Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 12 de maio de 2015

16 Mai 15h15 - Clube Mães "Educação da afetividade na família"/"Assados na hora...rápidos e económicos" - Clube 7+

Contacto: Inês Maria Aires Magriço - Telf.: 217 780 288 - Telemóvel: 912 972 128 / 967 730 583 
  
1ª parte de cada sessão é aberta a pais e a 2ª especificamente orientada para mães! 

Convite aberto a amigos e conhecidos que também tenham interesse em aperfeiçoar a sua função de pais, educadores e formadores.

O beato Álvaro e a misericórdia de Deus (legendado em português)

Álvaro del Portillo, breve biografia em imagens

"O segredo de Fátima mantém toda a sua seriedade perante a história" (editorial em 2010 do P. Lombardi)

Foi à viagem do Santo Padre a Portugal que o nosso director, padre Federico Lombardi, dedicou esta semana (2010) o seu editorial “Octava dies”.

João Paulo II quis que o “terceiro segredo” de Fátima fosse revelado por ocasião da beatificação dos dois pastorinhos, Francisco e Jacinta, durante o Jubileu do Ano 2000, na passagem do segundo ao terceiro milénio. Concluía-se um século caracterizado por grandes tormentos, precisamente sobre os quais as visões de Fátima davam uma leitura espiritual ao mesmo tempo dramática e luminosa: tempo de guerras e de martírio, em que a Igreja e o próprio Papa participavam profundamente nos sofrimentos e na sede de salvação da humanidade inteira.

A crianças simples, numa localidade insignificante – como é característico dos grandes acontecimentos marianos – tinha sido confiada uma mensagem que, na sua simplicidade, continha uma força espiritual capaz de ultrapassar fronteiras e de ser transmitida através das mais graves perturbações da história da humanidade.

Agora, revelado o “segredo” porque se completaram os factos, que nos poderá dizer ainda a mensagem de Fátima? A concluir o seu comentário à publicação do texto do “segredo”, observava o então cardeal Ratzinger: “Acção de Deus, Senhor da história, e co-responsabilidade do homem, na sua dramática e fecunda liberdade, são os dois pilares sobre os quais se constrói a história da humanidade. A Virgem Maria que apareceu em Fátima recorda-nos estes valores esquecidos, este futuro do homem em Deus, de que somos parte activa e responsável”.

Precisamos de olhos límpidos e inocentes para ler o caminho do novo milénio e compreender onde se encontram os seus riscos e as suas mais autênticas esperanças. A mensagem de Fátima mantém toda a sua seriedade perante a história.

(Fonte: site Radio Vaticana)

«É melhor para vós que Eu vá»

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja 
3º sermão para o Pentecostes

O Espírito Santo estendeu sobre a Virgem Maria a Sua sombra (Lc 1,35) e, no dia de Pentecostes, fortificou os apóstolos; a Ela, fê-lo para suavizar o efeito da vinda da divindade ao seu corpo virginal e a eles, para os revestir com a força do alto (cf. Lc 24,49), isto é, com a mais ardente caridade. [...] Como teriam eles, na sua fraqueza, podido cumprir a sua missão de triunfar sobre a morte sem «esse amor, mais forte que a morte», e de não permitir que «as portas do abismo prevalecessem sobre eles» sem esse amor mais inflexível que o abismo? (cf. Mt 16,18; Ct 8,6) Ora, ao ver esse zelo, alguns julgavam-nos ébrios (cf. Act 2,13). Efectivamente, estavam ébrios, mas de um vinho novo [...], aquele que a «verdadeira videira» deixara derramar do alto do céu, aquele que «alegra o coração do homem» (cf. Jo 15,1; Sl 103,15). [...] Era um vinho novo para os habitantes da terra mas, no céu, encontrava-se em abundância [...], jorrava em golfadas pelas ruas e pelas praças da cidade santa, por onde espalhava a alegria do coração. [...]

Assim, havia no céu um vinho especial que a terra desconhecia. Mas a terra tinha também qualquer coisa que lhe era própria e que era a sua glória — a carne de Cristo — e os céus tinham uma grande sede da presença dessa carne. Quem poderia impedir essa troca tão certa e tão rica em graça entre o céu e a terra, entre os anjos e os apóstolos, de forma que a terra possuísse o Espírito Santo e o céu a carne de Cristo? [...] «Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós», disse Jesus. Quer dizer, se não deixais partir aquilo que amais, não obtereis o que desejais. «É melhor para vós que Eu vá» e que vos transporte da terra ao céu, da carne ao espírito; pois o Pai é espírito, o Filho é espírito e o Espírito Santo é também espírito. [...] E o Pai «é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade» (Jo 4,23-24).

O Evangelho do dia 12 de maio de 2015

«Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: Para onde vais? Mas, porque vos disse estas coisas a tristeza encheu o vosso coração. «Contudo, digo-vos a verdade: A vós convém que Eu vá, porque se não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se for, Eu vo-l'O enviarei. Ele, quando vier, convencerá o mundo quanto ao pecado, à justiça e ao juízo. Quanto ao pecado, porque não creram em Mim; quanto à justiça, porque vou para o Pai e vós não Me vereis mais; quanto ao juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Jo 16, 5-11