento de agir, não de adiar. O processo de convocação de um referendo nacional é longo, nos seus complexos trâmites através de órgãos de soberania como a Assembleia da República, o Tribunal Constitucional e a Presidência da República. Recentemente, foram pelo Bloco de Esquerda apresentadas propostas de Lei sobre Eutanásia e Testamento Vital. Mais do que isso, a dramática oportunidade e urgência deste referendo é-nos diariamente reafirmada pelas combatentes pro-Vida que, no terreno, testemunham a progressiva banalização da morte de seres humanos indefesos. De resto, como afirmava em Janeiro de 2008 o então presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, «estas iniciativas, são sempre oportunas»
Reunidas as 75.000 assinaturas necessárias, teremos a oportunidade de afirmar, pelo voto, se queremos uma legislação verdadeiramente igual para todos, ou iniquamente discriminatória. Queremos ou não que em Portugal vigore um Estado de Direito, onde as leis a todos reconhecem os Direitos Humanos fundamentais, consagrados na Declaração Universal de 1948 e na própria Constituição da República Portuguesa? Vencendo esta causa não faremos mais do que confirmar a posição de que Portugal tanto se honra, de ter sido o primeiro país, no mundo, a abolir a pena de morte.

No referendo de iniciativa popular que estamos a propor, os portugueses serão chamados a pronunciar-se seriamente se o Estado deve ter, ou não, o «poder de vida e de morte», sobre os seus actuais e futuros cidadãos, em todas as fases da sua vida, que a ciência mostrou, indiscutivelmente, ser uma evolução continua, desde a concepção à morte natural.
A comissão executiva nacional pro referendo-Vida apela a toda a população portuguesa, amante dos valores da dignidade humana, da justiça, da equidade, da igualdade, da não-violência, da fraternidade, da paz, em suma - dos valores da vida, para que se junte a este movimento da Sociedade Civil, aconfessional, apartidário e aberto, a fim de que - no momento oportuno - o pedido de referendo possa dar entrada na Assembleia da República.
Portugal, 15 de Agosto de 2011
----------------------------------
Comissão Executiva Nacional pro referendo-Vida
Leonor Ribeiro e Castro, Maria das Dores Folque, Vera de Abreu Coelho, Carlos Fernandes, Luís Botelho, Luís Paiva, Miguel Lima, Rodrigo Castro
Primeiros subscritores
Daniel Pinto Serrão, António Gentil Martins

Atores de 'Transformers' e 'High School Musical' apresentam o lado católico de Hollywood


O ator de 'Transformers' Matthew Marsden assegurou que os atores e atrizes de Hollywood "não são só entretenimento" e que muitos deles "são católicos, têm fé e vão à igreja com suas famílias" embora isto não saia nas revistas.

"Não vamos ver nos títulos que um ator vai à missa, mas há muitos atores católicos em Hollywood", sublinhou Marsden que quis "mostrar esse outro lado" da balança do cinema durante a apresentação do Programa de Cinema da JMJ no qual serão exibidos vários filmes de temática religiosa.

Durante a conferência de imprensa para explicar o programa cinematográfico que pela primeira vez na história é incluído na JMJ, a responsável da área de Cultura da JMJ, Carla Díez de la Rivera, destacou que "o Senhor está esperando no tapete vermelho da rua do Fuencarral para aproximar-se dos corações" porque, em sua opinião, Deus quer falar através do conteúdo plasmado em um filme ou através das interpretações dos distintos atores.

Por isso, vaticinou que "o Senhor vai transformar a vida de muitas pessoas" e pediu aos assistentes que se deixem "desconcertar por Deus".

Nesse sentido, a responsável pelas atividades de cinema da JMJ, Teresa Ekobo, elogiou que o cinema religioso seja possível e agradeceu a "gratuidade absoluta" dos filmes, que foram cedidas por seus autores para este programa, ao mesmo tempo que agradeceu a generosidade dos donos dos cinemas da rua Fuencarral, que na quarta-feira à tarde estiveram abertos para a exibição de mais de uma vintena de filmes em 16 salas.

Do mesmo modo, a atriz de 'High School Musical' e a primeira Embaixatriz da ONU para a Juventude - desde novembro de 2010 -, Monique Coleman, destacou que teve a sorte de fazer seus sonhos realidade mas que não estaria onde está sem sua fé nem sem a força de Deus. Por isso, afirmou que quer compartilhar sua fé com os jovens.

"É importante para mim expor a verdade aos jovens, para que vejam que não tudo é 'glamour' a forma em que se fazem realidade os sonhos. É muito importante que os jovens conheçam quem são, que aprendam a amar-se a si próprios, a aprender de si mesmos. O cinema é visto como algo superficial e neste momento eu busco mostrar a outras pessoas que fazer o bem pode repercutir no mundo", refletiu a jovem atriz, que disse estar na JMJ porque é "uma pessoa jovem que ama aos jovens e que acima de tudo ama a Deus".

Por sua parte, o produtor da longa metragem 'A Paixão de Cristo', Steve Mc Eveety, explicou que sua presença na JMJ se deve ao fato que ele queria ver milhares de jovens celebrando o Papa Bento XVI, porque esta é a primeira vez que se inclui o cinema na JMJ e porque aproveitou para realizar o Caminho do Santiago com sua família durante os dias prévios.

Enquanto, o protagonista do filme francês 'Il Etait une Foi', Gabriel de Lepinau, anunciou que no próximo ano ingressará no Seminário e explicou que ele e seu companheiro de filme Charles Guilhamon, percorreram o ano passado 12.000 quilômetros em 20 países para descobrir a fé das pessoas com o passar do mundo e, especialmente, em lugares onde os cristãos estão esquecidos ou perseguidos, como o Iraque, Índia, Nepal ou em algumas comunidades da Amazónia.

Deste modo, ambos explicaram que viajaram a estes países em bicicleta, de igreja em igreja para descobrir "todas as caras". "Esta viagem tinha que apoiar-se na confiança na providência divina", assinalou Lepinau.

Por sua parte, o padre William Raymond, que dirige uma produtora que desde 1947 se dedica a filmes religiosos em Hollywood, explicou que sua última produção 'O Rosário das Estrelas' surgiu como resultado da proposta de João Paulo II de que os jovens não deixassem de rezar o rosário, para o que no filme se mostra como várias estrelas do mundo do cinema, do espetáculo e do desporto, rezam o rosário e se costuma fazê-lo, e também destacou que é possível rezar via online com "gente famosa".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição de JPR)

O que o Senhor fez em mim (What the Lord has done in me

S. Josemaría nesta data em 1931


O ponto 332 de Caminho, “Àquele que puder ser sábio, não lhe perdoamos que o não seja”, nasce de uma frase escrita hoje.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§ 1414. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é oferecida também em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos e para obter de Deus benefícios espirituais ou temporais.

Beethoven, Concerto No. 5 para Piano “O Imperador” (Krystian Zimerman intérprete acompanhado pela Filarmónica de Viena dirigida por Leonard Bernstein. Louvado seja Deus Nosso Senhor por tão brilhantes compositor, intérprete e maestro!)

S. João Eudes, presbítero, +1680


São João Eudes, nasceu em Ri, perto de Argentan, na França, no ano de 1601. Ingressou na Congregação do Oratório, fundada por Bérulle, e ordenado sacerdote, dedicou-se à pregação entre o povo. Dois anos se passaram, estourando a epidemia da peste na Normandia e João foi para lá prestar assistência aos doentes. Nunca temeu ser contaminado. Quando o mal parecia debelado, João contraiu-o, mas superou a crise. Restabelecendo-se, retomou suas missões entre o povo. Era um grande pregador, eficaz e seguido.

O Sécuulo XVII foi marcado pelo jansenismo, quietismo, filosofismo; é o século da desconfiança, do esquecimento e do desprezo no que se refere à espiritualidade cristã, mas também é o século de grande renovação da piedade e da devoção realizada por homens como Bérulle, Condren, Olier, Vicente de Paulo, Grignon de Montfort e João Eudes.

No ano de 1643, João Eudes fundou a Congregação de Jesus e Maria, cuja finalidade principal era a preparação espiritual dos candidatos ao sacerdócio e a pregação das missões ao povo. Paralelamente a esta, surgiu a congregação feminina chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual no século XIX derivou a Congregação do Bom Pastor.

São Pio X definiu São João Eudes pai, doutor e apóstolo da devoção aos sacratíssimos corações de Jesus e de Maria. A influência deste santo foi grande não só em seu país, renovando a velha Normandia, pobre de vida cristã, como também em todo o mundo cristão.

São João Eudes morreu em Caen no dia 19 de agosto do ano 1680, com setenta e nove anos de idade. Foi canonizado no ano de 1925.

 (Fonte: Evangelho Quotidiano)

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

«O maior e o primeiro mandamento»

Para poder amar muito a Deus no céu, é preciso, em primeiro lugar, amá-Lo muito na terra. O grau do nosso amor a Deus no fim da nossa vida será a medida do nosso amor a Deus durante a eternidade. Queremos adquirir a certeza de nunca nos separarmos desse Bem soberano na vida presente? Estreitemo-Lo cada vez mais nos laços do nosso amor, dizendo-Lhe com a Esposa do Cântico dos Cânticos: «En-con¬trei Aquele que o meu coração ama. Abracei-O e não O largarei» (Ct 3,4). Como é que a Esposa sagrada abraçou o seu Bem-Amado? «Com os braços da caridade», responde Guillaume [...]; «É com os braços da caridade que abraçamos a Deus», retoma Santo Ambrósio. Feliz daquele que puder gritar como São Paulino: «Que os ricos possuam as suas riquezas, que os reis possuam os seus reinos: a nossa glória, a nossa riqueza e o nosso reino, são Cristo!» E com Santo Inácio: «Dá-me apenas o Teu amor e a Tua graça, que isso me basta». Faz com que Te ame e que seja amado por Ti; não desejo nem tenho mais nada a desejar senão isso.


Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), bispo e doutor da Igreja
Oitava homília para a novena de Natal


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Evangelho de hoje

Jesus disse-lhe: «”Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento”. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22, 37-39)
Leitura completa - Mt 22, 34-40