Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

17 Out - 14h30 às 20h30m - Curso MyStyle no Auditório AESE em Lisboa (inscrições até ao dia 7 de Outubro)

Rachmaninov Symphony no.2 op.27 [HD]

Horowitz toca a Sonata em C Major K. 330 de Mozart

“Amar com todo o coração a pobreza”

Se estamos perto de Cristo e seguimos as suas pegadas, temos de amar com todo o coração a pobreza, o desprendimento dos bens terrenos, as privações. (Forja, 997)

Como imaginas tu o porte de Nosso Senhor? Já pensaste com que dignidade vestiria aquela túnica inconsútil, que provavelmente terá sido tecida pelas mãos de Santa Maria? Não te lembras de como em casa de Simão se lamenta por não lhe haverem oferecido água para se lavar, antes de se sentar à mesa?

Com certeza que o Senhor trouxe à baila essa falta de urbanidade, para realçar com tal facto o ensinamento de que é nos pormenores que se mostra o amor. Mas procura também deixar claro que se atém aos usos sociais do ambiente. Portanto, tu e eu esforçar-nos-emos por estar desapegados dos bens e das comodidades da terra, mas sem destoar e sem fazer coisas estranhas.

Para mim, uma manifestação de que nos sentimos senhores do mundo, administradores fiéis de Deus, é cuidar das coisas que usamos, com interesse em conservá-las, em fazê-las durar, em mantê-las impecáveis e em fazê-las servir o mais tempo possível para o seu fim, de maneira a não haver desperdício. (Amigos de Deus, 122)

São Josemaría Escrivá

Quem são os Anjos da Guarda ? (vídeos em espanhol e inglês)

Cruz e ícone das JMJ Rio-2013 continuam a sua peregrinação pelo Brasil

Depois da grande recepção dos dois símbolos das JMJ que peregrinarão no Brasil e no cone sul até a JMJ 2013 no vento congregou mais de 100 mil católicos em São Paulo o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB) divulgou as datas da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelas dioceses do Estado de São Paulo.

A Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora começaram a peregrinar pela Arquidiocese de São Paulo, que forma a Sub-região Pastoral SP 1, em 18/9, durante o evento Bote Fé, uma grande celebração que reuniu mais de milhares de pessoas no Campo de Marte, zona norte da capital. 

Para falar sobre o Bote Fé,  
ACI Digital entrou em contato com Rafael Alberto, secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo, quem esteve envolvido na organização do evento e compartilhou sua avaliação do evento.

“A avaliação que eu faço do Bote Fé é extremamente positiva... Superámos completamente nossa expectativa de público. Iniciamos os trabalhos contando com uma participação de até 15 mil pessoas no decorrer da organização, saltamos para 30 mil e no fim do processo falávamos em conseguir pouco mais de 50 mil”.

“Segundo a PM e a Prefeitura, foram mais de 100 mil pessoas que passaram pelo evento, aliás, só no horário da acolhida da Cruz, nós tínhamos 100 mil pessoas reunidas no campo de marte”, contou Rafael.

Sobre o resto do percurso da cruz em terras paulistas Rafael Alberto explicou à ACI Digital que “a Cruz e o Ícone estão percorrendo as várias dioceses do Estado de São Paulo (regional Sul 1 da CNBB) até o dia 30 de outubro. Neste dia, a última diocese do estado a acolher os símbolos é a de Barretos durante a celebração do Dia Nacional da Juventude. Em seguida, os símbolos partem para o Espírito Santo, que junto com Minas Gerais formam o Regional Leste 2”. 

Segundo a informação divulgada no portal da arquidiocese paulistana, de São Paulo os símbolos seguiram para as dioceses da Sub-região Pastoral SP 2 – Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Santos, Santo André, Santo Amaro, Campo Limpo e Osasco.

Por questões de logística, nem todas as dioceses receberão os símbolos da JMJ em suas sedes. Nesses casos, acontecerão celebrações nas sedes das sub-regiões, informa a web da arquidiocese de São Paulo.

Para saber mais sobre o itinerário da cruz e do ícone da JMJ no estado de São Paulo confira o calendário em:

http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/21268

(Fonte: ‘ACI Digital’)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1972

Começa uma viagem por Espanha e Portugal onde, durante dois meses, faz uma intensa catequese, reunindo-se com milhares de pessoas para lhes falar de Deus. Num encontro com estudantes, no Colégio Universitário da Moncloa, diz: “Ser um bom cristão quer dizer ser um bom estudante, alegre, com as qualidades dos jovens, que são muitas. Quando ouço falar mal da juventude actual, zango-me: porque fazeis o mesmo que todos nós fizemos, os que já não somos tão jovens, quando o éramos. De modo que não há razão para vos preocupardes. As virtudes dos jovens são muitas e, além disso, tendes ânimo, entusiasmo. Estudai, não percais o bom humor, e empregai a vossa simpatia para levar a todos os ambientes a doutrina de Cristo”.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)



§1726. As bem-aventuranças ensinam-nos qual o fim último a que Deus nos chama: o Reino, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação, o repouso em Deus.

Santo dia - São Francisco de Assis

S. Francisco de Assis

São Francisco de Assis, nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, no ano de 1182, de pai comerciante, o jovem rebento de Bernardone, gostava das alegres companhias e gastava com certa prodigalidade o dinheiro do pai. Sonhou com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o "status" que sua condição exigia, e aos vinte anos, alistou-se como cavaleiro no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, mas em Espoleto, teve um sonho revelador no qual era convidado a seguir de preferência o Patrão do que o servo, e em 1206 , aos 24 anos de idade para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo: riquezas, ambições, orgulho, e até da roupa que usava, para desposar a Senhora Pobreza e repropor ao mundo, em perfeita alegria, o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa.


Já inteiramente mudado de coração, e a ponto de mudar de vida, passou um dia pela igreja de São Damião, abandonada e quase em ruínas. Levado pelo Espírito, entrou para rezar e se ajoelhou devotamente diante do crucifixo. Tocado por uma sensação insólita, sentiu-se todo transformado. Pouco depois, coisa inaudita, a imagem do Crucificado mexeu os lábios e falou com ele. Chamando-o pelo nome, disse: "Francisco, vai e repara a minha casa que, como vês, está em ruínas".


Com a renúncia definitiva aos bens paternos, aos 25 anos, Francisco deu início à sua vida religiosa. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos, cuja ordem foi aprovada pelo Papa Inocêncio III. Santa Clara, sua dilecta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. Neste capítulo da vida do santo é caracterizado por intensa pregação e incessantes viagens missionárias, para levar aos homens, frequentemente armados uns contra os outros, a mensagem evangélica de Paz e Bem. Em 1220, voltou a Assis após ter-se aventurado a viagem à Terra Santa, à Síria e ao Egipto, redigindo a segunda Regra, aprovada pelo Papa Honório III. Já debilitado fisicamente pelas duras penitências, entrou na última etapa de sua vida, que assinalou a sua perfeita configuração a Cristo, até fisicamente, com o sigilo dos estigmas, recebidos no monte Alverne a 14 de Setembro de 1224.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

W.A. Mozart - “A Flauta Mágica” – abertura – direcção da Met de James Levine

Passo-a-rezar.net (clique no título para ouvir uma meditação, o Evangelho do dia e respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)

«Marta recebeu-O em sua casa. [...] Maria [...] escutava a Sua palavra»

Depois de recebermos Nosso Senhor na Eucaristia e O termos presente no nosso corpo, não havemos de O deixar só e de nos ocuparmos doutras coisas sem fazer mais caso d'Ele [...], mas de ter n'Ele todo o nosso sentido. Dirijamo-nos a Ele com ferventes preces e convivamos com Ele em fervente meditação. Digamos como o profeta: «Escutarei o que diz o Senhor dentro de mim» (Sl 85(84),9). Assim, [...] se Lhe dermos toda a nossa atenção, Ele não deixará de pronunciar, no mais íntimo do nosso ser, esta ou aquela palavra e com ela nos proporcionar grande conforto espiritual e proveito para a nossa alma.


Sejamos, ao mesmo tempo, Marta e Maria. Como Marta, façamos de tal sorte que toda a nossa actividade exterior a Ele se restrinja e consista em acolhê-Lo como devemos: primeiro a Ele, e de seguida a cada um dos que O acompanham — a todos aqueles que não são apenas Seus discípulos, mas Ele próprio: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25,40). [...] Esforcemo-nos, pois, por conservar o nosso Hóspede. Digamos-Lhe, como os dois discípulos ao entrar no povoado de Emaús, «Fica connosco, [Senhor]» (Lc 24,29). Então, com toda a certeza, não Se afastará mais de nós, a não ser que O rejeitemos com a nossa própria ingratidão.


São Tomás Moro (1478-1535), estadista inglês, mártir
Do Tratado Como Receber o Sagrado Corpo de Nosso Senhor


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 4 de Outubro de 2011

Indo em viagem, entrou numa aldeia, e uma mulher, chamada Marta, recebeu-O em sua casa. Esta tinha uma irmã, chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, ouvia a Sua palavra. Marta, porém, afadigava-se muito na contínua lida da casa. Aproximando-se, disse: «Senhor, não Te importas que a minha irmã me tenha deixado só com o serviço da casa? Diz-lhe, pois, que me ajude». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, tu afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas quando uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».


Lc 10, 38-42