Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 6 de novembro de 2011

A ausência de Deus

Se Deus fica ausente da minha vida, falta-me um guia, uma amizade essencial e também uma alegria que me faz falta para a vida. Falta-me também a força para crescer como pessoa, para superar os meus vícios e para amadurecer em termos humanos.

(Encontro de catequese e oração com as crianças da Primeira Comunhão – 15.10.05 – Bento XVI)

Every Day I Thank You - Michael Brecker & Pat Metheny

Anunciar a Cristo

«Na realidade, tudo o que é constitutivo do nosso ministério não pode ser produto das nossas capacidades pessoais. Isto é válido para a celebração dos Sacramentos, mas vale igualmente para o serviço da Palavra: não somos enviados para nos anunciarmos a nós mesmos nem às nossas opiniões pessoais, mas para anunciar o mistério de Cristo e, n’Ele, a medida do verdadeiro humanismo».

(Discurso ao clero de Roma em 13/V/2005 – Bento XVI)

Situação actual da investigação histórica sobre Jesus - Respondem os especialista da Universidade de Navarra

Beethoven - Sonata nº 4 para violino

Jesus ficou na Eucaristia por amor

A frequência com que visitamos o Senhor está em função de dois factores: fé e coração; ver a verdade, e amá-la. (Sulco, 818)

O coração! De vez em quando, sem poderes evitá-lo, projecta-se uma sombra de luz humana, uma recordação grosseira, triste, "saloia"...

Vai imediatamente ao Sacrário, física ou espiritualmente; e voltarás à luz, à alegria, à Vida! (Sulco, 817)

Assoma muitas vezes a cabeça ao oratório, para dizeres a Jesus: –... abandono-me nos teus braços.

Deixa a seus pés o que tens: as tuas misérias!

Desta maneira, apesar da turbamulta de coisas que levas dentro de ti, nunca perderás a paz. (Forja, 306)

Jesus ficou na Eucaristia por amor..., por ti.

Ficou, sabendo como o receberiam os homens... e como o recebes tu.

Ficou, para que o comas, para que o visites e lhe contes as tuas coisas e, falando intimamente com Ele na oração junto do Sacrário e na recepção do Sacramento, te apaixones cada dia mais e faças com que outras almas – muitas! – sigam o mesmo caminho. (Forja, 887)

São Josemaría Escrivá

Seremos julgados sobre o amor vivido concretamente: Bento XVI antes do Angelus

Partindo das leituras bíblicas deste domingo o Papa Bento XVI, antes da recitação do Angelus prosseguiu a sua reflexão sobre a vida eterna iniciada por ocasião da comemoração de todos os fieis defuntos. Sobre este ponto - salientou – é nítida a diferença entre quem acredita e quem não acredita, ou poder-se-ia dizer da mesma maneira entre quem espera e quem não espera.


Se tiramos Deus, se tiramos Cristo das nossas vidas o mundo cai de novo no vazio e na escuridão. E este facto encontra confirmação também nas expressões de niilismo contemporâneo, um niquilismo muitas vezes inconsciente que infelizmente contagia tantos jovens.


Bento XVI fez depois uma referencia ao Evangelho deste domingo – a parábola das dez virgens, afirmando que a verdadeira sapiência é aproveitar da vida mortal para realizar obras de misericórdia, porque depois da morte isto não será possível. Quando formos despertados para o juízo final, este verificar-se-á com base no amor praticado na vida terrena. E este amor - salientou Bento XVI – é dom de Cristo, difundido em nós pelo Espírito Santo. E concluiu:
Quem acredita em Deus - Amor traz em si uma esperança invencível, como uma lâmpada com a qual atravessar a noite para além da morte, e chegar á grande festa da vida.


O Papa disse depois que segue com apreensão os trágicos episódios que se verificaram nos dias passados na Nigéria e enquanto reza pelas vitimas, convidou a pôr termo a toda a violência que não resolve os problemas, mas que os aumenta, semeando ódio e divisão também entre os crentes.


Na saudação aos peregrinos de língua italiana o Papa dirigiu o seu pensamento á cidade de Génova duramente atingida por uma aluvião. Asseguro a minha oração pelas vitimas, pelos familiares e por todos aqueles que sofreram graves prejuízos, disse o Papa que pediu a Nossa Senhora da Guarda que sustente a querida população de Génova no empenho solidário para superar esta provação.


Não faltou neste domingo uma saudação do Papa em língua portuguesa:


Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em particular os membros do Instituto das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que vieram do Brasil em peregrinação aos lugares de origem da fundadora, Santa Teresa Verzeri, no décimo aniversário da sua canonização. Desejo abundantes graças divinas, às suas filhas e irmãs espirituais e aos seus devotos, para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!


Rádio Vaticano

Bom Domingo do Senhor!

Tudo façamos na nossa breve passagem por esta vida para que quando queiramos estar junto do Senhor e no Seu Reino não nos suceda bater à Sua porta, como nos narra o Evangelho de hoje (Mt 25, 1-13) e ela se encontre fechada. Ao amá-Lo com todo o nosso coração, seguimos os seus mandamentos estaremos sempre junto Dele.

Senhor concede-nos a Tua graça hoje e sempre!

Confiança e esperança

Minha querida Meg, não posso deixar de confiar em Deus; contudo, sinto que o medo poderia bem afundar-me. Recordar-me-ei que S. Pedro, por causa da sua pouca fé, começava a ir ao fundo sob o efeito do vento e farei como ele: chamarei por Cristo e pedir-lhe-ei auxílio. Assim, espero que Ele me estenda a mão, me agarre e não me deixe soçobrar no mar alterado.

(Excerto carta escrita da prisão em 1534 por S Tomás Moro)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1972

Chega a Pozoalbero (Jerez, Espanha), uma quinta onde passará uns dias, durante os quais milhares de pessoas ali irão para o ouvir falar de Deus. Um dia, ao encontrar-se com dois jardineiros, diz-lhes: Que magníficas estão todas estas plantas, todas estas flores que tratam... Que vos parece: que vale mais o vosso trabalho ou o de um ministro?... Depende do amor que tivererem; se fizerem isso com mais amor que um ministro, vale mais o vosso trabalho”

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/6-11-5)

São Nuno de Santa Maria (Santo Condestável)

Nasceu a 24 de Junho de 1360 no Castelo do Bonjardim. Aos 13 anos fazia parte do séquito do rei Dom Fernando e por essa altura foi armado Cavaleiro. Por obediência a seu pai casa com D. Leonor de Alvim, rica dama de Entre-Douro-e-Minho. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz. Após a morte de D. Fernando e porque a filha deste era casada com o rei de Espanha, vendo ameaçada a independência nacional entra em actividade política. Em Santarém dá-se o estranho encontro com o Alfageme de Santarém. Convidado pelo Mestre de Avis foi eleito Regedor e Defensor do Reino. Após vencer várias batalhas (Atoleiros, Aljubarrota) e já viúvo lança ombros à construção do Convento do Carmo, em Lisboa. Em 1422 partilha os seus bens e professa no Carmo, em 15 de Agosto de 1423. Sempre o dia de Nossa Senhora da Assunção a presidir aos momentos culminantes da sua vida. Ei-lo agora o asceta despegado de toda as ambições terrenas, frivolidades, entregue por completo ao único fito de adorar e servir a Deus: o herói de outra batalha que, depois de se ter mostrado invencível nas lutas do mundo, abandona tudo para se tornar apenas, humilde e feliz, Frei Nuno de Santa Maria.


A 15 de Janeiro de 1918 a Sagrada Congregação dos ritos, em sessão plenária, aprova e reconhece o culto do Santo Condestável, que o Papa Bento XV confirma, no decreto de 23 de Janeiro do mesmo ano. Em 26 de Abril de 2009, foi canonizado por Bento XVI.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Do Catecismo da Igreja Católica (CIC)





§1839. As virtudes morais desenvolvem-se pela educação, por actos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina purifica-as e eleva-as.

Passo-a-rezar.net (clique no título para rezar, ouvir uma leitura de Domingo com a respectiva meditação e reflectir. Obrigado!)