Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 13 de maio de 2012

Cardeal Ravasi apela a fiéis que “sujem as mãos” para ajudar

Renascença V+Ver todos os videos
Cardeal Ravasi apela a fiéis que “sujem as mãos” para ajudar

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

Visitar um Santuário Mariano

«Como dizia Bento XVI num santuário mariano: para o homem em busca, este convite transforma-se sempre de novo num pedido espontâneo, um pedido que se dirige em particular a Maria, que nos deu Cristo como seu Filho: “Mostra-nos Jesus!”. Assim rezamos hoje com todo o coração. E assim rezamos também, para além deste momento, interiormente, em busca do Rosto do Redentor. “Mostra-nos Jesus!”. Maria responde, apresentando-O diante de nós, antes de mais, como Menino. Deus fez-se pequenino para nós. (Homilia no Santuário de Mariazell, 8-IX-2007).

Excerto carta de Maio 2009 do Prelado do Opus Dei - D. Javier Echevarría

(Fonte: site Opus Dei – Portugal em http://www.opusdei.pt/art.php?p=33611, título da responsabilidade do blogue)

Maio mês de Maria - Ave Maria por Charles Aznavour

Vídeo da Procissão das velas em Fátima do dia 12 de Maio de 2012 (ontem)

Papa apela à solidariedade e à caridade na Eucaristia presidida em Arezzo

O Papa partiu esta manhã às 8 horas para a Diocese italiana de Arezzo-Cortona-San Sepolcro. Depois das boas-vindas o Papa deslocou-se imediatamente para a o Parque de Prato, junto à Catedral de Arezzo, onde celebrou a Eucaristia, com a participação de umas 30 mil pessoas. 


Na homilia, Bento XVI sublinhou a dimensão de amor a Deus e ao próximo de que falavam as Leituras, exortando a manter vivo, nestes tempos de crise económica e social, a solidariedade e a atitude de acolhimento e proximidade que marcaram no passado estas terras, tendo bem presente o espírito de Francisco de Assis. 


“Esta terra, onde nasceram grandes personalidades do Renascimento teve parte ativa na afirmação daquela concepção do homem que marcou a história da Europa, fortalecendo-se com os valores cristãos” - observou o Papa.


No contexto da Igreja italiana, empenhada sobre o tema da educação, e nesta Região (da Toscânia) pátria do Renascimento, precisamos de nos interrogar que visão do homem somos capazes de propor às novas gerações – considerou Bento XVI.


“A Palavra de Deus, que ouvimos, é uma forte convite a viver o amor de Deus para com todos, e a cultura destas terras tem entre os seus valores distintivos a solidariedade, a atenção aos mais débeis, o respeito pela dignidade de cada um.
O acolhimento , que mesmo em tempos recentes, soubestes dar a quando vieram em busca de liberdade e de trabalho, é bem conhecido. Sermos solidários com os pobres é reconhecer o projeto de Deus Criador, que fez de todos uma só família”. 


Não faltou uma alusão do Papa às dificuldades concretas que também nesta zona de Itália vive a população devido à atual crise:
“A complexidade dos problemas torna difícil individuar as soluções mais rápidas e eficazes para sair da situação presentes, que afeta especialmente as faixas mais débeis e muito preocupa os jovens. A atenção aos outros, desde séculos remotos, levou a igreja a solidarizar-se concretamente com quem se encontra em necessidade, partilhando recursos, promovendo estilos de vida mais essenciais, contrastando a cultura do efémero, que iludiu muitos, determinando uma profunda crise espiritual”.


O Papa convidou os fiéis deste diocese – “enriquecida pelo luminoso testemunho do Pobrezinho de Assis – a continuar a estar atenta e solidária para com quem se encontra em necessidade, ensinando a “superar lógicas puramente materialistas, que muitas vezes marcam o nosso tempo e acabam por debilitar o sentido de solidariedade e de caridade”. 


Na conclusão da Missa, antes da oração mariana do tempo pascal, Regina Coeli, o Papa convidou os fiéis que tomaram parte na missa em Arezzo a congregarem-se espiritualmente perante a imagem de Nossa Senhora do Conforto, venerada na catedral da cidade. Como Mãe da Igreja - disse Bento XV - Maria Santíssima quer sempre confortar os seus filhos nos momentos de dificuldade e de sofrimento. E a cidade de Arezzo já experimentou muitas vezes o seu materno socorro. Por isso, também hoje confiamos à sua intercessão todas as pessoas e as famílias mais necessitadas da vossa comunidade. O Papa invocou também, através de Nossa Senhora, o conforto moral para toda a Comunidade de Arezzo e de toda a Itália para que resistam à tentação de desanimar perante a crise. Fortificados na tradição humanística, retomem, decididamente, o caminho da renovação espiritual e ética, o único capaz de conduzir a um autêntico melhoramento da vida social e civil.


Concluída a Missa, o Papa deslocou-se de automóvel à catedral de Arezzo, em visita privada. Acolhido pelos Cónegos, o Papa deteve-se na capela do Santíssimo Sacramento, para um momento de oração eucarística, venerando aí também a imagem de Nossa Senhora da Consolação, a que os fiéis de Arezzo são muito devotos. Encontravam-se presentes as monjas carmelitas descalças de um mosteiro da região. Seguidamente, através de uma passagem interna, Bento XVI passou da catedral ao paço do bispo, onde almoça com os Bispos da Toscânia.


De tarde o Santo Padre partirá, às 17 horas, de helicóptero, para o santuário franciscano de “La Verna”. Ao fim da tarde, a última etapa: Borgo San Sepolcro, cidade construída há mil anos em honra das relíquias do Santo Sepulcro e inspirada nos valores da justiça e da paz. Ali terá um encontro com a população. Depois, o regresso ao Vaticano, sempre de helicóptero.


Rádio Vaticano

Imitação de Cristo, 1, 25, 2-2

Não custa igualmente a todos se vencer e mortificar-se. Todavia, o homem diligente e porfioso fará mais progressos, ainda que seja combatido por muitas paixões, que outro de melhor índole, porém menos fervoroso em adquirir as virtudes. Dois meios, principalmente, ajudam muito a nossa emenda, e vêm a ser: apartar-se valorosamente das coisas às quais viciosamente se inclina a natureza, e porfiar em adquirir a virtude de que mais se há mister. Aplica-te também a evitar e vencer o que mais te desagrada nos outros.

Senhor, com o teu auxílio lutarei

O canto humilde e gozoso de Maria, no "Magnificat", recorda-nos a infinita generosidade de Nosso Senhor com os que se fazem como crianças, com os que se abaixam e sabem sinceramente que não são nada. (S. Josemaría Escrivá - Forja, 608)


Não esqueçais que santo não é o que não cai, mas o que se levanta sempre, com humildade e com santa persistência. Se no livro dos Provérbios se comenta que o justo cai sete vezes ao dia, tu e eu – pobres criaturas – não nos devemos estranhar nem desalentar perante as misérias pessoais, perante os nossos tropeços, porque continuaremos em frente, se procurarmos a fortaleza n'Aquele que nos prometeu: Vinde a mim todos os que andais cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei. Obrigado, Senhor, quia tu es, Deus, fortitudo mea, porque foste sempre Tu, e só Tu, meu Deus, a minha fortaleza, o meu refúgio, o meu apoio.

Se verdadeiramente desejas progredir na vida interior, sê humilde. Recorre constantemente, confiadamente, à ajuda do Senhor e de sua Mãe bendita, que é também a tua Mãe. Com serenidade, tranquilo, por muito que te doa a ferida ainda não sarada da tua última queda, abraça de novo a cruz e diz: Senhor, com o teu auxílio lutarei para não parar, responderei fielmente aos teus convites, sem temer as encostas íngremes, nem a aparente monotonia do trabalho habitual, nem os cardos e pedras do caminho. Sei que a tua misericórdia me assiste e que, no fim, acharei a felicidade eterna, a alegria e o amor pelos séculos sem fim. (S. Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 131) 

Bom Domingo do Senhor!

Ambicionemos também nós a ser amigos do Senhor, como Ele chamou aos Seus discípulos e de que nos fala o Evangelho de hoje (Jo 15, 9-17), proclamemo-Lo e incansavelmente procuremos dar frutos dos Seus ensinamentos, pois ao fazê-lo estaremos a agradar-Lhe e a cumprir o que nos pediu.

Senhor Jesus, louvado sejais através do nosso exemplo hoje e sempre!

A vontade de Deus para connosco

O que Deus realmente quer de nós?

Quer que nos tornemos pessoas que amam, porque então somos imagens dEle. Porque Ele é, como nos diz São João, o Amor, e quer que haja criaturas que sejam semelhantes a Ele; criaturas que, a partir da liberdade do seu amor, se tornem como Ele e lhe pertençam e, desse modo, irradiem, por assim dizer, a luz dEle mesmo.

(Cardeal Ratzinger em ‘O sal da terra’ pág. 223)

Porque é bom recordar - Fátima dia 13 de Maio de 2010 com Bento XVI


«Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos»

Santo Inácio de Antioquia (?-c. 110), bispo e mártir

Escrevo a todas as Igrejas e faço saber a todos que morria de bom grado por Deus se vós não me impedísseis. Suplico-vos, poupai-me a um bem-querer inoportuno. Deixai-me tornar-me pasto das feras; elas me ajudarão a alcançar a Deus. Sou o Seu fermento: moído pelos dentes dos animais selvagens tornar-me-ei no puro pão de Cristo. [...]

Que me fariam as doçuras deste mundo e os impérios da terra? É mais belo morrer por Cristo Jesus do que reinar até aos confins do Universo. É a Ele que procuro, que morreu por nós; é a Ele que desejo, a Ele que ressuscitou por nós. Aproxima-se o momento em que darei à luz. Por mercê, meus irmãos, não me impeçais de nascer para a Vida. [...] Deixai-me abraçar a luz inteiramente pura. Quando tiver conseguido fazê-lo, serei verdadeiramente homem. Aceitai que eu imite a Paixão do meu Deus. [...]

O meu desejo terrestre foi crucificado, e em mim já não há fogo para amar a matéria, mas uma água viva (Jo 4, 10;7, 38) que murmura e me segreda ao coração: «Vem para o pé do Pai». Já não posso saborear os alimentos perecíveis e as doçuras desta vida. É do pão de Deus que estou faminto, da carne de Jesus Cristo, filho de David; e, para bebida, quero o Seu sangue, que é o amor incorruptível. [...] Rezai pela minha vitória.

A mais profética das aparições modernas

«Decorre hoje o nonagésimo aniversário (2007) das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Com o seu veemente apelo à conversão e à penitência é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. Vamos pedir à Mãe da Igreja, Ela que conhece os sofrimentos e as esperanças da humanidade, que proteja nossos lares e nossas comunidades».

(Regina Caeli – 13/V/2007 – Santuário de Aparecida – Bento XVI)

«No dia 13 de Maio recordamos uma daquelas manifestações: a primeira apari­ção da Santíssima Virgem Maria em Fátima. Que ressoe nos nossos ouvidos a mensagem de oração, de conversão, de reparação pelos pecados, que com tanta força se difunde daquele santuário mariano. Como é lógico, agradeçamos especialmente a protec­ção que Nossa Senhora dispensou ao Papa João Paulo II, salvando a sua vida do atentado de 13 de Maio de 1981. E recordemos também, com agradecimento, as muitas vezes que S. Josemaría se prostrou perante Ela na capelinha, impetrando o seu auxílio maternal para a Igreja, para a Obra, para todas as almas. Repetiu frequentemente que aquele lugar era o seu ‘refúgio’».

(Excerto carta de Maio de 2008 - D. Javier Echevarría – Prelado do Opus Dei)

Credo in unum Deum



Credo in unum Deum, Patrem omnipotentem, factorem caeli et terrae, visibilium omnium et invisibilium.
Et in unum Dominum Jesum Christum Filium Dei unigenitum.
Et ex Patre natum ante omnia saecula.
Deum de Deo, lumen de lumine, Deum verum de Deo vero.
Genitum, non factum, consubstantialem Patri : per quem omnia facta sunt.
Qui propter nos homines, et propter nostram salutem decendit de caelis.
Et incarnatus est de Spiritu sancto ex Maria Virgine : Et homo factus est.
Crucifixus etiam pro nobis : sub Pontio Pilato passus, et sepultus est.
Et resurrexit tertia die, secundum Scripturas.
Et ascendit in caelum : sedet ad dexteram Patris.
Et iterum venturus est cum gloria, judicare vivos et mortuos : cujus regni non erit finis.
Et in Spiritum sanctum, Dominum, et vivificantem : qui ex Patre Filioque procedit.
Qui cum Patre et Filio simul adoratur, et conglorificatur : qui locutus est per Prophetas.
Et unam, sanctam, catholicam, et apostolicam Ecclesiam.
Confiteor unum baptisma in remissionem peccatorum.
Et expecto resurrectionem mortuorum. Et vitam venturi saeculi.

Amen.