Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Amar a Cristo...

Amado Jesus, certamente não o farão intencionalmente, mas recorrentemente quase sempre que assistimos à Santa Missa fora do templo que regularmente frequentamos, constatamos que nas homilias as Tuas palavras são anunciadas como sendo do evangelista que as transcreveu e o tempo histórico como o da vida destes.

Ajuda a Tua Igreja, querido Jesus Cristo, a melhor formar os seus sacerdotes e a fomentar neles uma constante busca de conhecimento teológico para assim Te anunciar na plenitude da beleza e profundidade dos Teus ensinamentos, que são os do Pai, que falou através de Ti.

Obrigado, Meu Deus e Meu Senhor, pelos Teu sacerdotes cuja opção de vida nos é credora do maior respeito e consideração!

JPR

FARO sábado 22 de junho - Missa por ocasião da Festa de São Josemaría Escrivá


O Papa supera os 7 milhões de seguidores no 'Twitter'

O Papa Francisco superou os sete milhões de seguidores em suas contas oficiais do Twitter e o número continua aumentando. Em pouco mais de três meses e desde que escreveu seu primeiro tweet no dia 17 de março deste ano, Francisco duplicou o número de seguidores.

Os tweets do Papa publicam-se em nove idiomas: inglês, português, italiano, francês, polaco, alemão, latim, árabe e espanhol. A conta em espanhol é a que tem o maior número de seguidores desde há dias.

"Já ultrapassamos os sete milhões de seguidores e o idioma espanhol superou o idioma inglês. É compreensível que com o Papa Francisco as pessoas estejam mais interessadas, é verdade que muitos católicos da América Latina desejaram entrar em sintonia com os tweets do Santo Padre e isto nos parece muito belo", explicou o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, D. Claudio María Celli, em entrevista concedida ao grupo ACI em 20 de junho.

"O Papa Francisco tem uma comunicação muito direta, imediata, é uma pessoa autêntica, diria que a mensagem evangélica brota de seu coração, e deu um novo impulso à comunicação do pontificado", acrescentou.

Desde o início de seu Pontificado Francisco compartilhou com os fiéis mais de 64 tweets onde compartilha com o mundo suas reflexões reduzidas a 140 caracteres. Este novo tipo de comunicação, foi acolhido com grande expectativa pela imprensa e pela opinião pública de todo o mundo.

"As pessoas percebem que no coração deste homem há uma simpatia profunda e muito próxima com o homem e a mulher de hoje, e podemos perceber essa simpatia. E ao mesmo tempo, o Papa Francisco não deixa a desejar na dimensão do anúncio do Evangelho, diria que sublinha com força as exigências de fidelidade, de entrega e de compromisso no amor e no serviço", referiu.

"Eu diria que há uma harmoniosa síntese de uma pessoa muito profunda, que fez todo um caminho na espiritualidade dos jesuítas de Santo Inácio, e ao mesmo tempo é um pastor e isso nota-se nas suas palavras que têm esta experiência pastoral como bispo de uma diocese, e ao mesmo tempo tem este sabor latino-americano que se manifesta na sua maneira de falar, na sua maneira de se relacionar, diria que é um homem muito rico em humanidade e as pessoas percebem imediatamente esta sintonia com ele", acrescentou Dom Celli.

"Um cristão está pronto a anunciar o Evangelho, porque não pode reter em si mesmo a alegria que nasce do conhecimento de Cristo", escreveu o Papa Francisco em seu tweet enviado no dia 19 de junho.

(Fonte: 'ACI Digital' com edição de JPR)

O Senhor fez-nos inquietos para procurá-Lo, encontrá-Lo e crescer (vídeo da homilia de hoje na Casa de Santa Marta)



O Santo Padre celebrou uma Santa Missa, na manhã desta sexta-feira, na Casa Santa Marta, da qual participaram, entre outros, o Cardeal Francesco Coccopalmerio, acompanhado de alguns membros do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, entre os quais o brasileiro, José Aparecido Gonçalves de Almeida, recém-nomeado Bispo auxiliar de Brasília, e alguns funcionários da Casa Santa Marta, onde o Papa reside.

Durante a celebração Eucarística, Papa Francisco meditou com os presentes sobre a razão de ser de um cristão: a busca do único tesouro, que pode ser levado consigo. Este tesouro encontra-se na passagem do evangelho de São Mateus: “Onde está o tesouro, aí está o teu coração”.

O Santo Padre recordou, porém, que há muitos tesouros perigosos e sedutores, que podem ser acumulados durante a vida. Então, qual é este tesouro, que ninguém pode roubar? E respondeu:
“Aquele tesouro que nós damos aos outros e que carregamos é o próprio Jesus Cristo. Podem ser também outros tesouros maravilhosos, como o amor, a caridade, a paciência, a bondade, a ternura. Eles devem ser carregados em nosso coração e devem ser compartilhados com os outros”.

Entretanto, o Papa vai mais além: aquele tesouro que realmente vale aos olhos de Deus é aquele que, já desde aqui da terra, é acumulado no Céu. No Evangelho, Jesus une o tesouro ao coração, criando uma relação entre ambos os termos. O Senhor quis que o nosso coração humano fosse inquieto. Mas, porquê? E Papa Francisco respondeu:
“O Senhor o fez inquieto para que fôssemos à sua busca, ao seu encontro, para crescermos. Será que nosso coração está cansado? Será que está inquieto à busca de coisas materiais e não aquelas do Senhor? Será que temos um coração de pedra, que causa ódio, egoísmos, violências e guerras?

O Santo Padre terminou sua meditação pedindo a intercessão de São Luis Gonzaga, que a Igreja celebra hoje, para que Deus nos conceda a graça de um coração novo, um coração de carne, um coração humano!

(Fonte: 'news.va')

“Sede atentos a que não sejam ambiciosos, que não procurem o episcopado”

“Somos Pastores” Isto, nunca podemos esquecê-lo. Vós, caros Representantes pontifícios, sois presença de Cristo, sois presença sacerdotal, de Pastores… sois Pastores que servem a Igreja, com a função de encorajar, de serdes ministros de comunhão, e também com a tarefa, nem sempre fácil, de corrigir. Fazei sempre tudo com profundo amor… Procurai sempre o bem, o bem de todos, o bem da Igreja e de cada pessoa”.

Na parte final da sua alocução aos Núncios Apostólicos, o Santo Padre referiu “um dos pontos mais importantes do seu serviço: a colaboração para as nomeações episcopais, indicando alguns critérios a ter em conta nessa “delicada tarefa”:
“que os candidatos sejam Pastores próximos das pessoas (este é o primeiro requisito), pais e irmãos, sejam mansos, pacientes, misericordiosos; amem a pobreza - interior, como liberdade para o Senhor, e também exterior, como simplicidade e austeridade de vida, que não tenham uma psicologia de “príncipes”.

“Sede atentos a que não sejam ambiciosos, que não procurem o episcopado” – insistiu o Papa, acrescentando ainda: “que sejam esposos de uma Igreja, sem passarem o tempo à procura de outra”. Finalmente, os Pastores “saibam ir à frente do rebanho a indicar o caminho, no meio do rebanho para o manter unido, e atrás do rebanho para evitar que alguém fique para trás e para que o rebanho aprenda a encontrar o caminho."

Rádio Vaticano

«Não acumuleis tesouros na terra, […]; acumulai tesouros no céu»

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja 
Nabaot, o pobre, 58


Tu és guardião dos teus bens, e não proprietário, tu que escondes o teu ouro na terra (Mt 25,25); e tornas-te servo deles, e não senhor. Cristo disse: «Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração»; ora, o teu coração está no ouro que enterraste. Vende o ouro e compra a salvação; vende o que é da terra e adquire o Reino de Deus; vende o campo e recupera a vida eterna.

Dizendo isto digo a verdade, porque me apoio na palavra daquele que é a Verdade: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu» (Mt 19,21). Não te entristeças ao ouvir estas palavras, com medo que te seja dito o mesmo que ao jovem rico: «Dificilmente entrará um rico no reino dos céus» (v. 23). Mais ainda, quando lês esta frase, considera que a morte pode arrancar-te esses bens, que a violência de alguém mais forte que tu tos pode tirar. E, no fim de contas, terias preferido bens menores em lugar de grandes riquezas, e trocos em vez de tesouros de graça. Pela sua própria natureza, esses bens são perecíveis e não permanecem para sempre.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração»

São Cesário de Arles (470-543), monge e bispo 
Sermão 32, 1-3; SC 243

Deus aceita as nossas ofertas de dinheiro e apraz-lhe que dêmos aos pobres, mas com esta condição: que todo o pecador, quando oferecer a Deus o seu dinheiro, ofereça também a alma. [...] Quando o Senhor diz: «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus» (Mc 12, 17), que quererá Ele dizer, senão: «Tal como dais a César, nas moedas de prata, a sua imagem em efígie, dai também a Deus, em vós mesmos, a imagem de Deus» (cf Gn 1, 26)? 

Assim, e como já bastas vezes dissemos, quando distribuirmos dinheiro aos pobres, ofereçamos a nossa alma a Deus de forma a que, onde estiver o nosso dinheiro, possa também estar o nosso coração. De facto, por que nos pede Deus que demos dinheiro? É seguramente porque sabe que lhe temos um apreço especial e que não deixamos de pensar nele; e porque sabe que, onde tivermos o dinheiro, teremos também o coração. Eis porque Deus nos exorta a construir tesouros no céu através de dádivas feitas aos pobres; é para que o nosso coração vá até onde tivermos enviado o tesouro e para que, quando o sacerdote disser: «Corações ao alto», possamos responder de consciência tranquila: «O nosso coração está em Deus».

O Evangelho do dia 21 de junho de 2013

«Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões arrombam as paredes e roubam. Entesourai para vós tesouros no céu, onde nem a ferrugem nem a traça os consomem, e onde os ladrões não arrombam as paredes nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração. «O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho for são, todo o teu corpo terá luz. Mas, se teu olho for malicioso todo o teu corpo estará em trevas. Se, pois, a luz que há em ti é trevas, quão tenebrosas serão essas trevas! 

Mt 6, 19-23