Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Amar a Cristo...

Ao relermos a mais curta, mas uma das mais belas Epístolas de São Paulo, a Carta a Filémon, deixemo-nos levar pela emoção e peçamos ao Senhor que nos conceda idêntico sentido de amor e caridade pelo próximo e agradeçamos-Lhe as Suas manifestações permanentes de amor e misericórdia para connosco. 

Louvado seja Deus Nosso Senhor Jesus Cristo! 

JPR

Testemunho em tribunal do Cardeal Bergoglio sobre os sacerdotes presos e desaparecidos durante a ditadura argentina (não há um momento de hesitação nas respostas, vídeo não legendado)

Imitação de Cristo, 4 , 1, 7 e 8 - Com quanta reverência cumpre receber a Cristo - Voz do discípulo

7. Com religioso transporte dançou o piosíssimo rei David diante da arca da aliança, em memória dos benefícios concedidos outrora a seus pais; mandou fabricar vários instrumentos musicais, compôs salmos e ordenou que se cantassem com alegria, e ele mesmo os cantava muitas vezes ao som da harpa; ensinou ao povo de Israel a louvar a Deus de todo o coração e engrandecê-lo e bendizê-lo
todos os dias, a uma voz. Se tanta era, então, a devoção e o fervor divino diante da arca do testamento, quanta reverência e devoção devo eu ter agora, e todo o povo cristão, na presença do Sacramento e na recepção do preciosíssimo corpo de Cristo!

8. Correm muitos a diversos lugares para visitar as relíquias dos santos, e se admiram ouvindo narrar os seus feitos; contemplam os vastos edifícios dos templos e beijam os sagrados ossos, guardados em seda e ouro. E eis que aqui estais presente diante de mim, no altar, vós, meu Deus, Santo dos santos. Criador dos homens e Senhor dos anjos. Em tais visitas, muitas vezes é a curiosidade e a novidade das coisas que move os homens; e diminuto é o fruto de emenda que recolhem, principalmente quando fazem essas peregrinações com leviandade, sem verdadeira contrição. Aqui, porém, no Sacramento do Altar, vós estais todo presente, Deus e homem, Cristo Jesus; aqui o homem recebe copioso fruto de eterna salvação, todas as vezes que vos recebe digna e devotamente. Aí não nos leva nenhuma leviandade, nem curiosidade ou atrativo dos sentidos, mas sim a fé firme, a esperança devota e a caridade sincera.

Papa Francisco recebe Presidente Dilma do Brasil

A presidente Dilma Rousseff será recebida nesta manhã, no Vaticano, pelo Papa Francisco, durante uma audiência particular. No dia de ontem, terça-feira, falando aos jornalistas a presidente afirmou que a Jornada Mundial da Juventude será o “tema central” do encontro com o Papa Francisco.

“A Jornada – disse a Presidente -, vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz”, acrescentou. A visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser a primeira grande viagem do Papa Francisco.

Dilma se disse feliz com a eleição de um papa latino-americano, justamente em um momento em que o continente supera seu histórico de pobreza. “Durante a missa, o Papa fez um discurso muito interessante, no qual afirmou sua opção pelos pobres”, disse Dilma.

A presidente disse ainda que nunca havia encontrado o Papa Francisco até a saudação após a missa de início de pontificado, nesta terça-feira.

Além da jornada, a presidente disse que vai conversar com o Papa sobre outros assuntos, como pedir seu apoio às políticas para erradicação da pobreza no mundo.

Rádio Vaticano

Papa telefonou a Bento XVI

Francisco quis felicitar predecessor no dia em que se celebra o seu onomástico, São José

O Papa falou hoje (ontem) ao telefone com Bento XVI, seu predecessor, para lhe agradecer e o felicitar no dia em a Igreja celebra São José, onomástico de Joseph Ratzinger, revelou o Vaticano.

“Hoje, pouco depois das 17h00 (menos uma em Lisboa), o Papa Francisco telefonou ao Papa emérito Bento XVI para lhe oferecer os seus mais sentidos parabéns por ocasião da festa de São José e manifestar-lhe ainda gratidão pessoal e da Igreja pelo seu serviço”, assinala uma nota divulgada pelos serviços de informação da Santa Sé.

O novo Papa tinha evocado o seu predecessor durante a missa de inauguração solene do pontificado, que decorreu esta manhã: “Acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão”.

O Vaticano adiantou que Bento XVI “seguiu com intensa participação os acontecimentos destes dias, em particular desta manhã, e assegura ao seu sucessor uma proximidade contínua na oração”.

O Papa emérito, de 85 anos, está a residir em Castel Gandolfo, arredores de Roma, desde o final do pontificado, a 28 de fevereiro, após ter apresentado a sua renúncia no dia 11 do mesmo mês.

Francisco vai encontrar-se pessoalmente e almoçar com Bento XVI neste sábado, a partir das 12h30 de Roma, após uma viagem de helicóptero desde o Vaticano.

OC / Agência Ecclesia

Evangelização: "recomeçar uma vez e outra vez"

"Sim, é possível que tudo seja novo e diferente porque Deus continua a ser 'rico de bondade e misericórdia, sempre disposto a perdoar' e encoraja-nos a recomeçar uma vez e muitas vezes. Hoje, de novo, somos convidados a empreender um caminho pascal em direcção à Vida, caminho que compreende a cruz e a renúncia, que será incómodo mas não estéril. Somos convidados a reconhecer que há coisas que não estão bem em nós mesmos, a converter-nos". 

(Cardeal Jorge Mario Borgoglio na homilia de quarta feira de Cinzas, 13-2-2013, no site da Arquidiocese, onde se encontram todas as homilias e mensagens desde 1999)

«Que devo eu fazer para alcançar a vida eterna?» - Excerto Homilia sobre Lucas 10, 25-37

Isto pode ser muito difícil. Pode suceder, por exemplo, que um homem seja atingido por doenças e por impedimentos. (…). O veneno do não, da raiva contra Deus e contra o mundo devora-o por dentro. Mas Deus deseja de nós, por assim dizer, um adiantamento de confiança. Ele diz-nos: Sei que tu agora não me compreendes, mas confia em Mim, apesar de tudo, acredita que sou bom e tem coragem para viver dessa confiança. Então reconhecerás que precisamente assim te fiz bem.

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger) 

Tibi Laus - Canto gregoriano

«Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres»

Concílio Vaticano II 
Constituição dogmática sobre a Igreja no mundo contemporâneo, «Gaudium et Spes», §§ 16-17


No fundo da própria consciência, o homem descobre uma lei que não se impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer; essa voz, que o chama constantemente ao amor do bem e à fuga do mal, soa no momento oportuno, na intimidade do seu coração: faz isto, evita aquilo. O homem tem no coração uma lei escrita pelo próprio Deus; a sua dignidade está em obedecer-lhe, e por ela é que será julgado (Rm 2, 14-16). A consciência é o centro mais secreto e o santuário do homem, no qual se encontra a sós com Deus, cuja voz se faz ouvir na intimidade do seu ser. [...]

Só na liberdade é que o homem se pode converter ao bem. Os homens de hoje apreciam grandemente e procuram com ardor esta liberdade; e com toda a razão. Muitas vezes, porém, fomentam-na dum modo condenável, como se ela consistisse na licença de fazer seja o que for, mesmo o mal, contanto que lhes agrade. A liberdade verdadeira é um sinal privilegiado da imagem divina no homem. Pois Deus quis «deixar o homem entregue à sua própria decisão» (Gn 1,26), para que busque por si mesmo o seu Criador e livremente chegue à total e beatífica perfeição, aderindo a Ele. A dignidade do homem exige portanto que ele proceda segundo a própria consciência e por livre adesão. [...] O homem atinge esta dignidade quando, libertando-se da escravidão das paixões, tende para o fim pela livre escolha do bem e procura a sério e com diligente iniciativa os meios convenientes. Mas a liberdade do homem, ferida pelo pecado, só com a ajuda da graça divina pode tornar plenamente efectiva esta orientação para Deus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 20 de março de 2013

Jesus disse então aos judeus que creram n'Ele: «Se vós permanecerdes na Minha palavra sereis verdadeiramente Meus discípulos,  conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravosde ninguém; como dizes Tu: Sereis livres?». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora o escravo não fica para sempre na casa, mas o filho é que fica nela para sempre. Por isso, se o Filho vos livrar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão, mas procurais matar-Me porque a Minha palavra não penetra em vós. Eu digo o que vi em Meu Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai». Eles replicaram: «O nosso pai é Abraão». Jesus disse-lhes: «Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-Me, a Mim, que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez isto. Vós fazeis as obras do vosso pai». Eles disseram-Lhe: «Nós não somos filhos da prostituição, temos um pai que é Deus». Jesus disse-lhes: «Se Deus fosse vosso pai, certamente Me amaríeis porque Eu saí e vim de Deus. Não vim de Mim mesmo, mas foi Ele que Me enviou.

Jo 8, 31-42