Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pesar do Papa pela morte do Cardeal Martini

Pesar pela morte do Cardeal Carlo Maria Martini, falecido na tarde desta sexta-feira no Aloisium, Instituto dos Jesuítas situado em Gallarate, na província italiana de Varese. Já de há muito doente de Parkinson, o purpurado tinha 85 anos.
 
"Pensando com afeto neste caro irmão que generosamente serviu ao Evangelho e à Igreja – escreve o Papa num telegrama ao arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola –, recordo com gratidão a sua intensa obra apostólica profusa qual zeloso religioso filho espiritual de Santo Inácio, experiente docente, respeitável biblista e apreciado reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, solícito e sábio" arcebispo de Milão.
 
Bento XVI ressalta também o "competente e fervoroso serviço" prestado à Palavra de Deus por esse "insigne pastor", "abrindo sempre mais à comunidade eclesial os tesouros da Sagrada Escritura, especialmente através da promoção da Lectio divina".
 
Em seguida, o Papa recorda na mensagem a longa enfermidade do Cardeal Martini, por ele vivida "com ânimo sereno e com confiante abandono à vontade do Senhor".
  
Rádio Vaticano na sua edição para o Brasil

Amar a Cristo...

Amigo Jesus, Tu que é o melhor amigo a que podemos ambicionar, exactamente por seres muito nosso amigo, concedeste-nos o privilégio de ter muitos e bons amigos, alguns englobam diferentes gerações de famílias inteiras o que nos permite viver e vibrar com as suas alegrias, é certo, que também, e sempre que necessário, a acompanhá-los na dor e na dificuldade.

A alegria de termos amigos, com os quais nem sempre estamos de acordo, mas se assim não fosse a amizade seria falsa, é um bem que nos ofereceste e que tantas vezes Te esquecemos de agradecer.

Querido Jesus, Tu que és além de tudo o único amigo com quem estamos incondicionalmente sempre de acordo, ajuda-nos, Te rogamos, a ser sempre amigos Teus e do próximo com pureza, alegria e total desinteresse.

JPR

Bento XVI a um numeroso grupo de acólitos franceses: «Falem com os vossos amigos sobre a alegria que recebem de Deus» (vídeos em espanhol e inglês)

Faleceu aos 85 anos após prolongada doença o arcebispo emérito de Milão, cardeal Carlo Maria Martini. Requiescat in pace!

Ingressou na Companhia de Jesus, em 25 de Setembro de 1944. Fez o noviciado em Cuneo; estudou na Faculdade de Filosofia Aloisianum, Gallarate, Milão; na Faculdade Teológica, de Chieri, em Turim; na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, onde fez o seu doutoramento em teologia fundamental com a tese: Il problema storico della Risurrezione negli studi recenti; e no Pontifício Instituto Bíblico, Roma.
Foi ordenado padre, em 13 de julho de 1952, em ChieriTurim. Continuou seus estudos em Roma, de 1954 a 1958. Foi membro da Faculdade Teológica de Chieri; fez os últimos votos, em 2 de fevereiro de 1962. Continuou seus estudos em Roma, de 1962 a 1964. Trabalhou pastoralmente em Roma.
Biblísta
Foi membro da faculdade, decano e reitor do Pontifício Instituto Bíblico, nomeado em 29 de setembro de 1969.
Nomeado reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, em 18 de julho de 1978. Único membro católico do Comité Ecuménico para a preparação da edição grega do Novo Testamento.
Pregador em 1978, dos exercícios espirituais de Quaresma no Vaticano, por convite de Paulo VI.
Episcopado
Foi eleito arcebispo de Milão, em 29 de dezembro de 1979. Ordenado bispo, em 6 de janeiro de1980, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. Membro da secretaria geral do Sínodo dos Bispos, por nomeação papal, de 1980 a 1983
Cardinalato 
Foi criado cardeal presbítero, em 2 de fevereiro de 1983 tendo recebido o barrete cardinalício nessa mesma data com o título de Santa Cecília. Assistiu à VI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 29 de setembro a 28 de outubro de 1983; foi relator da mesma; membro da secretaria geral, de 1983 a 1986; estendido até 1987 na II Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 24 de novembro a 8 de dezembro de 1985. 
Assistiu à VII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 1 a 30 de outubro de1987; membro da secretaria geral, de 1987 a 1990. Enviado especial do Papa à celebração do I centenário da evangelização de Zâmbia, de 29 de setembro a 2 de agosto de 1991.
Assistiu à I Assembleia Especial para a Europa do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 28 de novembro a 14 de dezembro de 1991; à Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo, na República Dominicana, de 12 a 28 de outubro de 1992; a IX Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 2 a 29 de outubro de 1994; foi membro da secretaria geral, de 1994 a 1998. Assistiu à II Assembleia Especial para a Europa do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, de 1 a 23 de outubro de 1999. 
Desde 2002 é arcebispo emérito de Milão e retirou-se viver em Jerusalém havendo regressado a Milão devido ao seu estado de saúde com origem na doença de Parkinson.
Livros: Em novembro de 2007 lançou junto com o Pe. Georg Sporschill o livro "Diálogos Noturnos em Jerusalem" onde em forma de entrevista discute os temas mais relevantes da atualidade da fé e os desafios de chegar aos jovens e as suas questões tão conturbadas nos dias de hoje.  
Lema e brasão 
Pro veritate adversa diligere

(Fonte: Wikipédia)

Vídeos em espanhol e inglês

Imitação de Cristo, 3, 8, 2 - Da vil estima de si próprio ante os olhos de Deus

Isto é obra do vosso amor, que me previne gratuitamente, socorrendo-me em mil necessidades, guardando-me de males, para bem dizer, infindos. Perdi-me, amando-me desordenadamente; mas, buscando a vós unicamente, e amando com puro amor, a mim me achei e a vós também, e este amor me fez ainda mais aprofundar-me em meu nada. Porque vós, ó dulcíssimo Senhor, me tratais além do meu merecimento, e mais do que ouso esperar ou pedir.

Recomeçar de novo!

O convencimento da tua "massa ruim" – o conhecimento de ti próprio – dar-te-á a reacção sobrenatural que fará enraizar cada vez mais na tua alma a alegria e a paz perante a humilhação, o desprezo, a calúnia... Depois do "fiat" – Senhor, o que Tu quiseres! –, o teu raciocínio nesses casos deve ser: "Só disseram isso? Vê-se que não me conhecem; de outro modo não teriam ficado por aí". Como estás convencido de que mereces pior tratamento, ficarás grato àquela pessoa, e alegrar-te-ás com o que faria sofrer outro. (Sulco, 268)

Estamos a experimentar constantemente a nossa ineficácia. Mas, às vezes, parece que todas estas coisas se juntam e se nos manifestam com um relevo maior, para que nos apercebamos de quão pouco somos. Que fazer?

Expecta Dominum, espera no Senhor; vive de esperança, sugere-nos a Igreja, com amor e com fé. Viriliter age , porta-te varonilmente. Que importa que sejamos criaturas de lodo, se temos a esperança posta em Deus? E se alguma vez a alma sofre uma queda, um retrocesso – não é necessário que isso aconteça – aplica-se-lhe o remédio, como se procede normalmente com a saúde do corpo, e recomeça-se de novo!

(...) Perante as nossas misérias e os nossos pecados, perante os nossos erros – mesmo que sejam, pela graça de Deus, de pouca monta – recorramos à oração e digamos ao nosso Pai: Senhor, na minha pobreza, na minha fragilidade, neste meu barro de vasilha quebrada, põe-me, Senhor, uns gatos e – com a minha dor e o Teu perdão – serei mais forte e mais gracioso do que dantes! Uma oração consoladora para a repetirmos quando se parta este nosso pobre barro. (Amigos de Deus, 94–95)

São Josemaría Escrivá

Atriz americana da série televisiva ‘Baywatch’ (SOS Malibu), agora é uma católica devota

Donna D’Errico fez uma mudança total na sua vida. De ter pousado na revista Playboy em 1995 e depois de participar entre 1996 e 1998 na conhecida série televisiva Baywatch (SOS Malibu) agora é uma católica devota e prepara um documentário sobre a Arca de Noé.

Mãe de dois filhos e ex-mulher do líder da banda de rock Motley Crye, Nikki Six, esta católica de 44 anos confessa à Fox News que desde criança que era fascinada pela Arca de Noé e afirma que viajou para a Turquia, especificamente ao Monte Ararat, aonde segundo alguns cientistas estaria a Arca, para cumprir o sonho que teve desde pequena quando a história bíblica a deslumbrou.

Há poucos dias, enquanto escalava o Monte Ararat sofreu um acidente e ficou lesionada no rosto e outras partes do corpo. Colocou por engano uma dessas fotos na sua conta do Twitter para enviá-las a sua família e as imagens espalharam-se pela Internet.

Sobre a Arca do Noé relata que "acredito no que a Bíblia diz. Além disso, ao longo dos anos foram surgindo registos históricos de que a Arca pode estar realmente no Monte Ararat, assim que não sou ingénua nem acredito só no que dizem as Escrituras. Há dados da história e de pessoas respeitáveis que confirmam isto".

Com efeito, um destes registos data do ano 2006 quando a revista Space nos Estados Unidos relatou umas investigações realizadas com fotografias via satélites sobre uma "anomalia" que poderia ser a Arca do Noé.

A "anomalia" está a 4663 metros de altura, na zona nordeste do Monte Ararat. O tamanho da formação, de acordo às imagens do satélite, 309 metros, equivaleria aos 300 por 50 cúbitos que media a Arca do Noé, como explica o livro do Génesis.

Nesta investigação, também estão incluídas imagens tomadas pela unidade aérea GeoEye's Ikonos do satélite QuickBird, o Radarsat 1 do Canadá, e outras imagens tomadas por várias agências de inteligência dos Estados Unidos.

Ao perguntar-lhe se ela se considera uma pessoa religiosa, Donna D’Errico afirma que "totalmente. Eu não gosto do termo espiritual porque acredito que encerra uma desculpa. Ou é religioso ou não. Não existe o ser espiritual, é um termo tolo que se converteu em um cliché. Se não se é religioso, não se é e pronto. O que significa ser espiritual? Vou a Missa todos os domingos e rezo o Terço todas as noites com meus filhos".

A mãe de família explica assim a oposição que muitos nos Estados Unidos tentam estabelecer entre os termos "religioso" e "espiritual" para justificar a postura de quem, no segundo caso, diz ter alguma experiência transcendente, mas sem contar com religião alguma ou "estruturas" como a Igreja, por exemplo.

Sobre seu passado na revista Playboy, Dona D’Errico afirma que "cometi erros e fiz opções no meu passado que não faria hoje. Esse é um capítulo na minha vida que já fechei a porta. Parece-me que foi outra pessoa. Não é quem sou hoje".

A agora catalogada como "atriz exploradora" permanece na Turquia realizando uma série de gravações para o documentário que produz sobre a Arca de Noé.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Assumir plenamente o princípio do amor e da verdade

A revelação cristã sobre a unidade do género humano pressupõe uma interpretação metafísica do humanum na qual a relação seja elemento essencial. Também outras culturas e outras religiões ensinam a fraternidade e a paz, revestindo-se, por isso, de grande importância para o desenvolvimento humano integral; mas não faltam comportamentos religiosos e culturais em que não se assume plenamente o princípio do amor e da verdade, e acaba-se assim por refrear o verdadeiro desenvolvimento humano ou mesmo impedi-lo. O mundo actual regista a presença de algumas culturas de matiz religioso que não empenham o homem na comunhão, mas isolam-no na busca do bem-estar individual, limitando-se a satisfazer os seus anseios psicológicos.

Caritas in veritate [55 (a)] – Bento XVI

Mosteiros e Igrejas da Baviera

Clique s.f.f. na seta para a direita para ir vendo as diferentes imagens

«Aí vem o noivo!»

São Gregório de Nazianzo (330-390), bispo e Doutor da Igreja Sobre o Santo Baptismo,
Discurso 40, 46; PG 36, 425

Imediatamente após o teu baptismo, ficarás de pé diante do grande santuário para significar a glória do mundo que está para vir. O canto dos salmos que te acolherá é o prelúdio dos louvores celestes. As candeias que acenderás prefiguram esse cortejo de luzes que conduzirá ao noivo as nossas almas resplandecentes e virgens, munidas das candeias brilhantes da fé.

Tenhamos o cuidado de não nos abandonarmos ao sono, por descuido, não vá Aquele que esperamos surgir de improviso sem que O tenhamos visto chegar. Não nos deixemos ficar sem provisões de azeite e de boas obras, não aconteça que sejamos excluídos da sala de núpcias. [...] O noivo entrará com grande pressa. As almas prudentes entrarão com Ele. As outras, atarefadas a preparar as suas candeias, não disporão de tempo para entrar e serão deixadas de fora, no meio das lamentações. Só demasiado tarde se darão conta do que perderam devido ao seu descuido. [...]

Elas assemelhar-se-ão também àqueles convidados para as núpcias que um nobre pai celebra em honra de um noivo nobre e que se recusam a tomar parte nelas: um, porque acabava de se casar; outro porque acabava de comprar um campo; um terceiro porque adquirira uma parelha de bois (Lc 14, 18ss.). [...] Porque não há lugar no céu para o orgulhoso e o descuidado, para o homem sem vestes convenientes, que não usa o trajo de núpcias (Mt 22, 11), ainda que na terra ele fosse considerado digno do esplendor celeste, e se tivesse introduzido furtivamente no grupo dos fiéis, alimentado de falsas esperanças.

Que acontecerá em seguida? O Noivo sabe o que nos ensinará quando estivermos no céu e sabe que relações estabelecerá com as almas que aí tenham entrado com Ele. Creio que viverá em sua companhia e lhes ensinará os mistérios mais perfeitos e mais puros.

«Vigiai porque não sabeis o dia nem a hora»

Santo Efrém (c. 306-373), diácono da Síria, doutor da Igreja 
Comentário do Evangelho, §18, 15ss.

 
O Senhor disse-nos: «Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho», para impedir qualquer pergunta sobre o momento da Sua segunda vinda: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos» (Mt 24,36; Act 1,7). Escondeu-no-lo para que estivéssemos vigilantes e para que cada um de nós pudesse pensar que esta vinda ocorrerá durante o seu tempo de vida. [...]
Vigiai, porque quando o corpo adormece é a natureza que nos domina, e nessa altura a nossa acção não é dirigida pela nossa vontade mas pela força da natureza. E quando reina sobre a alma um pesado torpor de fraqueza e tristeza, é o inimigo que a domina. [...] Foi por isso que o Senhor falou da vigilância da alma e do corpo, para que o corpo não se afunde num sono pesado nem a alma no entorpecimento. Como dizem as Escrituras: «Despertai como é justo» (1Co 15,34), «se pudesse chegar ao fim, estaria ainda convosco» (Sl 139,18) e «não desanimeis» (cf Ef 3,13). [...]

«Cinco delas eram insensatas, diz o Senhor, e cinco prudentes.» Não é à virgindade que Ele chama sabedoria, uma vez que todas elas eram virgens, mas às boas obras. Mesmo que a tua castidade seja igual à santidade dos anjos, repara que a santidade dos anjos está isenta de inveja e de qualquer outro mal. Se não fores repreendido por impureza, cuida que também não o sejas por arrebatamento e por cólera. [...] «Estejam cingidos os vossos rins», para que a castidade não nos pese. «E acesas as vossas lâmpadas» (Lc 12,35), porque o mundo é como a noite: tem necessidade da luz dos justos. «Brilhe a vossa luz diante dos homens de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus» (Mt 5,16).
 
(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 31 de agosto de 2012

«Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas. Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Mt 25, 1-13