Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Não olhem as aparências, ide diretamente à verdade

A idolatria e a hipocrisia não poupam a vida cristã. O Papa Francisco alertou, esta manhã, para ambos os ‘vícios’, na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta. Para não ceder à tentação destes pecados, o Pontífice recomenda a prática dos Mandamentos do amor a Deus e ao próximo.

Mais uma vez, a liturgia da missa inspira o Papa a uma reflexão sobre as ‘armadilhas’ com que os fiéis convivem dia a dia. Francisco parte das palavras de São Paulo para estigmatizar o pecado da idolatria cometido por pessoas que preferem “adorar as criaturas que o Criador”:
“O egoísmo do próprio pensamento, o pensamento omnipotente .. eu penso a verdade e faço a verdade com o meu pensamento”.

Hoje, dois mil anos depois das críticas de São Paulo, a idolatria se manifesta de outras formas e modos:
“Ainda hoje existem muitos ídolos e muitos idolatras que se acham ‘sabidos’, inclusive entre nós, cristãos, que trocam a glória incorruptível de Deus com a imagem do próprio ‘eu’, as minhas ideias, a minha comodidade...”. “Jesus aconselha: não olhem as aparências, ide diretamente à verdade. Se é vaidoso, carreirista, ambicioso; se se vangloria de si mesmo porque se acha perfeito, pede um pouco de esmola e isto irá curar a sua hipocrisia. Esta é a estrada do Senhor: adorar Deus, amar Deus sobretudo, e amar o próximo. Tão simples, mas tão difícil”, completou o Papa.

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

Dizer que amamos a Deus sem amar profundamente todo o próximo sem exceções é hipocrisia, façamos um esforço para não marginalizar ninguém

https://twitter.com/jppreis

Totus tuus



Totus tuus sum ,Maria,
Mater nostri Redemptoris,
Virgo Dei, Virgo pia,
Mater mundi Salvatoris.
Amen.

Encontro com o Senhor

Basílica N. Sra. dos Mártires - Lisboa
Quem conhece o Senhor no Sacrário, reconhece-O nos que sofrem e nos indigentes. Ele faz parte daqueles a quem o Juíz Universal há-de dizer: «Tive fome e deste-Me de comer; tive sede e deste-Me de beber; estava nu e vestiste-Me; estava enfermo e visitaste-Me; estava na prisão e vieste até Mim» (Mt 25,35-36).

(Excerto artigo apresentado em 2002 no Congresso Eucarístico de Benevento – Joseph Ratzinger)

Santa Teresa d'Ávila explicada por Bento XVI (vídeo em espanhol)

Vivo sin Vivir en mi - Poema/Oração Santa Teresa de Ávila

«Dai em esmola tudo o que possuís e para vós tudo ficará limpo»

São Rafael Arnaiz Baron (1911-1938), monge trapista espanhol
Escritos espirituais, 04/03/1938


Deus encontra-Se no coração desapegado, no silêncio da oração, no sofrimento como sacrifício voluntário, no esvaziamento do mundo e das suas criaturas. Deus está na cruz, e enquanto não amarmos a cruz não O veremos, não O sentiremos. Calai-vos, homens, que não parais de fazer barulho!

Ah, Senhor, que feliz me sinto no meu retiro, como Te amo na minha solidão, quereria oferecer-Te aquilo que já não tenho, pois já Te dei tudo! Pede-me Senhor. Mas que posso eu dar-Te? O meu corpo, já o possuis, é teu; a minha alma, Senhor, por quem suspira ela, se não por Ti, para que Tu no fim venhas tomar posse dela? O meu coração está aos pés de Maria, chorando de amor e sem mais nada querer a não ser a Ti. A minha vontade: por acaso desejo eu, Senhor, alguma coisa que Tu não desejes? Diz-me; diz-me, Senhor, qual é a tua vontade e colocarei a minha em uníssono com a tua. Amo tudo o que Tu me envias e me dás, quer seja a saúde, quer seja a doença, quer seja estar aqui ou ali, ou ser uma coisa ou outra; toma a minha vida, Senhor, quando quiseres. Como é possível não ser feliz assim?

Se o mundo e os homens soubessem! Mas não o saberão: estão demasiado ocupados com os seus interesses, têm o coração demasiado cheio de coisas que não são Deus. O mundo vive muito com uma finalidade terrena; os homens sonham com esta vida em que tudo é vaidade, e assim não conseguem encontrar a verdadeira felicidade, que é o amor de Deus. Talvez consigam chegar a compreender essa felicidade, mas para a sentirem, são muito poucos os que renunciam a si próprios e tomam a cruz de Jesus (cf Mt 16,24), mesmo entre os religiosos. Senhor, as coisas que Tu permites! A tua sabedoria sabe o que faz. Mas segura-me na tua mão e não permitas que os meus pés escorreguem, pois sem Ti quem virá em meu socorro? E «se o Senhor não edificar a casa» (Sl 127,1)… Ah Senhor, como Te amo! Até quando, Senhor?

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de outubro de 2013

Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-O para comer com ele. Tendo entrado, pôs-Se à mesa. Ora o fariseu estranhou que Ele não Se tivesse lavado antes de comer. Mas o Senhor disse-lhe: «Vós os fariseus limpais o que está por fora do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade. Néscios, quem fez o que está fora não fez também o que está por dentro? Dai antes o que tendes em esmola, e tudo será puro para vós.

Lc 11, 37-41