Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Adoração (vídeo em espanhol lançado pelos mesmos jovens que antes da JMJ Madrid lançaram 'Young answers')

Amar a Cristo...

Senhor Jesus ajuda-nos a ser humildes e honestos no momento do exame de consciência, para através desta prática rapidamente corrigirmos aonde errámos e pecámos, pedirmos-Te perdão em acto de contrição e assim nos mantermos sempre unidos a Ti.

Como sabes, muitos enganam-se a si próprios não reconhecendo a existência do pecado e consequentemente não se reconhecendo como pecadores, tudo relativizando e para tudo encontrando causas externas, ajuda-nos a jamais cairmos em tamanha soberba.

Senhor Jesus, Filho de Deus, tende piedade de nós que somos pecadores!

JPR

Sejamos bons imitadores de S. José

A festa de S. José Operário (N. Spe Deus: celebrado no passado dia 1 de Maio) convida-nos a não esquecer o valor transcendente de uma tarefa profissional honrada, bem feita, como a que o santo Patriarca realizou durante muitos anos. Condição indispensável é realizá-la com perfeição sobrenatural e humana, ou seja, com o desejo de dar glória a Deus e de servir o próximo, independentemente do valor social que se lhe atribua. Quantas vezes ouvi S. Josemaria comentar que o valor divino do trabalho humano depende do amor a Deus com que se realiza, do espírito de serviço com que se começa e se acaba!

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta de mês de Maio de 2012)

Imitação de Cristo, 1, 24, 6

Mais satisfação dará a pura e boa consciência que a douta filosofia. Mais valerá o desprezo das riquezas que todos os tesouros da terra. Mais te consolará a lembrança duma devota oração que a de inúmeros banquetes. Mais folgarás de ter guardado silêncio, do que de ter falado muito. Mais valor terão as boas obras que as lindas palavras. Mais agradará a vida austera e árdua penitência que todos os gozos terrenos. Aprende agora a padecer um pouco, para poupar-te mais graves sofrimentos no futuro. Experimenta agora o que podes sofrer mais tarde. Se não podes agora sofrer tão pouca coisa, como suportarás os eternos suplícios? Se tanto te repugna o menor incômodo, que te fará então o inferno? Certo é que não podes fruir dois gozos: deleitar-se neste mundo, e depois reinar com Cristo.

Maria, Mestra de entrega sem limites

A Virgem Santa Maria, Mestra da entrega sem limites! Lembras-te? Com um louvor dirigido a Ela, Cristo afirmou: "Quem cumpre a vontade de Meu Pai, esse – essa – é Minha mãe!...". Pede a esta boa Mãe que na tua alma ganhe força – força de amor e de libertação – a sua resposta de generosidade exemplar: "Ecce ancilla Domini!", eis aqui a escrava do Senhor! (S. Josemaría Escrivá - Sulco, 33) 

Queres pensar – pela minha parte também farei o meu exame  se manténs imutável e firme a tua escolha da Vida? Se, ao ouvires essa voz de Deus, amabilíssima, que te estimula à santidade, respondes livremente que sim? Dirijamos o olhar para o nosso Jesus, quando falava às multidões pelas cidades e campos da Palestina. Não pretende impor-se. Se queres ser perfeito..., diz ao jovem rico. Aquele rapaz rejeitou o convite e o Evangelho conta que abiit tristis , que se retirou entristecido. Por isso, alguma vez lhe chamei a ave triste: perdeu a alegria, porque se negou a entregar a liberdade a Deus.

Consideremos agora o momento sublime em que o Arcanjo São Gabriel anuncia a Santa Maria o desígnio do Altíssimo. A nossa Mãe ouve e interroga para compreender melhor aquilo que Nosso Senhor lhe pede; depois, surge a resposta firme: Fiat! – faça-se em mim segundo a tua palavra! , o fruto da melhor liberdade: a de se decidir por Deus. (S. Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 24–25)

Em respeito à Palavra de Jesus e para Lhe permanecer fiel também na Palavra, Bento XVI quer alterar fórmula da consagração do vinho em sangue do Senhor

As Igrejas de vários países do mundo estão a recuperar uma a uma, na missa, as palavras da consagração do cálice recolhidas textualmente dos Evangelhos e usadas durante séculos, mas nas últimas décadas substituídas quase em todo o lado por uma tradução diferente.

Enquanto o texto tradicional na sua versão em latim continua a dizer:
"Hic est enim calix sanguinis mei […] qui pro vobis et pro multis effundetur", as novas versões pós-conciliares leram, no "pro multis", um imaginário "pro omnibus". E em vez de "por muitos" traduziram por "por todos".

Já na última fase do pontificado de João Paulo II alguns, poucos, responsáveis do Vaticano, entre eles Joseph Ratzinger, tentaram fazer reviver, nas traduções, a fidelidade ao "pro multis". Mas sem qualquer êxito.

Bento XVI tomou nas mãos, pessoalmente, a questão. A mais recente prova disso é a carta que escreveu no passado dia 14 de abril aos bispos da Alemanha. (vide documento abaixo)

Nessa carta Bento XVI revê os traços principais da controvérsia para melhor  fundamentar a decisão de retomar uma tradução correcta do "pro multis".

---------------------
Mais desenvolvimentos sobre o estado da questão e as resistências encontradas em http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1350236?sp=y


Agradecimento a ‘É o Carteiro’ sendo o título da responsabilidade deste blogue citando a carta de Bento XVI

Aceda ao texto da carta à Conferência Episcopal Alemã traduzido para português clicando abaixo. Obrigado!

Bento XVI assistirá à representação da 9ª Sinfonia de Beethoven no La Scala de Milão (vídeos em espanhol e inglês)

"JUNTOS PELA EUROPA" - 12 Maio 2012

Grande manifestação em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Funchal, em união com Bruxelas e mais de cem cidades europeias. "Juntos pela Europa" é uma livre convergência de Movimentos e Comunidades Cristãs, presente em vários países que trabalha para reavivar a alma cristã da Europa. Participe com toda a família nas gincanas, jogos, momentos musicais, etc.

Veja todo o programa abaixo. Mais informações em http://juntospelaeuropa.blogspot.com e em http://www.together4europe.org

Beato João Paulo II e Joaquín Navarro-Valls, o Vaticano e os meios de comunicação (vídeo/entrevista em espanhol)

«Eu vou, mas voltarei a vós»

Cardeal Joseph Ratzinger
Meditationen zur Karwoche, 1969


O evangelista João faz remontar ao momento da cruz os dois sacramentos [do baptismo e da eucaristia]: vê-os jorrar do lado aberto do Senhor (19,34) e aí descobre o cumprimento de certas palavras de Jesus no Seu discurso de despedida: «Eu vou, mas voltarei a vós» (grego). «Partindo, venho; sim, a Minha partida – a morte na cruz – é também a Minha vinda.»


Enquanto estamos vivos, o corpo não é apenas a ponte que nos liga uns aos outros, é também a barreira que nos separa, que nos encerra no reduto intransponível do nosso eu. [...] O Seu lado aberto torna-se o símbolo da nova abertura que o Senhor adquiriu na morte. Desde então, a barreira do Seu corpo desapareceu: o sangue e a água correm do Seu flanco, através da história, numa imensa onda; enquanto Ressuscitado, Ele é o espaço aberto que a todos nos convida.


O Seu regresso não é um acontecimento longínquo situado no fim dos tempos; iniciou-se já à hora da Sua morte quando, ao partir, Ele veio de forma completamente nova para o meio de nós. Assim, na morte do Senhor, cumpriu-se o destino do grão de trigo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas, se morrer, dará muito fruto (Jo 12, 24). Todos nós vivemos ainda do fruto deste grão que morreu. No pão da eucaristia, recebemos a inesgotável multiplicação dos pães do amor de Jesus Cristo, rico o bastante para saciar a fome por todos os séculos.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 8 de Maio de 2012

«Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe o vosso coração, nem se assuste. Ouvistes que Eu vos disse: Vou e voltarei a vós. Se vós Me amásseis, certamente vos alegraríeis de Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis. Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra Mim, mas é preciso que o mundo conheça que amo o Pai e que faço como Ele Me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Jo 14, 27-31