Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Amar a Cristo...

Querido Jesus, hoje concentrámo-nos principalmente no Teu amadíssimo Filho Karol Woytila beatificado há um ano, desculpamo-nos se secundarizámos o Amor Filial e sobrenatural neste início de mês que é dedicado a Nossa Senhora e que nutrimos por Ela e pelo Ti que sois Deus em unidade com o Pai e o Espírito Santo, mas como pecadores que somos, nem sempre conseguimos perspectivar e ordenar da maneira mais correcta os nossos afectos. Amo-Te muitíssimo e rogo-Te que envies um beijo especial à minha mãe já falecida há quarenta e dois anos.Bem-haja por seres o meu porto de abrigo!


JPR

João Paulo II e os jovens contado por imagem em 40s

Imitação de Cristo, 1, 23, 8

Quem se lembrará de ti depois da morte? E quem rogará por ti? Faze já, irmão caríssimo, quanto puderes; pois não sabes, quando morrerás nem o que te sucederá depois da morte. Enquanto tens tempo, ajunta riquezas imortais. Só cuida em tua salvação, ocupa-te só nas coisas de Deus. Granjeia agora amigos, venerando os santos de Deus e imitando suas obras, para que, ao saíres desta vida, te recebam nas eternas moradas (Lc 16,9).

A vossa vocação humana é uma parte da vossa vocação divina

Jesus, nosso Senhor e nosso Modelo, crescendo e vivendo como um de nós, revela-nos que na existência humana – a tua –, as ocupações correntes e vulgares têm um sentido divino, de eternidade. (S Josemaría Escrivá - Forja, 688) 


A fé e a vocação de cristãos afectam toda a nossa existência e não só uma parte dela. As relações com Deus são necessariamente relações de entrega e assumem um sentido de totalidade. A atitude de um homem de fé é olhar para a vida, em todas as suas dimensões, com uma perspectiva nova: a que nos é dada por Deus.

Vós, que hoje celebrais comigo esta festa de S. José, sois todos homens dedicados ao trabalho em diversas profissões humanas, formais diversos lares, pertenceis a diferentes nações, raças e línguas. Adquiristes formação em centros de ensino, em oficinas ou escritórios, tendes exercido durante anos a vossa profissão, estabelecestes relações profissionais e pessoais com os vossos companheiros, participastes na solução dos problemas colectivos das vossas empresas e da sociedade.

Pois bem: recordo-vos, mais uma vez, que nada disso é alheio aos planos divinos. A vossa vocação humana é uma parte, e parte importante, da vossa vocação divina.

Esta é a razão pela qual vos haveis de santificar, contribuindo ao mesmo tempo para a santificação dos outros, vossos iguais, precisamente santificando o vosso trabalho e o vosso ambiente: a profissão ou ofício que enche os vossos dias, que dá fisionomia peculiar à vossa personalidade humana, que é a vossa maneira de estar no mundo: o vosso lar, a vossa família; e a nação em que nascestes e que amais. (S. Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 46)

"OS VOSSOS 40 ANOS SÃO MOTIVO DE ALEGRIA E AGRADECIMENTO"

Mensagem do cardeal Angelo Bagnasco aos membros da Renovação Carismática italiana

O lema “No Espírito clamamos: Jesus é o Senhor!” é uma profissão de fé que "ressoa através dos séculos no seio da Igreja, mãe de todos os crentes em Cristo", diz a mensagem do cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, ao presidente da Renovação Carismática na Itália, Salvatore Martinez, no 35º encontro nacional do movimento.
Proclamar que Jesus é o Senhor está em perfeita simbiose com a proclamação do Ano da Fé pelo papa Bento XVI, de outubro próximo até dezembro de 2013, para que cada crente "redescubra o conteúdo da fé professada, celebrada, vivida e pregada, e reflita sobre o próprio ato de crer" (Porta Fidei, n° 9).
"Todos podem compreender o quanto é necessário este compromisso e, principalmente, o quanto ele é urgente para o desafio educacional das gerações mais jovens, para construírem uma fé vivida e pensada na comunidade cristã". O 40º aniversário da Renovação Carismática em Itália "é motivo de alegria para mim e para todos os bispos italianos", acrescentou o presidente da CEI.
A alegria é motivada pelos "frutos espirituais de conversão e de arraigamento eclesial, verdadeiro selo de toda a autêntica inspiração divina". E o agradecimento é a Deus, "pelo dom de novos carismas que ele sempre concede à sua Igreja conforme as necessidades de cada tempo", e àqueles que, "com lealdade e dedicação, se desgastaram nos últimos anos para transmitir aos outros o dom recebido".

(Fonte: ‘ZENI’ com ligeira adaptação de JPR)

João Paulo II, documentário biográfico do Canal ‘História’ locução em espanhol

Maria Santíssima, Mãe da Igreja e Nossa Mãe

O mês de Maio é o mês de Maria Santíssima, Mãe da Igreja e Nossa Mãe. A vivência deste mês há-de ser, por isso, muito voltada para os Mistérios do Filho de Deus que nos são expressos na maternidade Divina. Caminhemos ao longo deste mês com Maria Santíssima Senhora do Sim aquando da visita do Anjo. Vivamos com diligente caridade a visita a sua prima Santa Isabel.
Contemplemos com o coração cheio de Amor o nascimento discreto do Salvador no presépio de Belém. Apresentemos o menino no Templo, mesmo que isso seja desígnio e profecia de dor e de espírito trespassado.
Acompanhemos com esforçada compreensão a fuga para o Egipto e como experiência libertadora o regresso à Pátria. Paremos diante da perda do menino e descansemos no desejo que Ele teve de estar “nas coisas de Seu Pai”. Permaneçamos firmes na Fé com Maria quando ela pede aos discípulos de Seu Filho que “façam o que Ele disser” ou quando se vê exaltada na humildade quando escuta que mais feliz por ser mãe e irmão é “aquele que ouve a palavra de Deus e a põe em prática”. De um modo especial neste tempo pascal que acompanha, quase na totalidade, o decurso deste mês de Maio, vivamos a dor e o silêncio do túmulo junto à Senhora das Dores ou a experiência da Ressurreição com Nossa Senhora da Alegria. Todos estes mistérios de Jesus são festas e invocações de Maria Santíssima. São encontros e intercessões da Mãe de Deus e mãe nossa, pela Igreja e pelos baptizados. Neste mês prostremos o nosso coração por terra diante de Deus que “escolhe o fraco para confundir o forte”. Escolhe o humilde para levar a bom caminho a obra de Salvação da humanidade. Na senda de Maria, alegremo-nos por sermos discípulos do Filho, pois na simplicidade dessa entrega encontramos a beleza da nossa doação. Encontramos a realidade de um Deus que escolhe a natureza humana para nela habitar. Este é o mês do terço, o mês das romarias aos santuários marianos, é o mês de darmos à nossa Mãe Santíssima do Céu a alegria de cumprirmos os pedidos de Seu Filho: “Convertei-vos, mudai de vida”. Voltemos o olhar do nosso coração para Maria, a Senhora de Fátima que nos recordou a Penitência e a Oração e façamos desse pedido o nosso meio de santificação de cada momento do nosso dia e de cada dia do nosso mês.

P. Pedro Manuel no blogue ‘A Talho de Foice’ AQUI

Maio mês de Maria - Notre Dame de Paris Ave Maria Paien

São José Operário, o trabalho e Maria

Tem início hoje o mês de Maio com uma memória litúrgica tão querida ao povo cristão, a de São José Operário. E sabeis que eu me chamo José. Foi instituída pelo Papa Pio XII, de venerada memória, precisamente há cinquenta anos, para realçar a importância do trabalho e da presença de Cristo e da Igreja no mundo operário. É necessário testemunhar também na sociedade de hoje o "Evangelho do trabalho", do qual falava João Paulo II na sua Encíclica Laborem exercens. Faço votos por que não falte o trabalho especialmente para os jovens, e que as condições de trabalho sejam cada vez mais respeitosas da dignidade da pessoa humana.


Penso com afecto em todos os trabalhadores e saúdo os que se encontram na Praça de São Pedro, pertencentes a numerosas associações. Em particular saúdo os amigos das ACLI (Associações Cristãs dos Trabalhadores Italianos), que celebram este ano o sexagésimo aniversário de fundação, e desejo-lhes que continuem a viver a opção da "fraternidade cristã" como valor a ser encarnado no campo do trabalho e da vida social, para que a solidariedade, a justiça e a paz sejam os pilares sobre os quais construir a unidade da família humana.


Por fim, dirijo o pensamento a Maria: a ela está particularmente dedicado o mês de Maio. Com as palavras e, ainda mais, com o exemplo o Papa João Paulo II ensinou-nos a contemplar Cristo com o olhar de Maria, especialmente valorizando a oração do Santo Rosário. Com o canto do Regina Caeli, confiamos à Virgem todas as necessidades da Igreja e da humanidade.


Bento XVI – Regina Caeli do dia 1 de Maio de 2005

São José Operário

Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, lutando para obter o respeito pelos seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Operário", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalhador.

Afinal de contas, esta é uma forma de a Igreja comemorar aquele fatídico dia primeiro de Maio, em Chicago, em que operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito que os patrões demonstravam em relação a qualquer direito humano. Eram trezentos e quarenta os que estavam em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Foi em homenagem a eles que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou a sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre os seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e que o seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José como protector dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adoptivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família. Em vida, São José lutou pelos direitos da vida humana e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e o seu direito a uma vida digna.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Eu e o Pai somos Um»

Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas ortodoxas 
Hino 21, 468 ss.  

Enviado e vindo do Pai, o Verbo desceu 
E habitou, inteiro, nas entranhas da Virgem. 
Tal como inteiro estava no Pai 
E inteiro esteve nesse seio virginal, 
Inteiro está no Todo, Ele que nada pode conter. [...] 
Permanecendo inalterado, assumiu a condição de escravo (Fl 2,7) 
E, incarnando neste mundo, tornou-Se em tudo um homem. [...] 
Como afirmar o que nem aos anjos pode ser explicado, 
Nem aos arcanjos, nem a todos os seres criados? 
Sendo de maneira legítima inteligível, 
Não podemos sequer exprimi-lo, 
Nem o nosso espírito compreendê-lo na totalidade. 

Como, então, é Deus e homem, e homem-Deus, 
E Filho inteiro do Pai, de modo inseparável? 
Como Se tornou Filho da Virgem e foi dado à luz neste mundo, 
Como permaneceu para nós impossível de ser contido? 
Remeter-te-ás ao silêncio perante tudo isto. 
E, mesmo que quisesses falar, 
Ao teu espírito faltariam as palavras, 
E à tua língua eloquente restaria o emudecimento. [...] 

Glória a Ti, Pai, Filho e Espírito Santo, 
Divindade inatingível para nós, indivisível na Sua natureza. 
Adoramos-Te no Espírito Santo, 
Nós os que possuímos o Teu Espírito, de Ti recebido. 
Vendo a Tua glória, não Te procuramos sem pensar, 
Mas no Teu Espírito é que Te descobrimos, 
Pai ingerado, e ao Teu Verbo, de Ti gerado. 
E assim adoramos a Trindade una e sem mescla 
Na Sua única Divindade, Poder e Soberania.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Maio de 2012

Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era Inverno. Jesus andava a passear no templo, no pórtico de Salomão. Rodearam-n'O os judeus e disseram-Lhe: «Até quando nos manterás em suspenso? Se és o Messias, di-no-lo claramente». Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, e vós não Me credes. As obras que faço em nome de Meu Pai, essas dão testemunho de Mim; porém vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas. As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna; elas jamais hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai. Eu e o Pai somos um».

Jo 10, 22-30