Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 6 de maio de 2012

Amar a Cristo...

Senhor Jesus doaste-nos a Tua Mãe puríssima no Calvário através do discípulo predilecto e nós adoptámo-La como Rainha e nossa Mãe de imediato no nosso coração, sem Ela não teríamos como porto de abrigo o seu maternal regaço.

Doaste-nos ainda o dom especialíssimo da maternidade naquelas que nos criaram e que hoje homenageamos e às quais tanto amor e sacrifícios devemos.

Senhor hoje pedimos-Te também que concedas às mulheres e homens jovens do meu país um verdadeiro sentido de maternidade e paternidade, apesar das dificuldades económicas que em muitos casos servem de pretexto, pois se analisados em detalhe não são mais do que uma falta de capacidade de abnegação em prol da família.

Jesus Cristo Filho de Deus, agradecemos-Te humildemente as Mães que nos ofereceste, a Virgem Maria e a nossa Mãe terrena.

JPR

Encontro Mundial das Famílias (Milão, 1-3 junho, com a presença do Papa) recordado pelo próprio Bento XVI neste domingo ao meio-dia


Daqui a três semanas terá lugar em Milão, norte da Itália, o VII Encontro Mundial das Famílias: recordou-o o Papa neste domingo ao meio-dia, aos fiéis congregados na Praça de São Pedro (não obstante a chuva) e aos que o seguiam através da rádio e televisão. Agradecendo à diocese de Milão e às outras dioceses da Lombardia os esforços que estão desenvolvendo na preparação do acontecimento, Bento XVI confirmou a alegria de nele participar pessoalmente, de 1 a 3 de junho. 


Na breve catequese antes da oração mariana, o Santo Padre comentou, como sempre, o Evangelho do dia, em que Jesus se apresenta como a “videira”, com Deus Pai como “agricultor”. 
“A verdadeira vinha de Deus, a autêntica videira, é Jesus, que com o seu sacrifício de amor nos dá a salvação, nos abre o caminho para sermos parte desta vinha. E como Cristo permanece no amor de Deus Pai, assim os discípulos, sapientemente podados pela palavra do Mestre, se estiverem profundamente unidos a Ele, tornam-se ramos fecundos, que produzem colheita abundante”.
“No dia do nosso Batismo, a Igreja enxerta-nos no Mistério Pascal de Jesus, na sua própria Pessoa. É desta raiz que recebemos a preciosa linfa para participar na vida divina. Como discípulos, também nós, com a ajuda dos Pastores da Igreja, cresçamos na vinha do Senhor, vinculados pelo seu amor”.


Ainda em comentário ao Evangelho deste domingo, Bento XVI sublinhou como “é indispensável permanecermos sempre unidos a Jesus, depender d’ Ele, porque sem Ele, nada podemos fazer”. Mas então, como é possível conjugar a liberdade do homem e este nada poder fazer sem Deus – interrogou-se, respondendo que “ a liberdade do homem e a potência de Deus caminham juntos”. Isso é possível porque “o bem vem do Senhor, mas é realizado graças aos seus fiéis”. O autêntico permanecer em Cristo garante a eficácia da oração.
“Cada um de nós é como o ramo, que vive só na medida em que faz crescer, dia a dia – na oração, na participação nos sacramentos, na caridade – a sua união com o Senhor. Quem ama Jesus, a autêntica videira, produz frutos de fé para uma abundante colheita espiritual”.


Rádio Vaticano

Imitação de Cristo, 1, 24, 4


Não há vício que não tenha o seu tormento especial. Ali, os soberbos serão acabrunhados de profunda confusão, e os avarentos oprimidos com extrema penúria. Ali será mais cruel uma hora de suplício do que cem anos aqui da mais rigorosa penitência. Ali não há descanso nem consolação para os condenados, enquanto aqui, às vezes, cessa o trabalho e nos consolam os amigos. Relembra agora e chora teus pecados, para que no dia do juízo estejas seguro entre os escolhidos. Pois erguer-se-ão, naquele dia, os justos com grande força contra aqueles que os oprimiram e desprezaram (Sab 5,1). Então se levantará, para julgar, Aquele que agora se curvou humildemente ao juízo dos homens. Então terá muita confiança o pobre e o humilde, mas o soberbo estremecerá de pavor.

O Santo Rosário é arma poderosa

O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e maravilhar-te-ás do resultado. (S. Josemaría Escrivá - Caminho, 558)


Nas nossas relações com a nossa Mãe do Céu, existem também essas normas de piedade filial, que são modelo do nosso comportamento habitual com Ela. Muitos cristãos tornam seu o antigo costume do escapulário; ou adquirem o hábito de saudar (não são precisas palavras; o pensamento basta) as imagens de Maria que há em qualquer lar cristão ou que adornam as ruas de tantas cidades; ou dão vida a essa oração maravilhosa que é o Terço, em que a alma não se cansa de dizer sempre as mesmas coisas, como não se cansam os enamorados, e em que se aprende a reviver os momentos centrais da vida do Senhor; ou então habituam-se a dedicar à Senhora um dia da semana – precisamente este em que estamos reunidos: o sábado – oferecendo-lhe alguma pequena delicadeza e meditando mais especialmente na sua maternidade...

Há muitas outras devoções marianas que não é necessário recordar aqui neste momento. Nem todas têm de fazer parte da vida de cada cristão – crescer em vida sobrenatural é algo de muito diferente de ir amontoando devoções – mas devo afirmar ao mesmo tempo que não possui a plenitude da fé cristã quem não vive alguma delas, quem não manifesta de algum modo o seu amor a Maria. (S. Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 142)

Bom Domingo do Senhor!

Tudo façamos para permanecer no Senhor correspondendo assim ao Seu pedido feito no Evangelho de hoje (Jo 15, 1-8). Ainda que pequenino, procuremos ser um raminho da Sua videira para lhe doarmos todos os frutos que nele nascerem.

Senhor ajuda-nos a ser fieis e a amar hoje e sempre o Pai, a Ti e o Espírito Santo que sois um só na Santíssima Trindade.