Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

São Josemaría Escrivá nesta data em 1931

Reza: “Senhor, Jesus: que os teus filhos nunca sejam homens ou mulheres de acção longa e oração curta”.

A família «o mais forte antídoto contra a crise»

O bispo de Beja (agora emérito e em palavras infelizmente sempre atuais) diz que a reabilitação financeira e social de Portugal passa em grande medida pela capacidade de restituir “força” à família, “o mais forte antídoto contra a crise”.

“O casamento, a natalidade e os compromissos comunitários são adiados, com medo da falta de recursos económicos. Mesmo assim, aumenta a insegurança, o stress e a depressão das pessoas”, realça D. António Vitalino, na sua nota semanal (maio de 2013), enviada à Agência ECCLESIA.

Para o prelado, o “descalabro” que se abateu sobre a sociedade portuguesa abriu espaço a um “ciclo vicioso” que deve ser enfrentado com “confiança e coragem”.

“Uma sociedade egoísta, de pessoas fechadas e ciosas do ter e do seu bem-estar, com medo de perder esse estatuto, carece da ousadia da esperança e das energias renovadoras do tecido social, sem as quais nenhuma crise será superada”, alerta o responsável católico.

O bispo de Beja recorda que a família, “constituída pela união do amor de um homem e de uma mulher, aberta à geração de novos seres”, é “a fonte e o seio donde promana a primeira aprendizagem das relações constitutivas da identidade e da realização integral da pessoa”.

“É do interesse da sociedade que a família não seja apenas uma comunidade de indivíduos, mas de pessoas em desenvolvimento físico, afetivo e intelectual, em que cada um se transcende e relaciona com o outro”, refere D. António Vitalino, para quem “esta transcendência atinge a sua perfeição quando se abre ao espiritual, no diálogo da fé”.

(...)

JCP / Agência Ecclesia

Actuar positivamente perante a crise

A crise obriga-nos a projectar de novo o nosso caminho, a impor-nos regras novas e encontrar novas formas de empenhamento, a apostar em experiências positivas e rejeitar as negativas. Assim, a crise torna-se ocasião de discernimento e elaboração de nova planificação. Com esta chave, feita mais de confiança que resignação, convém enfrentar as dificuldades da hora atual.

Caritas in veritate [II-21(b)] – Bento XVI

O Evangelho do dia 20 de outubro de 2017

Tendo-se juntado à volta de Jesus milhares e milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Ele a dizer aos Seus discípulos: «Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há oculto que não venha a descobrir-se e nada há escondido que não venha a saber-se. Por isso as coisas que dissestes nas trevas serão ouvidas às claras, e o que falastes ao ouvido no quarto será apregoado sobre os telhados. «A vós, pois, Meus amigos, digo-vos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Eu vou mostrar-vos a quem haveis de temer; temei Aquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, Eu vos digo, temei Este. Não se vendem cinco passarinhos por dois asses?; contudo nem um só deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; vós valeis mais que muitos passarinhos.

Lc 12, 1-7