Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 30 de dezembro de 2012

A fé aos 20: "Fé que leva a servir" (testemunho de um jovem argentino legendado em português)

Em memória e honra do meu amado Pai Jorge (primeira leitura da Liturgia do dia 30 de dezembro de 2012)

Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana.
Quem respeita a sua mãe é semelhante ao que acumula tesouros.
Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.
Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.
Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação.

Livro de Ben Sira 3,3-7.14-17a

Publicado por JPR

A Sagrada Famíla de Raffello Sanzio (só vídeo com detalhes lindíssimos do quadro)

Que as famílias cristãs vivam o mesmo amor e alegria da família de Jesus, Maria e José

Neste domingo, festa da Sagrada Família de Nazaré, Bento XVI convidou a rezar por todas as famílias do mundo e por todas as crianças, para que sejam acolhidas como dom de Deus.

Na habitual alocução do meio-dia, da janela do seu apartamento sobre a praça de São Pedro, o Papa evocou o texto do Evangelho proclamado na missa deste domingo, que evoca o episódio da perda e encontro do Menino Jesus no templo de Jerusalém. A Maria e José que lhe pedem explicações, quando o reencontram após três dias de busca ansiosa, Jesus responde que não se devem surpreender, porque aquele é o seu lugar, a sua casa, junto do Pai, que é Deus.

A preocupação de Maria e José por Jesus é a mesma de todos os pais que educam um filho, introduzindo-o na vida e na compreensão da realidade. É portanto um dever rezar hoje especialmente ao Senhor por todas as famílias do mundo…

“Imitando a Sagrada Família de Nazaré, que os pais se preocupem seriamente com o crescimento e educação dos filhos, para que maturem como homens responsáveis e cidadãos honestos, sem nunca esquecer que a fé é um dom precioso a alimentar nos próprios filhos também com o exemplo pessoal.

Rezemos também para que cada criança seja acolhida como dom de Deus, apoiado pelo amor do pai e da mãe, para poderem crescer como o Senhor Jesus, em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens”.


A concluir, Bento XVI propôs ainda a todos os esposos cristãos o exemplo de “amor, fidelidade e dedicação” de Maria e José em relação a Jesus.

“Faço votos de que todas as famílias cristãs vivam no presença de Deus como o mesmo amor e a mesma alegria da família de Jesus, Maria e José”.

Rádio Vaticano

Keith Jarrett Standards Trio (Keith Jarrett-piano, Gary Peacock-contrabaixo e Jack Dejohnette-precursão, aquele que é por muitos considerado o melhor Trio de Jazz de sempre)

Imitação de Cristo, 3, 42, 2 - Como não se deve procurar a paz nos homens

Mas quem a si mesmo se atribui algum bem impede que a graça venha à sua alma; porque a graça do Espírito Santo sempre busca o coração humilde. Se te souberas perfeitamente aniquilar e desprender de todo amor criado, então viria a ti com a abundância de minhas graças. Quando olhas para as criaturas, perdes a contemplação do Criador. Aprende a vencer-te em tudo por teu Criador, e então poderás chegar ao conhecimento divino. Qualquer coisa, por pequena que seja, se a amas e aprecias desordenadamente, mancha a alma e te separa do sumo bem.

A tarefa dos pais de família é importantíssima

Admira a bondade do nosso Pai Deus: não te enche de alegria a certeza de que o teu lar, a tua família, o teu país, que amas com loucura, são matéria de santidade? (Forja, 689)

Comove-me que o Apóstolo qualifique o matrimónio cristão como "sacramentum magnum", sacramento grande. Também daqui deduzo que o trabalho dos pais de família é importantíssimo.
– Participais do poder criador de Deus e, por isso, o amor humano é santo, nobre e bom: uma alegria do coração, à qual Nosso Senhor, na sua providência amorosa, quer que outros livremente renunciemos.
Cada filho que Deus vos concede é uma grande bênção divina: não tenhais medo aos filhos! (Forja, 691)

Nas minhas conversas com tantos casais, insisto em que, enquanto eles viverem e os filhos também viverem, devem ajudá-los a ser santos, sabendo que na terra ninguém será santo. Não faremos mais que lutar, lutar e lutar.
E acrescento: – Vós, mães e pais cristãos, sois um grande motor espiritual, que manda aos vossos filhos fortaleza de Deus para essa luta, para vencer, para que sejam santos. Não os defraudeis! (Forja, 692)
Não tenhas medo de querer bem às almas, por Ele; e não te importes de amar ainda mais aos teus, sempre que, querendo-lhes muito, o ames a Ele milhões de vezes mais. (Sulco, 693)

Pela tua intimidade com Cristo, estás obrigado a dar fruto: Fruto que sacie a fome das almas, quando se aproximarem de ti, no trabalho, no convívio, no ambiente familiar... (Forja, 981)

São Josemaría Escrivá

Há uma terra onde germina a paz - Mensagem natalícia de Bento XVI à cidade e a um mundo devastado por conflitos

Há uma terra boa, uma terra sadia, livre de qualquer egoísmo e fechamento; uma terra que Deus preparou para vir habitar no meio de nós. Existe deveras; também hoje, em 2012. E desta terra brotou novamente a verdade, trazendo consigo amor, justiça, paz e acolhimento para todos, inclusive para os mais humildes e os deserdados. Uma terra na qual resplandece a Luz pura, graças à qual a dignidade do homem é e permanece inviolável; onde a violência é considerada um absurdo, sobretudo quando é atribuída à prepotência da fé no único Deus. Redescobrir esta terra significa regressar à paz. Um Natal aberto à obstinada esperança cristã foi proposto por Bento XVI, entristecido pelo perpetuar-se de tantas formas de violência que ensanguentam os caminhos de uma humanidade preocupada consigo mesma a ponto de não conceder "espaço a Deus" e portanto ao próximo, às crianças, aos pobres, aos famintos e aos sofredores.

Os discursos, pronunciados pelo Pontífice durante as celebrações natalícias, repropuseram o perfil de um cenário preocupante, no qual a tentativa "do homem de fechar-se a Deus" propõe a imagem de uma "omnipotência invertida". Um "pensamento tenebroso", disse na mensagem urbi et orbi, que "nos pode causar medo". E eis que entra em jogo a esperança cristã "que vence o medo: a verdade germinou! Deus nasceu!".

O Papa fez votos por que agora esta verdade "brote para a população síria"; para os israelenses e palestinianos; para a Terra Santa; para o Egipto, o Mali, a Nigéria, a República Democrática do Congo, Quénia e o vasto continente asiático. E desejou que o "Rei da paz" dirija o seu olhar "para os novos dirigentes da China pela alta tarefa que os espera", e aos governantes da América Latina para garantir paz e bem-estar a todos. Solene a oração elevada pelo Pontífice durante a missa da meia-noite por quantos pensam que devem exercer a violência em nome de Deus para que aprendam a reconhecer o Seu verdadeiro rosto.


(© L'Osservatore Romano - 29 de Dezembro de 2012)

Bom Domingo do Senhor!

Tentemos com humildade imitar o Senhor Jesus como nos narra o Evangelho de hoje (Lc 2, 41-52) e procuremos viver na casa do Pai, ou seja, que tudo na nossa vida seja centrado em Deus Nosso Senhor.

Pai Nosso que estais nos Céus …

Lindíssimo presépio na areia

Deixe-se surpreender pela beleza deste magnífico Presépio na areia e não se fique apenas pela primeira página. Obrigado e desfrute!

Homo Sapiens Gay

Criou-se a ideia errada de que existe um segunda espécie humana. Não se trata de homens e mulheres, dignos representantes do Homo sapiens, mas de uma outra forma humana que esteve olvidada e injustamente ostracizada pela sociedade ao longo dos tempos. Esta “espécie humana” distingue-se das outras, não pelo tamanho do crânio, cor dos olhos, cor da pele, da forma como se reproduz, ou de qualquer outra característica morfológica, mas pelo modo como decidiu viver na intimidade a sua sexualidade.

O Homo sapiens gay habitualmente reage com agressividade e violência à opinião contrária, vendo nela sempre um sinal persecutório. Neste caso, esta espécie sobrevaloriza a sua própria importância, entendendo que as suas ideias são as únicas correctas e as opiniões por si expressadas não podem ser contestadas. Presentemente o Homo sapiens gay deseja ardentemente casar entre si, reclamando um estatuto igual ao Homo Sapiens para uma condição intrinsecamente diferente. Mas quando se procura debater a necessidade de lhe conferir direitos especiais, o Homo sapiens gay adopta habitualmente o papel de vítima, remetendo o interlocutor para o papel de agressor. Portanto, o Homo sapiens gay é desconfiado relativamente ao Homo sapiens, mas não se coíbe de o doutrinar, manipular − a pretexto da sã convivência entre as duas espécies − e de o recrutar desde tenra idade nas escolas, usando para o efeito a educação sexual.

O Homo sapiens gay é invasivo porque infiltrou e tomou conta da comunicação social com o propósito de preparar o caminho para a sua missão evangelizadora: espalhar a doutrina gay. Simultaneamente, o Homo sapiens gay é inflexível e intolerante porque não aceita o diálogo e não admite uma opinião contrária à sua. Exige de forma inabalável que o Homo sapiens lhe reconheça especiais direitos, entre os quais o direito a ter aquilo que a natureza da sua escolha lhe negou: a reprodução. Atendendo a esta reivindicação, os filhos do Homo sapiens serão adoptados pelo Homo sapiens gay, numa espécie de oferenda e reconhecimento à sua superior capacidade de amar.

O Homo sapiens gay tem a crença de estar a ser explorado ou prejudicado pelo Homo sapiens em diversas áreas da sociedade, aspirando por isso a um estatuto especial; aspirando com o tempo a obter quotas de representatividade da sua espécie. O Homo sapiens gay é ambicioso e quer tudo. Tem uma postura reivindicativa permanente, transformando-o facilmente num fanático disposto a qualquer coisa para fazer valer a suas ideias, até à vitória final: o reconhecimento, por parte do Homo sapiens, do seu estado superior de evolução.

O Homo sapiens gay é uma falácia e não existe, configurando a maior aldrabice dos tempos modernos. Esta é uma manipulação malévola que tem como único objectivo confundir e instigar o nosso regresso à escuridão; o regresso à escuridão da caverna.

Fonte: Blogue 'O Inimputável' AQUI

Súplica para o Novo Ano

Querido Jesus, cá estamos de novo a pedir-Te algo e, como sempre, contamos com a Tua ajuda, para enfrentar as dificuldade que nos esperam no próximo ano, seremos muitos milhões em diversos países a ter de nos readaptar a novos condicionalismos que nos farão viver com mais dificuldade terrena o dia-a-dia, mas também é certo que poderá, se assim o quisermos, ser uma oportunidade para renovarmos e fortalecermos a nossa Fé e nos aproximarmos mais e mais de Ti e dos verdadeiramente precisados. 

Dificuldades? Com que direito Te falamos nelas, quando há muitíssimos mais milhões de seres humanos em grande sofrimento e que não têm nem nunca tiveram o bem-estar que usufruímos.

Bem! Está certo, há um certo exagero, mas elas além de previsíveis poderão em momentos de franqueza abalar os nossos alicerces, pelo que Te rogamos com humildade e fé para que tal não só nunca venha a suceder e sejam sim instrumentos de crescimento espiritual enquanto cristãos.

Leva-nos e eleva-nos ainda, a que um dia do próximo ano e para sempre, se possível logo no início, possamos dizer como Paulo «Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20), já que o nosso barro ainda é de finíssima espessura.

JPR

Valor da Família

Terminamos mais um ano falando de família, porque ela é o valor maior que temos na vida. É aí que acontecem as relações fundamentais no amor, relações estas vindas de Deus. É na família que as pessoas precisam ser mais amadas e respeitadas. Só assim, na harmonia, podemos construir a verdadeira vida humana na terra e dar possibilidade de uma vida feliz, pautada pelos valores cristãos.

Começa um novo ano com a esperança da paz, do respeito para com os verdadeiros valores da vida, principalmente pela pessoa humana. Cada ser humano é criatura de Deus, é filho de Deus e, como tal, tem uma dignidade própria, que não pode ser “ferida” por ninguém. Ela tem a dimensão da vida familiar, de amor e carinho.


No Natal contemplamos a Família de Nazaré. Sobre ela estava contida a vontade de Deus-Pai, a realização de seu Reino, criando um clima de responsabilidade, de autoridade dos pais sobre os filhos e, destes, assentimento de obediência para com seus pais. Toda família, autenticamente constituída, existe por vontade divina.família, Deus deve ser o grande referencial para todos, formando comunidade de amor e de estima, onde acontece o desenvolvimento humano e espiritual. A separação dos pais é sempre um sofrimento, um impacto que prejudica fortemente a unidade do lar. Há, com isto, fraturas profundas, e até difíceis de ser superadas.

A honra em relação aos pais é um princípio básico. Isto significa assentimento filial a Deus. É atitude que se expressa em algumas das manifestações, como: bondade, compaixão, humildade, mansidão, respeito etc. Tudo isto depende de esforço pessoal e capacidade de ver no irmão a dignidade que toca a todos nós.

O valor da família depende muito da forma de agir de seus membros, de se deixarem modelar profundamente pelos princípios do Evangelho. A Palavra de Deus modifica e edifica a vida das pessoas capacitando-as para superar todo tipo de diferença que impede a harmonia no lar. Seja assim a vida familiar no Brasil, no ano de 2013.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba - Brasil


(Fonte: Rádio Vaticano)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933


“Todos os pecados da tua vida parecem ter-se posto de pé. – Não desanimes. – Pelo contrário, chama por tua Mãe, Santa Maria, com fé e abandono de criança. Ela trará o sossego à tua alma”, anota hoje.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Hino à Sagrada Família de Leão XIII - O LUX BEATA CAELITUM

Festa da Sagrada Família

Caríssimos Irmãos e Irmãs

1. Poucos dias depois do Natal, a Igreja contempla hoje a Sagrada Família. Na escola de Nazaré cada família aprende a ser o centro de amor, de unidade e de abertura à vida.

No nosso tempo, um mal-entendido sentido dos direitos por vezes perturba a própria natureza da instituição familiar e do vínculo conjugal. É preciso que, a todos os níveis se unam os esforços de quantos crêem na importância da família baseada no matrimónio. Trata-se de uma realidade humana e divina que deve ser defendida e promovida como bem fundamental da sociedade.

2. Os cristãos, recorda o Concílio Vaticano II, atentos aos sinais dos tempos, devem promover "activamente o bem do matrimónio e da família, quer pelo testemunho da sua vida pessoal, quer pela acção harmónica com todos os homens de boa vontade" (Gaudium et spes, 52). É necessário proclamar com alegria e com coragem o Evangelho da família. Para esta finalidade, elevemos a nossa oração comum a Jesus, a Maria e a José por todas as famílias, sobretudo pelas que se encontram em dificuldades materiais e espirituais.

Beato João Paulo II – Excerto do Angelus de 28 de Dezembro de 2003

A Festa da Sagrada Família explicada por Bento XVI (vídeos em espanhol e inglês)

Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

A liturgia desta festa propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.

O Evangelho põe-nos diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. A cena mostra uma família que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus a vida dos seus membros. Nas figuras de Ana e Simeão, Lucas propõe-nos também o exemplo de dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.

A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso»

Santo António de Lisboa (c. 1195-1231), franciscano, Doutor da Igreja
Sermões para o domingo e as festas dos santos 

«Era-lhes submisso». Que todo o orgulho derreta diante destas palavras, que toda a soberba se desfaça, que toda a desobediência se submeta. «Era-lhes submisso». Quem? Aquele que, com uma só palavra, tudo criou do nada. Aquele que, como diz Isaías, «mediu o mar com a concavidade da Sua mão, e mediu o céu com o Seu palmo; que mediu com o alqueire a massa terrestre e pesou as montanhas na báscula e as colinas na balança» (40, 12). Aquele que, como diz Job, «sacode a terra do seu lugar e abala as suas colunas, ordena ao sol e o sol não nasce, e guarda sob selo as estrelas. [...] Aquele que fez grandes e insondáveis maravilhas, prodígios incalculáveis» (9, 6-10). [...] É Ele, o grande e poderoso, que assim Se submete. E submete-se a quem? A um operário e a uma pobre virgem.

Oh «primeiro e último» (Ap 1, 17)! Oh Senhor dos anjos, submisso aos homens! O Criador do céu, submisso a um operário; o Deus da eterna glória, submisso a uma pobre virgem! Quem viu jamais coisa parecida? Quem ouviu jamais contar coisa semelhante?

Não hesiteis, pois, em obedecer, em ser submissos. [...] Descer, voltar para Nazaré, ser submisso, obedecer na perfeição: eis o cúmulo da sabedoria. [...] Eis a sabedoria com sobriedade. A pura simplicidade é «como as águas de Siloé, que correm tranquilas» (Is 8, 6). Há sábios nas ordens religiosas; mas foi através dos homens simples que Deus os congregou. Deus escolheu os loucos e os enfermos, os fracos e os ignorantes, para através deles congregar aqueles que eram sábios, poderosos e nobres, a fim de que ninguém se vanglorie diante de Deus (1Cor 1, 26-29), mas todos se gloriem Naquele que desceu, que voltou para Nazaré e que era submisso.