Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Quanto mal fazem à Igreja os padres untuosos! Aqueles que colocam a sua força nas coisas artificiais, na vaidade

Papa critica padres que preferem vaidade e negócios à oração, e pergunta: Se não tivermos Cristo, o que daremos às pessoas?

O papa Francisco criticou este sábado, no Vaticano, os padres mais interessados na vaidade e nos negócios, que correm o risco de perderem a unção recebida no dia da sua ordenação e passarem a serem «untuosos», tendo vincado que nada terão a dar às pessoas se não mantiverem uma relação próxima com Cristo na oração.

Excertos da homilia pronunciada na missa a que Francisco presidiu, esta manhã, segundo a Rádio Vaticano:

«Jesus, quando crescia em popularidade, ia ter com o Pai», retirando-se para «lugares desertos a rezar.»

«Esta é um pouco a nossa pedra-de-toque, padres: se vamos ou não vamos ao encontro de Jesus; qual é o lugar de Jesus Cristo na minha vida sacerdotal? Uma relação viva, de discípulo a mestre, de irmão a irmão, de pobre homem a Deus, ou é uma relação algo artificial, que não vem do coração?»

«Nós somos ungidos pelo Espírito Santo, e quando um sacerdote se distancia de Jesus Cristo pode perder a unção. Na sua vida, não: essencialmente tem-na... mas perde-a. E em vez de ser ungido, acaba por ser untuoso. E quanto mal fazem à Igreja os padres untuosos! Aqueles que colocam a sua força nas coisas artificiais, na vaidade.»

«Quantas vezes se ouve dizer, com dor: "Este é um padre-borboleta, porque há sempre vaidade nele".»

«Nós, sacerdotes, temos muitos limites: somos pecadores, todos. Mas se vamos ao encontro de Jesus Cristo, se procuramos o Senhor na oração - a oração de intercessão, a oração de adoração - somos bons sacerdotes, ainda que sejamos pecadores.»

«Se nos afastamos de Jesus Cristo, devemos compensar isto com outras atitudes... mundanas. E assim, há todas estas figuras... também o padre de negócios, o padre empreendedor... Mas o padre que adora Jesus Cristo, o padre que fala com Jesus Cristo, o padre que procura Jesus Cristo e que se deixa procurar por Jesus Cristo: este é o centro da nossa vida. Se não há isto, perdemos tudo. E que daremos às pessoas?»

«É belo encontrar padres que deram a sua vida como sacerdotes, verdadeiramente, de quem as pessoas dizem: "Sim, tem esta característica, tem aquela... mas é um padre". E as pessoas têm a intuição.»

«Em vez disso, quando as pessoas vêem os padres - para dizer uma palavra - idólatras, que em vez de terem Jesus têm os pequenos ídolos... pequenos... alguns até devotos do "deus Narciso"... Quando as pessoas vêem isto, dizem: "Coitado!"»

«Aquilo que nos salva da mundanidade e da idolatria que nos faz untuosos, aquilo que nos conserva na unção, é a relação com Jesus Cristo. E hoje, a vós que tivestes a gentileza de vir concelebrar aqui, comigo, desejo isto: podeis perder tudo na vida, mas não percais esta relação com Jesus Cristo! Esta é a nossa vitória. E adiante, com isto.»

(Fonte: Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura AQUI)

Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: