Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

POR VEZES, SENHOR … de Joaquim Mexia Alves

Por vezes, Senhor,
sinto tão fundo o Teu amor… 

Ainda há pouco,
logo depois da comunhão,
parecia que ajoelhado a Teus pés,
repousava a cabeça no Teu colo,
e Tu me afagavas o cabelo,
ou melhor,
me fazias festas no coração. 

Estarei louco?
Não tenho dúvidas que estou,
mas louco de amor por Ti!
Todos os momentos em que Te vivo,
me enchem,
mas sabem a pouco! 

Eu sei, Senhor,
que no Teu infinito amor,
me dás estes momentos,
para eu perceber,
que na graça da secura,
que tantas vezes me toca,
me confrontas,
me provocas,
me alimentas,
na permanente procura. 

Então,
porque tantas vezes Te nego
com as minhas atitudes,
com as minhas ausências,
com a minha falta de amor,
àqueles que de mim precisam,
e perante a sua dor,
fico mudo, surdo e cego? 

Como posso eu querer
guardar apenas para mim
a alegria de Te sentir,
no meu viver,
no meu crer,
no meu existir. 

Dar-Te como,
se indigno de Ti,
não Te posso reflectir? 

Amaste-me primeiro,
porque sem o teu amor,
eu não poderia amar,
com o amor verdadeiro! 

E é nesse amor com que me amas,
nesse amor com que Te dás,
que por Tua graça reflicto,
a alegria de Te ter,
o sentido do meu viver,
a confiança, a esperança,
a certeza da Tua paz. 

Por vezes, Senhor,
sinto tão fundo o Teu amor… 

Monte Real, 16 de Julho de 2012 

Joaquim Mexia Alves AQUI

16-17 novembro - Átrio dos Gentios - Guimarães/Braga – Organização da Arquidiocese de Braga - Pontifício Conselho da Cultura



Inscrições a partir de 24 de setembro
Tel.: 253 200 130
Instituto de História e Arte Cristãs
Largo de Santiago, 47
4704-532 BRAGA

Cardeal português lamenta perda do «sentido de pecado»

Fotografia não corresponde à ocasião
O cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro interveio hoje no Sínodo dos Bispos, que decorre no Vaticano, para lamentar a perda do “sentido do pecado” no mundo atual.

A nova evangelização, disse, “ajudará os fiéis a tomar consciência da gravidade do pecado” e a “dar a conhecer o rosto de Cristo como mistério da piedade, no qual Deus mostra o seu coração compassivo”.

O penitenciário-mor da Santa Sé apresentou uma síntese das funções da Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana, considerando que esta tem como missão “ajudar as pessoas a viver uma vida serena”.

A Penitenciaria Apostólica tem como competência as matérias que concernem “ao foro interno [nomeadamente as ligadas à confissão] e às indulgências”.

“É preciso retomar o hábito e correto de administrar o sacramento da reconciliação no confessionário”, disse D. Manuel Monteiro de Castro, citado pelo boletim oficial.

A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, um organismo consultivo convocado pelo Papa, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e decorre dos dias 7 a 28 deste mês, reunindo mais de 260 participantes.

OC / Rádio Renascença

Prelado do Opus Dei pede que os sacerdotes recebam o sacramento da penitência

Transcrevemos a seguir as palavras de D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei quando se dirigiu à Sétima Congregação Geral do Sínodo dos Bispos, em 12 de outubro de 2012.
***
O povo de Deus deseja que os bispos e sacerdotes sejam mestres de santidade precisamente ao procura-la todos os dias, através da vida sacramental e do seu próprio ministério. Devem ser homens que oram com fé, que amam apaixonadamente o sacramento da eucaristia e o sacramento da confissão, e os vivem com piedade sincera para se enriquecerem de graças e ser portadores da boa notícia aos outros sacerdotes e a todos fiéis.

A utilização destes meios, instituídos por Jesus Cristo para nos identificarmos com ele, faz com que os fiéis, ouvindo os pastores, ouçam o Senhor; vendo orar os pastores, se sintam movidos a orar eles próprios; e percebendo que os pastores recorrem à confissão constantemente, recebam também eles o perdão sacramental.

É de muita valia meditar no exemplo de muitos santos, como o Cura d'Ars, São Pio de Pietrelcina, São Josemaría Escrivá e o ainda mais recente beato João Paulo II. Como o papa Bento XVI nos afirmou, eles deixaram um exemplo vivo de amor pelo sacramento da penitência, e podem fortalecer a nossa consciência de devermos ser bons pastores, que sabem dar a vida pelas suas ovelhas.

Instando os sacerdotes a frequentemente se sentarem no confessionário, muitas almas irão lavar os seus pecados, e, daquele ministério, desabrocharão vocações para o seminário, para a vida religiosa e para bons pais e mães de família.

Também é importante cuidarmos bem das homilias do ponto de vista doutrinal e com o dom de línguas. Para muitos fiéis, a missa dominical, com a homilia correspondente, é a única oportunidade de ouvir a mensagem de Cristo. Com um compromisso sempre renovado, a pregação será muito eficaz, especialmente se voltada à própria alma: se vivermos o que dizemos e pregarmos o que vivemos.

(Fonte: ‘ZENIT’ AQUI com edição e adaptação de JPR)

Imitação de Cristo, 3, 21, 2 - Como se deve descansar em Deus sobre todos os bens e dons

Porquanto vós, meu Deus, sois bom acima de todas as coisas. Só vós sois altíssimo, só vós poderosíssimo, só vós suficientíssimo e pleníssimo, só vós suavíssimo e verdadeiro consolador, só vós formosíssimo e amantíssimo, só vós nobilíssimo e gloriosíssimo sobre todas as coisas, em quem se olham, a um tempo e
plenamente, todos os bens passados, presentes e futuros. Por isso é mesquinho e insuficiente tudo quanto fora de vós mesmo me dais, revelais ou prometeis, enquanto vos não vejo e possuo inteiramente; porque meu coração não pode descansar verdadeiramente, nem estar totalmente satisfeito a não ser em vós, acima de todos os dons e de todas as criaturas.

Os perfeitos só se encontram no Céu

Que ele está cheio de defeitos!... Bom... Mas, além de que os perfeitos só se encontram no Céu, tu também tens os teus, e todavia suportam-te; e, mais ainda, estimam-te: porque te amam com o amor que Jesus Cristo tinha pelos seus, que bem carregados de misérias andavam! – Aprende! (Sulco, 758)

Queixas-te de que ele não é compreensivo... E eu tenho a certeza de que faz o possível por entender-te. Mas tu, quando te esforçarás um bocadinho por compreendê-lo a ele? (Sulco, 759)

De acordo; admito: essa pessoa portou-se mal; a sua conduta é censurável e indigna; não demonstra categoria nenhuma.

– "Merece humanamente todo o desprezo!", acrescentaste.

Insisto: compreendo-te, mas não compartilho a tua última afirmação. Essa vida mesquinha é sagrada; Cristo morreu para redimi-la! Se Ele não a desprezou, como podes tu atrever-te a desprezá-la? (Sulco, 760)

Realmente, a vida, já por si estreita e insegura, às vezes torna-se difícil... Mas isso contribuirá para te tornar mais sobrenatural, para que vejas em tudo a mão de Deus; e assim serás mais humano e compreensivo com os que te rodeiam. (Sulco, 762)

São Josemaría Escrivá

O Angelus do dia 14 de outubro de 2012 (integral)

Livro do Papa disponível em Portugal em Novembro

Já é conhecida a editora do próximo volume da série “Jesus de Nazaré”, de Bento XVI. A Princípia, que já tinha editado o segundo volume desta trilogia, foi a escolhida, deixando satisfeito o seu responsável, Henrique Mota. 

“É uma excelente notícia, sem dúvida, podermos voltar a editar um dos volumes desta obra de Bento XVI. Já o tínhamos feito em relação ao segundo volume, por escolha da Livraria Vaticana, e agora fazêmo-lo com o terceiro volume, num concurso internacional para as várias línguas e que, no caso português, teve várias editoras interessadas”, afirma. 

A edição da “Princípia” vai sair em Portugal e nalguns países africanos de língua portuguesa. As negociações foram fechadas na Feira do Livro de Frankfurt, onde a editora esteve presente e o novo do livro do Papa foi apresentado. 

Na introdução do livro, Bento XVI explica que este terceiro volume é uma espécie de introdução aos dois primeiros, já editados. É um livro dedicado à infância de Jesus, onde o Papa tenta demonstrar que a mensagem do Evangelho continua actual para os homens de hoje. “O Papa acaba por convidar os leitores a porem-se perante a pergunta fundamental que é saber se aquilo que foi dito e escrito nos Evangelhos tem a ver com a nossa vida ou se foi apenas um facto histórico ocorrido no passado, para as pessoas no passado”, diz Henrique Mota. 

“Aquilo que o Papa afirma é que a mensagem contida nos Evangelhos sobre a infância de Jesus é uma mensagem que tem a ver com o homem de hoje, um homem que procura encontrar as raízes da sua existência e que faz as perguntas fundamentais sobre a sua existência, como os magos fizeram quando procuravam encontrar e foram atrás do chamamento que encontraram na sua leitura das estrelas. Portanto, o Papa coloca a actualidade da mensagem do Evangelho sobre a natividade de Jesus nos tempos que correm e para os homens de hoje”. 

O livro "Jesus de Nazaré - A infância de Jesus" estará nas livrarias no próximo mês: “Vai estar disponível durante o mês de Novembro, tal como em Itália e noutros países europeus. Não sairá em todo o mundo ao mesmo tempo. Tanto quanto sei o livro está, neste momento, contratado para 27 línguas e 30 países”. 

Para que este não seja apenas um acontecimento editorial, a “Princípia” pretende avançar com apresentações descentralizadas do livro, à semelhança do que já fez com o segundo volume da Trilogia “Jesus de Nazaré”.

Rádio Renascença

A Síndrome de Down poderá ser parcialmente tratada durante a gravidez, afirma cientista pró-vida

O Diretor do Instituto de Epidemiologia Molecular e do Centro de Medicina Embrionária e Saúde Materna no Chile, Elard Koch, apresentou na Espanha uma investigação que minimizaria as manifestações clínicas da Síndrome de Down e melhoraria a qualidade de vida dos seus portadores.
 
O anúncio foi feito na Faculdade de Medicina da Universidade CEU San Pablo (Espanha). Segundo uma recente nota de imprensa, a investigação realiza-se em duas fases. Na primeira realiza-se um teste de gravidez para detectar a presença do embrião durante os primeiros 10 dias de gestação e, com avançadas técnicas de biologia molecular, localizar a presença da anomalia genética.
 
“A partir daqui e já na segunda fase, realiza-se um ensaio de uma terapia embrionária entre a segunda e a oitava semana de gestação - semanas mais propensas aos processos que suportam doenças ou má formações congénitas - para reduzir a expressão das principais anomalias que suporta a presença do cromossoma extra” e que resulta na Síndrome de Down.
 
Koch expôs “que é possível realizar intervenções não invasivas muito cedo durante a gestação”. 
 
“É um tema complexo, fascinante e esperançoso. O nosso grupo está trabalhando intensamente numa nova formulação experimental que inibe enzimas responsáveis pelas alterações cognitivas e físicas da trissomia do cromossomo 21”, explicou.
 
O perito disse que “se tudo andar de acordo ao plano estabelecido, finalizaremos os estudos pré-clínicos em aproximadamente dois anos, o que nos deixaria a um passo de iniciar os primeiros ensaios clínicos em seres humanos”.
 
Elard Koch é conhecido por demonstrar que a mortalidade materna é reduzida através de uma melhoria nos sistemas de saúde e uma maior educação entre as mulheres e não através do aborto, como assinalam as organizações feministas.
 
A investigação dá pelo nome de "Nível de educação de mulheres, instalações de saúde materna, legislação sobre o aborto e mortalidade materna: um experimento natural do Chile de 1957 até 2007", e foi publicada no dia 4 de maio deste ano na PLOS ONE, a maior revista científica do mundo.
(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição e adaptação de JPR)

Sorte nossa

Há 30 anos (34 hoje) estava o mundo estupefacto. Pela primeira vez na história a Igreja, tinha um Papa eslavo. Jovem, desportista, poeta e actor de teatro, resistente contra os nazis e os comunistas, amigo de judeus, místico e, sobretudo, santo.

Toda a sua invulgar experiência de homem foi aplicada ao serviço da Igreja.“João Paulo II, o grande” – chamam-lhe agora, depois da sua morte.

Ainda hoje, sob o reflexo da sua santidade, nos espantamos com o modo como propunha Cristo a todos. A todos mesmo: “Ao homem concreto e real (…) a cada um dos quatro biliões de homens que vivem no nosso planeta”, escrevia então na sua primeira encíclica.

E não é verdade? De um modo ou de outro, quem se cruzou com ele sentiu este abraço profundamente humano. Com o desejo de salvar tudo da pessoa: o ser e o agir, a inteligência e a vontade, a consciência e o coração.

Que sorte a nossa termos sido testemunhas deste Santo!

Aura Miguel


(Fonte: site RR em 2008, foto 'Spe Deus')

Cobardia e insegurança

«Ceder o lugar ao inimigo, ou calar quando de todas as partes se levanta incessante clamor para oprimir a verdade, é próprio, ou de homem cobarde, ou de quem duvida estar em posse das verdades que professa. Uma e outra coisa é vergonhosa e injuriosa para Deus; uma e outra coisa contrária à salvação do indivíduo e da sociedade: isso aproveita unicamente aos inimigos do homem cristão, porque a cobardia dos bons fomenta a audácia dos maus»

(Sapientiae christianae, nº 18 – Leão XIII)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1931

“A oração mais elevada tive-a (...) num eléctrico e, a seguir, vagueando pelas ruas de Madrid, contemplando essa maravilhosa realidade: Deus é meu Pai. Sei que, sem o poder evitar, repetia:Abba, Pater! Suponho que me terão tomado por doido”, escreve referindo-se a um facto que aconteceu num dia como hoje.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Vós purificais o exterior, mas Deus encontra-Se no interior

São Rafael Arnaiz Baron (1911-1938), monge trapista espanhol
Escritos espirituais, 04/03/1968

Se as pessoas que procuram a Deus soubessem! Se esses sábios que buscam a Deus no conhecimento intelectual e nas vãs discussões soubessem; se os homens soubessem onde se encontra Deus! Quantas guerras se evitariam; quanta paz não haveria no mundo, quantas almas seriam salvas. Insensatos e tolos, os que procuram a Deus onde Ele não está! Escutai e espantai-vos: Deus está no coração do homem, isso eu sei. Mas reparai, Deus vive no coração do homem quando esse coração está desapegado de tudo o que não é Ele, quando esse coração se apercebe de que Deus bate à porta (Ap 3,20) e, varrendo e limpando todas as suas salas, se dispõe a receber Aquele que é o único que o pode saciar.

Que bom é viver assim, com Deus no mais fundo do coração; que doçura tão grande vermo-nos cheios de Deus! [...] Custa pouco, não custa mesmo nada fazer tudo o que Ele quer, pois amamos a Sua vontade e até mesmo a dor e o sofrimento se tornam paz, pois sofremos por amor. Só Deus sacia a alma e a preenche plenamente. [...] Que venham os sábios perguntar onde está Deus: Deus encontra-Se onde o sábio, com toda a sua orgulhosa ciência, não consegue chegar.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 16 de outubro de 2012

Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-O para comer com ele. Tendo entrado, pôs-Se à mesa. Ora o fariseu estranhou que Ele não Se tivesse lavado antes de comer. Mas o Senhor disse-lhe: «Vós os fariseus limpais o que está por fora do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Néscios, quem fez o que está fora não fez também o que está por dentro? Dai antes o que tendes em esmola, e tudo será puro para vós.
 
Lc 11, 37-41