Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O Facebook pode ser benéfico

Muitos são os que olham para o Facebook com reservas e que em muitos casos são perfeitamente justificadas. Desde logo, os conceitos éticos que guiam e regulam a plataforma são fortemente questionáveis, os seus mentores defendem causas violadoras dos mais elementares princípios católicos, seria no entanto imitar as avestruzes negando-lhe a dimensão e o alcance que tem.

Então o que fazer, perguntar-se-ão os céticos, desde logo ter muito cuidado na configuração da conta, sobretudo a quem permitimos publicar na nossa página, ou simplesmente vedar tal hipótese a todo e qualquer leitor, restringir o acesso a quem aceitámos como 'amigos' e se nos enganarmos não ter pruídos de banir quem violou a nossa confiança.

Se entende que não quer ver a sua fotografia publicada, escolha uma imagem neutra, e.g.: a minha mulher usa uma fotografia de canas de bambu, pode abrir conta sem preencher a maior parte dos itens do perfil cingindo-se a pôr o sexo e a data de nascimento.

O anteriormente explicado aplica-se sobretudo a páginas pessoais, o caso do ‘Spe Deus’ que está registado como Comunidade rege-se por critérios diversos com a opção de permitir a publicação apenas do seu editor, debate-se ainda assim com o problema dos comentários, que com origem no Brasil são muito frequentes os ataques a Nossa Senhora obrigando a uma redobrada atenção e a sem contemplações eliminá-los e banir o seu autor.

O ‘Spe Deus’ é uma micro realidade com pouco mais de 22.800 gostos no contexto das páginas católicas, o conhecido teólogo Scott Hahn tem uma página com mais de 270.000 gostos e a página do Padre Paulo Ricardo tem mais de 983.000, mas estou certo que além de estarmos unidos na mesma fé estaremos de acordo que o Facebook é uma ferramenta que ajuda na evangelização que diariamente muitos milhares, diria mesmo dezenas ou centenas de milhar, vêem e leem consolidando a sua fé aprendendo e descobrindo novas formas de a viver.

Que Deus Nosso Senhor nos ilumine a todos para que saibamos usar as ferramentas que se encontram ao nosso dispor, evitando os truques do demónio que está sempre à espreita para nos enganar.

JPR

Aconteceu nesta data há 75 anos

A 27 de julho de 1940, há 75 anos nesta data São Josemaría andou de avião pela 1º vez (Fonte: Univ. Navarra)

«Até que tudo fique fermentado»

São Josemaría Escrivá de Balaguer (1902-1975), presbítero, fundador
Homilia em «Amigos de Deus», §§ 8-9


Tenho vontade de recordar a grandeza de atuar com espírito divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só Ele e cada um de nós conhece. Convencei-vos de que normalmente não encontrareis ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é habitual que surjam essas oportunidades. Pelo contrário, não faltam ocasiões para demonstrarmos o nosso amor a Jesus Cristo através do que é pequeno, do normal. [...]

Ao meditar as palavras de Nosso Senhor: «Por amor deles santifico-Me a Mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade» (Jo 17,19), percebemos claramente o nosso único fim: a santificação, isto é, que temos de ser santos para santificar. Simultaneamente, como tentação subtil, talvez nos assalte o pensamento de que muito poucos estamos decididos a responder a esse convite divino, além de nos vermos como instrumentos de muito fraca categoria. É verdade, somos poucos, em comparação com o resto da humanidade e pessoalmente não valemos nada; mas a afirmação do Mestre ressoa com autoridade: o cristão é luz, sal, fermento do mundo e «um pouco de fermento faz levedar toda a massa» (Mt 5,13-14).

O Evangelho do dia 27 de julho de 2015

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: «O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes, mas, depois de ter crescido, é maior que todas as hortaliças e chega a tornar-se uma árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar nos seus ramos». Disse-lhes outra parábola: «O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha até que tudo esteja fermentado». Todas estas coisas disse Jesus ao povo em parábolas; e não lhes falava sem parábolas, a fim de que se cumprisse o que estava anunciado pelo profeta, que diz: “Abrirei em parábolas a Minha boca, publicarei as coisas escondidas desde a criação do mundo”».

Mt 13, 31-35