Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 26 de março de 2013

Francisco continua a residir na Domus Sanctæ Marthæ

O Papa Francisco continua a residir na Domus Sanctæ Marthæ e não se transfere, de momento, para o apartamento Pontifício. É o que anunciou nesta terça-feira o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

O Santo Padre, ao final da Missa celebrada na manhã de hoje na Domus Sanctae Marthae, com palavras muito simples, deixou entender que pretende, ao menos nesta fase, permanecer na Domus Sanctæ Marthæ, disse Pe. Lombardi.

O Papa transferiu-se do quarto onde esteve durante o Conclave para um local mais amplo, onde tem a possibilidade de receber pessoas com mais facilidade. Porém, para as audiências, para as atividades normais da manhã, como encontros com grupos, audiências com visitantes importantes e assim por diante -, já utiliza, há diversos dias, o apartamento das audiências pontificas localizado no segundo andar da Residência Apostólica, onde está a Sala Clementina, a Biblioteca privada e outros ambientes próprios para as atividades oficiais do Santo Padre.

Como habitação, permanece a Domus Sanctæ Marthæ.

Rádio Vaticano

Vídeo alusivo em espanhol

Votos de Páscoa do Papa Francisco (interior cartão)

«Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo? Ele não Está aqui, ressuscitou.» (Lc 24, 5)

Amar a Cristo...

Querido Jesus, diariamente pedimos-Te pela unidade dos cristãos em geral e dos católicos em particular, pedimos-Te igualmente por todos aqueles dentro da Tua Igreja que se encontram em dificuldades de Fé, de respeito pelo magistério do Santo Padre e no cumprimento dos seus votos.

Também Te rogamos por aqueles, de firmeza de fé inquestionável, que não são ainda participes em total comunhão dentro da Igreja. Hoje, meu Deus e meu Senhor, suplico-Te com particular veemência que envies o Teu Espírito, para que cheios Dele possamos todos dar as mãos unidos ao Papa na construção do bem da Tua e nossa amadíssima Igreja.

Louvor e Glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor!

JPR

Por que devemos rezar se Deus não vai mudar Sua Vontade?

Ajude o Banco Alimentar de Lisboa com o seu IRS. Não pagará mais por o fazer - 502 671 858 - Obrigado


Terça -Feira Santa

“Seguir-te-ei e darei a minha vida porTi!”
É que Te afirmo do fundo do coração
E, Tu, Senhor, em tom de reconvenção:

Seguir-me-ás mais tarde, não agora!”

E, eu, nesta tristeza com que me confronto
Não ouso perguntar qual o dia ou a hora
Porque conheço bem a Tua resposta:

Será quando estiveres pronto
E a tua alma se encontrar disposta!”      

ama, Porto, Terça-Feira Santa 2013

Imitação de Cristo, 4 , 3, 1 e 2 - Da utilidade da comunhão frequente - A Voz do discípulo

1. Eis que venho a vós, Senhor, para aproveitar-me de vossa munificência, e deliciar-me neste sagrado banquete, que vós, Deus meu, preparastes, na vossa ternura, para o pobre. Em vós se acha tudo o que posso e devo desejar; vós sois minha esperança, fortaleza honra e glória. Alegrai, pois, hoje, a alma de vosso servo, porque a vós, Senhor Jesus, levantei a minha alma. Desejo receber-vos agora com devoção e reverência; desejo hospedar-vos em casa, para que, com Zaqueu, mereça ser abençoado e contado entre os filhos de Abraão. Minha alma suspira por vosso corpo; meu coração deseja ser convosco unido.

2. Dai-vos a mim e estou satisfeito; porque sem vós nada me pode consolar. Sem vós não posso estar, e sem vossa visita não posso viver. Por isso muitas vezes devo achegar-me a vós e receber-vos para remédio de minha salvação, a fim de não desfalecer no caminho quando estiver privado deste alimento celestial. Assim vós mesmo o dissestes uma vez, misericordiosíssimo Jesus, quando pregáveis e curáveis diversas enfermidades: "Não os quero despedir em jejum, para que não desfaleçam no caminho"(Mt 15, 32). Fazei também do mesmo modo comigo, pois ficastes neste Sacramento para consolação dos fiéis. Vós sois a suave refeição da alma, e quem dignamente vos receber se tornará participante e herdeiro da glória eterna. A mim, que tantas vezes caio e peco, tão depressa afrouxo e desfaleço, mui necessário me é que, com a oração, confissão e comunhão freqüente, me renove, purifique e afervore, para não abandonar meus santos propósitos, abstendo-me da comunhão por mais tempo.

O Angelus do dia 24 de março de 2013 (versão integral não legendada)

Cúria romana, divisões, vatileaks

"[A Cúria] vejo-a e vivo-a como um organismo de serviço, um organismo que me ajuda e me protege. Às vezes chegam notícias não boas, frequentemente amplificadas e mesmo manipuladas com escândalo. Os jornalistas às vezes correm o risco de descair para a coprofilia e assim fomentar a coprofagia: o pecado que acusa todos os homens e todas as mulheres, que olha sempre para as coisas negativas e não para as positivas. A cúria romana tem defeitos, mas parece-me que se sobrevaloriza o mal e subvaloriza a santidade de muitíssimas pessoas, consagrados e leigos, que aí trabalham".
"(...) [É preciso] olhar para a Igreja santa e pecadora, olhar para certas faltas e certos pecados sem perder de vista a santidade de tantos homens e tantas mulheres que actuam hoje na Igreja. Não devo escandalizar-me, porque a Igreja é minha mãe: devo olhar para os pecados e para as faltas como olharia para os pecados e para as faltas da minha mamã. E quando me lembro dela, lembro-me sobretudo de muitas coisas belas e boas que fez, não tanto das faltas ou dos defeitos. Defende-se a mãe com o coração cheio
de amor, antes de a defender com a palavra. Pergunto-me se no coração de muitos que entram nesta dinâmica dos escândalos se há amor pela Igreja".

(Cardeal Jorge Mario Borgoglio em entrevista ao 'La Stampa')

Malícia

A “malícia” em sentido próprio consiste, para Tomás de Aquino, na revolta voluntária contra Deus, no ódio a Deus; uma posição verdadeiramente absurda, unicamente possível quando a tibieza, o não contra o amor de Deus, se transformou até um centro duma existência. Aqui se vê que a “preguiça” (falsa humildade) e o orgulho se encontram»

(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger) 

Escutar a Palavra de Deus

Salmo da Palavra de Deus, 119


Oh quanto amo a tua lei
Oh quanto amo a tua lei senhor
Minha meditação em todo o dia
Quão doce a tua palavraAo meu paladar
Mais doce que o mel à minha boca ela é
Lâmpada para os meus pés
É a tua palavra senhorLuz para o meu caminho
A tua palavra é

«Para a imagem aí [Salmo, 119] visível do homem piedoso é característico o facto de amar a Palavra de Deus, trazê-la no coração, meditá-la dia e noite, deixar-se inteiramente penetrar e animar por ela»

(Joseph Ratzinger in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

«A Virgem deu à luz… a profetisa deu à luz… . Foi pela escuta que Maria, a profetisa, concebeu o Deus vivo. Pois acede-se por natureza à inteligência das palavras pela escuta»

(Homilia 4 in Deiparam et Simeonem c 2 – Teodoto de Ancira) 

«Não cantará o galo, antes de Me teres negado três vezes!»

São Francisco de Sales (1567-1622), bispo de Genebra, doutor da Igreja 
Obras Completas, vol. 10

São Pedro, Apóstolo, foi muito injusto para com o seu Senhor porque O negou, jurando que não O conhecia e, não contente com isso, foi maldizente e blasfemo, asseverando não saber Quem Ele era (Mt 26,69 ss). Este incidente magistral partiu o coração de Nosso Senhor. Que fazeis e que dizeis vós, pobre São Pedro? Não sabeis quem Ele é, não O conheceis?, vós que fostes chamado pela Sua própria boca ao Apostolado e que haveis confessado ser Ele o Filho do Deus vivo? (Mt 16,16) Ah, homem miserável, como ousais dizer que não O conheceis? Não foi Ele Quem vos lavou outrora os pés (Jo 13,6), Ele Quem vos alimentou com o Seu Corpo e o Seu Sangue? [...]

Portanto, que ninguém presuma das suas boas obras e pense não ter nada a temer, uma vez que São Pedro, que tantas graças recebeu, que prometeu acompanhar Nosso Senhor até à prisão e até à morte, se prontificou a negá-lo ao mais pequeno reparo duma criada.

Ao cantar do galo, São Pedro lembrou-se do que acabara de fazer e do que lhe havia dito o seu Bom Senhor; então, reconhecendo a sua falta, saiu a chorar tão amargamente que só por isso recebeu indulgência plenária e remissão de todos os seus pecados. Bem-aventurado São Pedro, que através de tal contrição recebestes o perdão de tão grande deslealdade [...] Bem sei que foi o sagrado olhar de Nosso Senhor que lhe calou fundo no coração e lhe abriu os olhos para reconhecer o seu pecado (Lc 22,61) [...], pois a partir daí não deixou jamais de chorar, em especial sempre que ouvia o galo cantar [...] Assim, de grande pecador tornou-se um grande santo.

Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 26 de março de 2013

Tendo Jesus dito estas coisas, perturbou-Se em Seu espírito e declarou abertamente: «Em verdade, em verdade vos digo que um de vós Me há-de entregar». Olhavam, pois, os discípulos uns para os outros, não sabendo de quem falava. Ora um dos Seus discípulos, aquele que Jesus amava, estava recostado sobre o peito de Jesus. A este, Simão Pedro fez sinal, para lhe dizer: «De quem fala Ele?». Aquele discípulo, pois, tendo-se reclinado sobre o peito de Jesus, disse-Lhe: «Quem é, Senhor?». Jesus respondeu: «É aquele a quem Eu der o bocado que vou molhar». Molhando, pois, o bocado, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. Atrás do bocado, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe então: «O que tens a fazer, fá-lo depressa». Nenhum, porém, dos que estavam à mesa percebeu por que lhe dizia isto. Alguns, como Judas era o que tinha a bolsa, julgavam que Jesus lhe dissera: «Compra as coisas que nos são precisas para o dia da festa», ou: «Dá alguma coisa aos pobres». Ele, pois, tendo recebido o bocado, saiu imediatamente; era noite. Depois que ele saiu, Jesus disse: «Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado n'Ele. Se Deus foi glorificado n'Ele, também Deus O glorificará em Si mesmo; e glorificá-l'O-á sem demora. Filhinhos, já pouco tempo estou convosco. Buscar-Me-eis, mas, assim como disse aos judeus: Para onde Eu vou, vós não podeis vir, também vos digo agora. Simão Pedro disse-Lhe: «Senhor, para onde vais?». Jesus respondeu-lhe: «Para onde Eu vou, não podes tu agora seguir-Me, mas seguir-Me-ás mais tarde». Pedro disse-lhe: «Porque não posso eu seguir-Te agora? Darei a minha vida por Ti». Jesus respondeu-lhe: «Darás a tua vida por Mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo sem que Me tenhas negado três vezes.

Jo 13,21-33.36-38