Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL - Sexta-feira 18 de dezembro no Oratório S. Josemaría em Lisboa

«Há muitas pessoas – e, em grande número, jovens – que estão a aproximar-se do sacramento da Reconciliação e que frequentemente, nesta experiência, reencontram o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da sua vida. Com convicção, ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia. Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior.»
Papa Francisco, Bula Misericordiae vultus, n.º 17.
Com a finalidade de apoiar ainda mais este desejo do Santo Padre, o Oratório de São Josemaria, organiza na sexta-feira dia 18, uma celebração penitencial das 21h15 às 23h15. Trata-se de um modo previsto de administrar o Sacramento da Confissão previsto no Ritual da Penitência em que se realiza de modo comunitário a preparação para depois cada um realizar individualmente a sua confissão. Durante o tempo em que cada um espera a sua vez para se confessar e, se assim o desejar, pela conclusão da cerimónia com a bênção final, procurar-se-á dar pistas para a oração individual. Logicamente, estarão presentes vários confessores também para permitir que aqueles que necessitem mais tempo o possam fazer sem o temor de atrasar os outros.

"Vence a indiferença e conquista a Paz"

Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Paz 2016

Quer se confessar e não sabe aonde?

Está ou é de Lisboa e deseja recorrer ao Sacramento da Confissão? Tem uma excelente oportunidade na 6ª feira dia 18 de dezembro entre as 21h15 e as 23h15 no Oratório S. Josemaria aonde decorrerá uma Celebração Penitencial com 5 a 6 sacerdotes a confessar.


Brevíssimo comentário ao Evangelho de hoje...

Mesmo que num primeiro momento Lhe tenhamos dito que não, como fez o primeiro filho do Evangelho de hoje (Mt 21, 28-32), tenhamos a humildade como ele de reconhecer a nossa falta de amor filial e demos seguimento aos Seus pedidos, porque vindos Dele são certamente para nosso bem, mesmo que momentaneamente não o consigamos perceber.

Louvado seja Deus Nosso Senhor e nosso Pai!

«João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele»

São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja 
Sermão 167; CCL 248, 1025, PL 52, 636

João Baptista ensina com palavras e actos. Verdadeiro mestre, mostra pelo seu exemplo aquilo que afirma com a sua palavra. O saber faz o mestre, mas é a conduta que confere autoridade. [...] Ensinar pelos actos é a única regra daquele que quer instruir. A instrução pelas palavras é sabedoria; mas quando passa pelos actos é virtude. Por conseguinte, a sabedoria é autêntica quando unida à virtude: só então é divina e não humana. [...]

«Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: 'Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu'» (Mt 3,1-2). «Convertei-vos.» Porque não diz: «Rejubilai»? «Rejubilai antes porque as realidades humanas dão lugar às realidades divinas, as terrestres às celestiais, as temporais às eternas, o mal ao bem, a incerteza à segurança, a tristeza à felicidade, as realidades perecíveis às que permanecerão para sempre. O Reino dos céus está muito próximo. Convertei-vos.» Que a tua conduta de convertido seja evidente. Tu que preferiste o humano ao divino, que quiseste ser escravo do mundo em vez de vencedor do mundo com o Senhor do mundo, converte-te. Tu que fugiste da liberdade que as virtudes conferem porque quiseste sofrer o jugo do pecado, converte-te; converte-te verdadeiramente, tu que, por medo de possuir a Vida, te entregaste à morte.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de dezembro de 2015

«Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Aproximando-se do primeiro, disse-lhe: “Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha”. Ele respondeu: “Não quero”. Mas, depois, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se em seguida ao outro, falou-lhe do mesmo modo. E ele respondeu: “Eu vou, senhor”, mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?». Eles responderam: «O primeiro». Disse-lhes Jesus: «Na verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vos precederão no reino de Deus. Porque veio a vós João pelo caminho da justiça, e não crestes nele; e os publicanos e as meretrizes creram nele. E vós, vendo isto, nem assim fizestes penitência depois, crendo nele.

Mt 21, 28-32